5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

5.


CD Nacional – Fruto de algumas classificações interessantes nos lugares cimeiros da tabela classificativa da Primeira Liga, o conjunto da Choupana esteve presente em várias eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga Europa, tendo alcançado esse objetivo por uma ocasião.

Na altura da designada Taça UEFA, com o formato de uma só ronda a anteceder a fase de grupos, o Nacional da Madeira não conseguiu ultrapassar essa barreira diante do Sevilla FC (2004/05) e do FC Rapid Bucaresti (2006/07), mas viria a consegui-lo no play-off de acesso à fase de grupos em 2009/10. Nessa época, a equipa de Manuel Machado alcançou o feito de eliminar o FK Zenit (vencedor da Liga Europa e da Supertaça Europeia, em 2008) numa eliminatória emocionante até ao último segundo. Após o triunfo por 4-3 no Funchal, Rúben Micael seria o herói dos alvinegros ao marcar o golo do empate (1-1) na Rússia, precisamente ao cair do pano.

A fase de grupos foi igualmente surpreendente. Os insulares marcaram golos em todos os jogos: golearam o FK Austria Wien com chapa 5, pontuaram diante do Athletic Club e ainda fizeram frente ao SV Werder Bremen. Contudo, apesar da excelente campanha, ficariam pelo caminho no 3.º lugar do grupo.  Desde então, o Nacional chegou a estar em mais quatro eliminatórias – três em 2011/12 (caindo em Birmingham) e ainda no play-off em 2014/15 (frente ao FK Dinamo Minsk) –, mas perdeu sempre às portas da Europa.

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.