📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 clubes (extra-grandes) que surpreenderam na Europa no século XXI

- Advertisement -

1.


SC Braga – E eis que chegamos à equipa (retirando da equação os “grandes” portugueses) que mais tem contribuído para a subida de Portugal no ranking. Neste século, o Braga já fez muito mais em termos europeus do que havia feito no século anterior, o que merece um natural destaque.

Analisando as 15 ocasiões que o emblema do Minho teve para participar nas competições europeias, apenas 5 clubes travaram a possibilidade de chegar à fase de grupos: Heart of Midlothian FC (2004/05), FK Estrela Vermelha (2005/06), IF Elfsborg (2009/10), CS Pandurii (2013/14) e FK Zorya (2018/19). Nas restantes, quer através de eliminatórias, quer de qualificações diretas, os arsenalistas estiveram sempre nas fases de grupo da Liga Europa e, por duas ocasiões, na Liga dos Campeões!

Na primeira década, os arsenalistas não só venceram a Taça Intertoto de 2008 (numa final a duas mãos diante do Sivasspor Kulubu), como alcançaram os “oitavos” da Liga Europa em 2006/07 e 2008/09. Pelo caminho, conseguiram derrubar o Parma Calcio e o Standard de Liège nos 16-avos, passando antes por alguns grupos com grandes clubes (como o Sevilla, Bayern e AC Milan), mas acabariam eliminados pelo Tottenham Hotspur FC e pelo Paris SG, respetivamente.

Na época 2010/11, em virtude do 2.º lugar na Liga Portuguesa, os guerreiros conseguiram eliminar o Celtic e o Sevilla, chegando assim, pela primeira vez, à fase de grupos da Liga dos Campeões. Aí, venceu duas vezes o FK Partizan e derrotou ainda o Arsenal, porém, as derrotas com o FK Shakhtar atiraram o clube para a Liga Europa…onde se fez História mais uma vez! O conjunto de Domingos Paciência passou por KKS Lech Poznan, Liverpool, Dynamo Kiev e SL Benfica, chegou à final, mas viu o FC Porto erguer o troféu. Ainda assim, dois anos mais tarde, o Braga de José Peseiro voltaria à carga na Champions, onde, depois de eliminar a Udinese Calcio no play-off, seria último num grupo com Manchester United, Galatasaray e CFR Cluj.

Nas últimas cinco épocas, o emblema da Pedreira esteve por quatro vezes na fase de grupos da Liga Europa e passou à fase seguinte em três ocasiões (a surpreendente eliminação em 2016/17 foi a exceção). Com Paulo Fonseca ao leme, o Braga foi apenas eliminado nos “quartos” em 2015/16 pelo Shakhtar, após ter eliminado clubes como o FC Sion e o Fenerbahçe. Já em 2017/18 e 2019/20, o Olympique de Marseille e o Rangers FC trataram de pôr fim ao sonho da formação minhota em ir além dos 16-avos, isto depois de os arsenalistas terem defrontado e vencido clubes como o Wolverhampton Wandereres FC ou o TSG 1899 Hoffenheim nessas fases de grupos (onde passaram com distinção). Um século XXI recheado de grandes conquistas para os arsenalistas!

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.