📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

5 Jogadores da Segunda Liga prontos a dar o salto

- Advertisement -

A Segunda Liga está quase a terminar e já são duas as equipas que asseguraram a subida à Primeira Liga Portuguesa. Assim, analisamos as 33 jornadas já disputadas e elegemos cinco jogadores que podem pisar e brilhar nos relvados do principal campeonato já a partir do próximo mês de agosto.

Eis a nossa lista de jogadores preparados para dar o salto da Segunda Liga rumo à Primeira.

5.

John Mercado (AVS SAD) – O extremo equatoriano de 21 anos chegou a Portugal em janeiro de 2023 para reforçar o Vilafranquense (antes da mudança da SAD para a Vila das Aves). Jogou o Torneio Pré-olímpico pelos sub-23 equatorianos e certamente fará parte da equação na escolha dos eleitos para a Copa América.

Munido de uma velocidade e poder de aceleração acima da média, tem dado muito trabalho às defesas da Segunda Liga e é cada vez mais uma das figuras do plantel comandado por Jorge Costa. Marcou três golos nos últimos dois encontros, sendo fulcral para a sua equipa na luta pela promoção. Caso a subida não aconteça, Mercado será um alvo apetecível no mercado (perdão pelo trocadilho fácil) para os emblemas primodivisionários.

4.

Arthur Chaves tem sido um dos destaques do Académico de Viseu na Segunda Liga
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Arthur Chaves (Académico Viseu) – Formado no Avaí, Arthur Chaves chegou a terras de Viriato em 2022, numa transferência com valor record para a Segunda Liga (não envolvendo os grandes). O montante, que pode atingir os três milhões de euros, foi pago pela empresa que detém a maioria da SAD viseense e também o Hoffenheim, da Bundesliga. Assim, os alemães terão certamente vantagem na eventual aquisição do passe do central, que poderá não chegar a pisar os relvados da Primeira Liga. Fez parte da equipa brasileira que venceu os Jogos Pan-Americanos em 2023 e participou também no Torneio Pré-olímpico.

No Fontelo, Arthur Chaves já deixou a sua marca, mostrando grande qualidade no jogo aéreo enquanto controla de forma eficiente a profundidade, graças a uma agilidade pouco comum para alguém com a sua estatura (1.88 m).

3.

Gustavo Silva (Nacional) – O extremo direito da equipa insular é emprestado pelo Comercial, clube brasileiro que milita na segunda divisão Paulista. Na sua segunda época em Portugal, tem dado motivos mais que suficientes para um investimento definitivo. A subida do clube da Choupana pode levá-lo à primeira divisão, onde certamente causaria impacto.

Leva 12 golos e 11 assistências nesta edição da Segunda Liga, tendo demonstrado qualidade na finalização e no passe (com destaque para os cruzamentos precisos). A sua velocidade e inteligência na desmarcação permitem-lhe atacar a profundidade e surpreender a defesa adversária, aparecendo com frequência na cara do guarda-redes.   

2.

Gustavo Marques num jogo da Segunda Liga entre o Penafiel e o Benfica
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Gustavo Marques (Benfica B) – Os jogadores das equipas B podem ter uma via “mais direta” para o escalão superior, mas os responsáveis técnicos dos grandes nem sempre olham para dentro. Roger Schmidt olhou e já deu inclusivamente os primeiros minutos a Gustavo Marques, na receção ao Famalicão. O central brasileiro está emprestado ao Benfica pelo América Mineiro e as suas exibições recentes despertaram o interesse de vários emblemas da Primeira Liga. Com um físico imponente, o defesa do mês de janeiro da Segunda Liga tem uma elevada taxa de sucesso no duelo aéreo e protege a bola de forma imperial.  O seu poder de antecipação é também digno de menção.

A direção das águias não o deixou juntar-se à seleção sub-23 brasileira para disputar o Torneio Pré-olímpico, que implicaria a sua ausência por um mês, por o considerar demasiado importante. Resta saber se essa importância é suficiente para os encarnados ativarem a opção de compra).

1.

João Goulart e Wendel Silva
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Wendel Silva (FC Porto B) – A recente forma de Evanilson e a presença de alternativas de qualidade (como Danny Loader) podem dificultar a entrada em definitivo no plantel principal dos dragões, mas a iminente saída de Taremi poderá abrir uma brecha para Wendel Silva. Sérgio Conceição deu cinco minutos de jogo ao ponta de lança brasileiro na meia-final da Taça de Portugal, mas ainda não o lançou no campeonato. Essa estreia pode estar próxima.

É o segundo melhor marcador da Segunda Liga, com 17 golos, apenas atrás do veteraníssimo Nené. Alia a velocidade e o bom controlo de bola a um conhecimento tático notável, que lhe confere um bom poder de decisão no último terço do terreno. Com 23 anos, Wendel Silva pode não encaixar perfeitamente na definição de jovem promessa, mas já demonstrou que pode “causar estragos” no primeiro escalão do futebol nacional.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto responde a Frederico Varandas nas redes sociais: «Aquela lufada de fresco com rugido a hipocrisia»

O FC Porto já respondeu as críticas de Frederico Varandas. O presidente do Sporting tinha deixado duras palavras contra os rivais no seu mais recente discurso.

Didier Deschamps explica dispensa de Kylian Mbappé da seleção francesa: «Não se deve arriscar com ninguém»

Didier Deschamps esclareceu a dispensa de Kylian Mbappé da seleção francesa devido a uma lesão no tornozelo.

Fernando Tavares deixa críticas para a gestão no Benfica no Futebol Feminino depois de deixar a direção: «O clube regrediu na contratação de atletas...

Fernando Tavares deixou várias crítica para o investimento e gestão do Benfica no Futebol Feminino. O antigo vice-presidente criticou a forma como as águias estão a trabalhar no departamento.

Selecionador da Colômbia sobre Richard Ríos: «Sofreu uma pancada no tornozelo no último jogo do Benfica, mas já está disponível»

Néstor Lorenzo falou sobre a disponibilidade de Richard Ríos para os encontros da Colômbia frente a Nova Zelândia e Austrália.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense e Rio Ave empatam na Taça da Liga Feminina

O Torreense empatou 1-1 com o Rio Ave na segunda jornada da Taça da Liga Feminina. Jogo decorreu este sábado.

Benfica domina clássico frente ao FC Porto e reforça liderança na Primeira Liga de Basquetebol

O Benfica derrotou o FC Porto por no Pavilhão da Luz. As águias somaram a quinta vitória em cinco jogos e reforçaram a liderança da Primeira Liga de Basquetebol.

A que Porto leva este Farioli?

Francesco Farioli não tem muito mais para ensinar a este FC Porto. As suas ideias já lá estão, o seu sistema já está montado e funciona