📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A corrida até à primeira pausa

- Advertisement -

Assim que o campeonato começa a ganhar forma e algumas equipas se revelam surpresas ou deceções, chegam os compromissos internacionais. Para o adepto comum é uma verdadeira desilusão. Logo agora que a sua equipa tinha voltado a competir, logo agora que o ambiente da Primeira Liga tinha tomado conta do nosso dia a dia…

Sejam amigáveis ou encontros relativos a apuramentos para provas internacionais, é de esperar que a seleção portuguesa tenha uma ou (maioritariamente) duas partidas ao cabo das primeiras jornadas do campeonato. É assim há anos e é a forma encontrada para que um Europeu ou um Mundial se prolongue e se faça render nos anos em que não se realizam.

Nos últimos cinco anos, o campeonato português parou para que se realizassem encontros de apuramento para três competições diferentes. Em 2013/2014, concluída a terceira jornada, por volta de 2 de setembro, o FC Porto era líder e tinha como vitórias todos os jogos realizados. Na pausa que se seguiu, a seleção portuguesa disputou uma partida amigável contra o Brasil, tendo perdido por 3-1. Dias depois, a contar para o apuramento do Mundial’14, Portugal foi à Irlanda do Norte vencer por 2-4.

Nos últimos seis campeonatos, o FC Porto partiu por quatro vezes para a pausa internacional com a melhor defesa
Fonte: FC Porto

Na época seguinte, a pausa dá-se novamente depois da terceira jornada. À altura, Rio Ave FC, Vitória SC e FC Porto tinham conseguido uma arranque perfeito (três jogos, nove pontos) e partilhavam a posição cimeira da tabela classificativa. Desta vez, a seleção não venceu o seu encontro relativo ao apuramento para o Euro’16; derrota caseira frente à Albânia (0-1).

Na temporada 2015/16, FC Porto, Sporting CP e FC Arouca lideravam o campeonato à terceira jornada, fruto de duas vitórias e um empate. Nesta altura, Portugal realizou uma das últimas partidas de apuramento para o Europeu de França e um amigável contra a seleção anfitriã dessa prova. Frente à Albânia, redimiu-se da derrota da primeira volta e venceu, fora, por 0-1, e frente à seleção francesa perdeu por 0-1.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.