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A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

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A tendência está a mudar lentamente. O mercado sul-americano contínua a ser apetecível, mas também muito procurado, o que tem aumentado em alta escala o valor a pagar por alguns dos craques dos países latinos. No futebol português, a procura de talento além-fronteiras é um hábito que nunca se vai perder, e o mercado sul-americano sempre foi o maior viveiro de abastecimento do nosso Portugal. No entanto, este paradigma está a mudar aos poucos, muito por influência de treinadores e dirigentes estrangeiros, que trazem esta frescura necessária para que os grandes clubes portugueses sejam capazes de alargar horizontes, e exponenciar talentos que possam render muito desportivamente mas, essencialmente, financeiramente.

Os mercados nórdicos surgem agora como grande tendência no que toca à observação e identificação de talento, com jovens de grande potencial a emergirem todos os anos, e que permitem investimentos bem mais baixos do que outros mercados, para além de trazerem jogadores com outra visão daquilo que é o futebol e a sua própria progressão dentro do desporto rei, porque não ligam tanto aos aspetos financeiros, e procuram sim o sucesso desportivo. O nosso campeonato é visto pelos jovens nórdicos, e mesmo pelos jovens estrangeiros a jogar nos países nórdicos, como um trampolim para outras realidades, porque lhes permite amadurecer todas as competências que têm, para além de terem a hipótese de ganhar títulos e jogar nas maiores competições europeias. 

Na minha opinião, os clubes portugueses são exímios a atacar o mercado. Muito se fala em relação ao nosso futebol, mal ou bem, mas na maior parte das vezes mal, na capacidade das equipas portuguesas de abordar o mercado, de encontrar jovens jogadores “lá fora”, ou de trazer jogadores mais experientes. O que é certo é que o nosso país, e os nossos profissionais, são demasiado competentes para ouvir certas críticas, porque entendem na perfeição onde devem de procurar o talento, qual a realidade em que estão inseridos e quais são as próprias expectativas dos jogadores estrangeiros. O processo de identificar, avaliar e contratar um jogador tem sido feito de forma muito eficaz, e de forma muito rápida também.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

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