A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

- Advertisement -

A tendência está a mudar lentamente. O mercado sul-americano contínua a ser apetecível, mas também muito procurado, o que tem aumentado em alta escala o valor a pagar por alguns dos craques dos países latinos. No futebol português, a procura de talento além-fronteiras é um hábito que nunca se vai perder, e o mercado sul-americano sempre foi o maior viveiro de abastecimento do nosso Portugal. No entanto, este paradigma está a mudar aos poucos, muito por influência de treinadores e dirigentes estrangeiros, que trazem esta frescura necessária para que os grandes clubes portugueses sejam capazes de alargar horizontes, e exponenciar talentos que possam render muito desportivamente mas, essencialmente, financeiramente.

Os mercados nórdicos surgem agora como grande tendência no que toca à observação e identificação de talento, com jovens de grande potencial a emergirem todos os anos, e que permitem investimentos bem mais baixos do que outros mercados, para além de trazerem jogadores com outra visão daquilo que é o futebol e a sua própria progressão dentro do desporto rei, porque não ligam tanto aos aspetos financeiros, e procuram sim o sucesso desportivo. O nosso campeonato é visto pelos jovens nórdicos, e mesmo pelos jovens estrangeiros a jogar nos países nórdicos, como um trampolim para outras realidades, porque lhes permite amadurecer todas as competências que têm, para além de terem a hipótese de ganhar títulos e jogar nas maiores competições europeias. 

Na minha opinião, os clubes portugueses são exímios a atacar o mercado. Muito se fala em relação ao nosso futebol, mal ou bem, mas na maior parte das vezes mal, na capacidade das equipas portuguesas de abordar o mercado, de encontrar jovens jogadores “lá fora”, ou de trazer jogadores mais experientes. O que é certo é que o nosso país, e os nossos profissionais, são demasiado competentes para ouvir certas críticas, porque entendem na perfeição onde devem de procurar o talento, qual a realidade em que estão inseridos e quais são as próprias expectativas dos jogadores estrangeiros. O processo de identificar, avaliar e contratar um jogador tem sido feito de forma muito eficaz, e de forma muito rápida também.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona avança por Andreas Schjelderup e Benfica define preço mínimo para vender o extremo

O Barcelona está interessado em contratar Andreas Schjelderup. Águias querem mínimo de 30 milhões de euros pelo extremo.

AC Milan regressa às vitórias com assistência de Rafael Leão frente ao Hellas Verona

Rafael Leão assistiu o único golo da vitória do AC Milan na visita ao Hellas Verona, num encontro da 33.ª jornada da Serie A.

Vizela sofre terceira derrota consecutiva na receção ao Farense

O Vizela voltou a escorregar, na 30.ª jornada da Segunda Liga, com uma derrota caseira frente ao Farense por duas bolas a zero.

Liverpool vence o dérbi nos minutos finais e Nottingham Forest goleia com hat-trick de Morgan Gibbs-White: Eis os resultados da tarde na Premier League

Este domingo, o Liverpool bateu o Everton por 2-1 no dérbi de Merseyside e o Nottingham Forest de Vítor Pereira venceu o Burnley por 4-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogo do título na Premier League: eis os onzes de Manchester City x Arsenal com portugueses em ação

Este domingo, o Manchester City recebe o Arsenal num jogo decisivo para as contas do título da Premier League. Fica com os onzes oficiais das duas equipas.

Ian Cathro: «Se aos 10′ tivermos de parar porque as coisas não estão a correr bem, o guarda-redes vai ao chão»

Ian Cathro voltou a referir que utilizará as mesmas estratégias dos adversários, algo que já tinha realçado após a derrota frente ao FC Porto.

Bad Bunny em risco de comprometer planos do Atlético Madrid para eventual final de Champions League

O Atlético Madrid está nas meias-finais da Champions League. Chegada à final obrigaria a mudanças na preparação da prova para os adeptos.