A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

- Advertisement -

A tendência está a mudar lentamente. O mercado sul-americano contínua a ser apetecível, mas também muito procurado, o que tem aumentado em alta escala o valor a pagar por alguns dos craques dos países latinos. No futebol português, a procura de talento além-fronteiras é um hábito que nunca se vai perder, e o mercado sul-americano sempre foi o maior viveiro de abastecimento do nosso Portugal. No entanto, este paradigma está a mudar aos poucos, muito por influência de treinadores e dirigentes estrangeiros, que trazem esta frescura necessária para que os grandes clubes portugueses sejam capazes de alargar horizontes, e exponenciar talentos que possam render muito desportivamente mas, essencialmente, financeiramente.

Os mercados nórdicos surgem agora como grande tendência no que toca à observação e identificação de talento, com jovens de grande potencial a emergirem todos os anos, e que permitem investimentos bem mais baixos do que outros mercados, para além de trazerem jogadores com outra visão daquilo que é o futebol e a sua própria progressão dentro do desporto rei, porque não ligam tanto aos aspetos financeiros, e procuram sim o sucesso desportivo. O nosso campeonato é visto pelos jovens nórdicos, e mesmo pelos jovens estrangeiros a jogar nos países nórdicos, como um trampolim para outras realidades, porque lhes permite amadurecer todas as competências que têm, para além de terem a hipótese de ganhar títulos e jogar nas maiores competições europeias. 

Na minha opinião, os clubes portugueses são exímios a atacar o mercado. Muito se fala em relação ao nosso futebol, mal ou bem, mas na maior parte das vezes mal, na capacidade das equipas portuguesas de abordar o mercado, de encontrar jovens jogadores “lá fora”, ou de trazer jogadores mais experientes. O que é certo é que o nosso país, e os nossos profissionais, são demasiado competentes para ouvir certas críticas, porque entendem na perfeição onde devem de procurar o talento, qual a realidade em que estão inseridos e quais são as próprias expectativas dos jogadores estrangeiros. O processo de identificar, avaliar e contratar um jogador tem sido feito de forma muito eficaz, e de forma muito rápida também.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

À terceira é de vez: Samu Aghehowa marca para o FC Porto de grande penalidade

O FC Porto defronta o Gil Vicente na 19ª. jornada da Primeira Liga. Samu Aghehowa colocou os dragões na frente do resultado.

Braga confirma Sydney Masur e Margie Detrizio para equipa de Futebol Feminino

O SC Braga oficializou a contratação de duas jogadoras para a equipa feminina: Sidyney Masour e Margie Detrizio assinaram um contrato válido até 2027.

Tomás Esteves reforça o Bari por empréstimo do Pisa

Tomás Esteves vai disputar a segunda metade da temporada na Serie B italiana, depois de ter sido cedido pelo Pisa ao Bari.

Yáser Asprilla emprestado pelo Girona ao Galatasaray com opção de compra

Yáser Asprilla foi cedido pelo Girona ao Galatasaray até ao final da temporada. O empréstimo inclui opção de compra para o clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Layvin Kurzawa assina pelo Persib Bandung

Layvin Kurzawa é reforço do Persib Bandung, tornando-se este o primeiro clube do defesa francês depois da sua passagem pelo Boavista.

Matheusinho troca Santa Clara pelo Ceará

O Ceará anunciou a contratação de Matheusinho, que chega por empréstimo do Santa Clara.

Benfica fecha contrato mais alto da história dos direitos televisivos em Portugal e continua com a NOS até 2028

O Benfica celebrou um novo contrato de direitos televisivos com NOS. Acordo vale 57,1 milhões de euros por temporada.