A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

- Advertisement -

A tendência está a mudar lentamente. O mercado sul-americano contínua a ser apetecível, mas também muito procurado, o que tem aumentado em alta escala o valor a pagar por alguns dos craques dos países latinos. No futebol português, a procura de talento além-fronteiras é um hábito que nunca se vai perder, e o mercado sul-americano sempre foi o maior viveiro de abastecimento do nosso Portugal. No entanto, este paradigma está a mudar aos poucos, muito por influência de treinadores e dirigentes estrangeiros, que trazem esta frescura necessária para que os grandes clubes portugueses sejam capazes de alargar horizontes, e exponenciar talentos que possam render muito desportivamente mas, essencialmente, financeiramente.

Os mercados nórdicos surgem agora como grande tendência no que toca à observação e identificação de talento, com jovens de grande potencial a emergirem todos os anos, e que permitem investimentos bem mais baixos do que outros mercados, para além de trazerem jogadores com outra visão daquilo que é o futebol e a sua própria progressão dentro do desporto rei, porque não ligam tanto aos aspetos financeiros, e procuram sim o sucesso desportivo. O nosso campeonato é visto pelos jovens nórdicos, e mesmo pelos jovens estrangeiros a jogar nos países nórdicos, como um trampolim para outras realidades, porque lhes permite amadurecer todas as competências que têm, para além de terem a hipótese de ganhar títulos e jogar nas maiores competições europeias. 

Na minha opinião, os clubes portugueses são exímios a atacar o mercado. Muito se fala em relação ao nosso futebol, mal ou bem, mas na maior parte das vezes mal, na capacidade das equipas portuguesas de abordar o mercado, de encontrar jovens jogadores “lá fora”, ou de trazer jogadores mais experientes. O que é certo é que o nosso país, e os nossos profissionais, são demasiado competentes para ouvir certas críticas, porque entendem na perfeição onde devem de procurar o talento, qual a realidade em que estão inseridos e quais são as próprias expectativas dos jogadores estrangeiros. O processo de identificar, avaliar e contratar um jogador tem sido feito de forma muito eficaz, e de forma muito rápida também.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca e Santa Clara empatam e Arouca vence Marítimo para subir ao pódio da Primeira Liga

O Alverca e o Santa Clara empataram na 4.ª jornada da Primeira Liga. À mesma hora, o Arouca recebeu e venceu o Arouca.

West Ham de Nuno Espírito Santo empata em casa do Watford e continua sem vencer no Championship

O West Ham de Nuno Espírito Santo empatou em casa do Watford. Hammers ainda procuram primeira vitória no Championship.

Hull City só sabe vencer e Bournemouth de António Silva conquista 1.º ponto na Premier League

O Hull City venceu o Coventry City e Bournemouth e Everton empataram. Mais resultados do dia na Premier League.

Bayer Leverkusen perde com recém-promovido e RB Leipzig entra a ganhar: Eis os resultados da tarde na 1.ª jornada da Bundesliga

O estreante Elversberg surpreendeu ao derrotar o Leverkusen por 3-2, enquanto o Leipzig venceu o Borussia Monchengladbach na abertura da Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes oficiais de Académico de Viseu e FC Porto para a 4.ª jornada da Primeira Liga

Académico de Viseu e FC Porto estão alinhados para a 4.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes oficiais das duas equipas.

Jorge Jesus atento ao futebol nacional: Selecionador Nacional está a assistir ao Alverca x Santa Clara

Jorge Jesus está a assistir ao Alverca X Santa Clara. O selecionador nacional foi até ao estádio Complexo Desportivo Alverca.

Tadej Pogacar abandona a Vuelta após queda na 8.ª etapa e abre-se a luta pela camisola vermelha

Tadej Pogacar foi forçado a abandonar a Vuelta 2026. Ciclista esloveno e líder da geral caiu e deixa a prova na 8.ª etapa.