A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

    A tendência está a mudar lentamente. O mercado sul-americano contínua a ser apetecível, mas também muito procurado, o que tem aumentado em alta escala o valor a pagar por alguns dos craques dos países latinos. No futebol português, a procura de talento além-fronteiras é um hábito que nunca se vai perder, e o mercado sul-americano sempre foi o maior viveiro de abastecimento do nosso Portugal. No entanto, este paradigma está a mudar aos poucos, muito por influência de treinadores e dirigentes estrangeiros, que trazem esta frescura necessária para que os grandes clubes portugueses sejam capazes de alargar horizontes, e exponenciar talentos que possam render muito desportivamente mas, essencialmente, financeiramente.

    Os mercados nórdicos surgem agora como grande tendência no que toca à observação e identificação de talento, com jovens de grande potencial a emergirem todos os anos, e que permitem investimentos bem mais baixos do que outros mercados, para além de trazerem jogadores com outra visão daquilo que é o futebol e a sua própria progressão dentro do desporto rei, porque não ligam tanto aos aspetos financeiros, e procuram sim o sucesso desportivo. O nosso campeonato é visto pelos jovens nórdicos, e mesmo pelos jovens estrangeiros a jogar nos países nórdicos, como um trampolim para outras realidades, porque lhes permite amadurecer todas as competências que têm, para além de terem a hipótese de ganhar títulos e jogar nas maiores competições europeias. 

    Na minha opinião, os clubes portugueses são exímios a atacar o mercado. Muito se fala em relação ao nosso futebol, mal ou bem, mas na maior parte das vezes mal, na capacidade das equipas portuguesas de abordar o mercado, de encontrar jovens jogadores “lá fora”, ou de trazer jogadores mais experientes. O que é certo é que o nosso país, e os nossos profissionais, são demasiado competentes para ouvir certas críticas, porque entendem na perfeição onde devem de procurar o talento, qual a realidade em que estão inseridos e quais são as próprias expectativas dos jogadores estrangeiros. O processo de identificar, avaliar e contratar um jogador tem sido feito de forma muito eficaz, e de forma muito rápida também.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Naby Keita confirmado como jogador do Ferencváros

    O Ferencváros oficializou a contratação de Naby Keita. O médio foi emprestado pelo Werder Bremen até ao final da temporada.

    Já há árbitro para o próximo jogo do FC Porto na Europa League

    O FC Porto vai enfrentar em casa o Midtjylland na jornada 6 da Europa League. UEFA já apontou árbitro para a partida.

    Fenerbahçe de José Mourinho avança com proposta oficial por Talisca

    Anderson Talisca pode mesmo vir a ser treinado por José Mourinho. Fenerbahçe envia proposta ao Al Nassr, da Arábia Saudita.

    Manchester United de Ruben Amorim discute venda de Marcus Rashford

    Marcus Rashford representa o Manchester United desde sempre. Avançado inglês tem contrato até junho de 2028.

    Estêvão revela conversa com Thiago Silva sobre o Chelsea e diz: «Gosto muito da celebração de Cole Palmer»

    Estêvão joga atualmente no Palmeiras de Abel Ferreira, mas já foi contratado pelo Chelsea e vai juntar-se na próxima época.
    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.