A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

O SL Benfica como a bandeira deste investimento

De facto, esta nova abordagem de mercado dos clubes portugueses é um tema muito interessante, que eu próprio escolhi de imediato, porque gosto muito de falar de mercado e de deteção de talentos. Recentemente, têm chegado a Portugal vários jogadores vindos dos países nórdicos para reforçar tanto os três grandes, como equipas de segunda linha do futebol português. O sucesso destas operações fala por si próprio, como o caso de Ousmane Diomandé, que pertencia ao FC Midtjylland mas que brilhou ao serviço do CD Mafra, e que acabou de assinar pelo Sporting CP. No entanto, não é um caso isolado, também Joe Mendes trocou o AIK pelo Sporting Clube de Braga, e Luther Singh, que é um caso diferente porque já é um velho conhecido dos clubes portugueses, reforçou o CD Chaves, vindo do FC Copenhaga.

Ainda assim, o grande destaque na abordagem de clubes em Portugal ao mercado nórdico é o SL Benfica, que mostrou uma superioridade enorme em relação a todos os clubes portugueses, tanto da prospeção e deteção de talento, mas também na capacidade de chegar até ele que, muitas das vezes, é o passo mais difícil. Na minha opinião, a visão que Roger Schmidt veio trazer foi decisiva em todo este processo, porque o treinador alemão acredita no potencial e na capacidade do jovem jogador, não tem medo de apostar em jovens jogadores quando tem de o fazer, e ele próprio é o “primeiro scout” do seu clube, porque dá um contributo decisivo na escolha do seu plantel. A contratação de Aursnes é um bom exemplo da qualidade que existe no futebol nórdico, porque embora tenha vindo do Feyenoord, foi no Molde FK que se destacou, e onde Roger Schmidt já o tinha identificado como reforço importante. De facto, a cultura neerlandesa está um passo à frente da nossa e de muitas outras no que a esta abordagem diz respeito, porque tem como tradição apostar nestes mercados há muito tempo, e com relativo sucesso. Mohamed Daramy, Mohammed Kudus ou Marcus Pedersen são exemplos recentes da qualidade que existe nos países nórdicos, mas até Evander, que trocou recentemente o futebol dinamarquês pela Major League Soccer, esteve muito tempo no radar dos três grandes de Portugal e muito perto do FC do Porto, tendo mostrado toda a sua qualidade frente ao SL Benfica, ao serviço do FC Midtjylland.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.