A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

O SL Benfica como a bandeira deste investimento

De facto, esta nova abordagem de mercado dos clubes portugueses é um tema muito interessante, que eu próprio escolhi de imediato, porque gosto muito de falar de mercado e de deteção de talentos. Recentemente, têm chegado a Portugal vários jogadores vindos dos países nórdicos para reforçar tanto os três grandes, como equipas de segunda linha do futebol português. O sucesso destas operações fala por si próprio, como o caso de Ousmane Diomandé, que pertencia ao FC Midtjylland mas que brilhou ao serviço do CD Mafra, e que acabou de assinar pelo Sporting CP. No entanto, não é um caso isolado, também Joe Mendes trocou o AIK pelo Sporting Clube de Braga, e Luther Singh, que é um caso diferente porque já é um velho conhecido dos clubes portugueses, reforçou o CD Chaves, vindo do FC Copenhaga.

Ainda assim, o grande destaque na abordagem de clubes em Portugal ao mercado nórdico é o SL Benfica, que mostrou uma superioridade enorme em relação a todos os clubes portugueses, tanto da prospeção e deteção de talento, mas também na capacidade de chegar até ele que, muitas das vezes, é o passo mais difícil. Na minha opinião, a visão que Roger Schmidt veio trazer foi decisiva em todo este processo, porque o treinador alemão acredita no potencial e na capacidade do jovem jogador, não tem medo de apostar em jovens jogadores quando tem de o fazer, e ele próprio é o “primeiro scout” do seu clube, porque dá um contributo decisivo na escolha do seu plantel. A contratação de Aursnes é um bom exemplo da qualidade que existe no futebol nórdico, porque embora tenha vindo do Feyenoord, foi no Molde FK que se destacou, e onde Roger Schmidt já o tinha identificado como reforço importante. De facto, a cultura neerlandesa está um passo à frente da nossa e de muitas outras no que a esta abordagem diz respeito, porque tem como tradição apostar nestes mercados há muito tempo, e com relativo sucesso. Mohamed Daramy, Mohammed Kudus ou Marcus Pedersen são exemplos recentes da qualidade que existe nos países nórdicos, mas até Evander, que trocou recentemente o futebol dinamarquês pela Major League Soccer, esteve muito tempo no radar dos três grandes de Portugal e muito perto do FC do Porto, tendo mostrado toda a sua qualidade frente ao SL Benfica, ao serviço do FC Midtjylland.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.