A mudança no scouting em Portugal: do futebol sul-americano ao nórdico

- Advertisement -

O SL Benfica como a bandeira deste investimento

De facto, esta nova abordagem de mercado dos clubes portugueses é um tema muito interessante, que eu próprio escolhi de imediato, porque gosto muito de falar de mercado e de deteção de talentos. Recentemente, têm chegado a Portugal vários jogadores vindos dos países nórdicos para reforçar tanto os três grandes, como equipas de segunda linha do futebol português. O sucesso destas operações fala por si próprio, como o caso de Ousmane Diomandé, que pertencia ao FC Midtjylland mas que brilhou ao serviço do CD Mafra, e que acabou de assinar pelo Sporting CP. No entanto, não é um caso isolado, também Joe Mendes trocou o AIK pelo Sporting Clube de Braga, e Luther Singh, que é um caso diferente porque já é um velho conhecido dos clubes portugueses, reforçou o CD Chaves, vindo do FC Copenhaga.

Ainda assim, o grande destaque na abordagem de clubes em Portugal ao mercado nórdico é o SL Benfica, que mostrou uma superioridade enorme em relação a todos os clubes portugueses, tanto da prospeção e deteção de talento, mas também na capacidade de chegar até ele que, muitas das vezes, é o passo mais difícil. Na minha opinião, a visão que Roger Schmidt veio trazer foi decisiva em todo este processo, porque o treinador alemão acredita no potencial e na capacidade do jovem jogador, não tem medo de apostar em jovens jogadores quando tem de o fazer, e ele próprio é o “primeiro scout” do seu clube, porque dá um contributo decisivo na escolha do seu plantel. A contratação de Aursnes é um bom exemplo da qualidade que existe no futebol nórdico, porque embora tenha vindo do Feyenoord, foi no Molde FK que se destacou, e onde Roger Schmidt já o tinha identificado como reforço importante. De facto, a cultura neerlandesa está um passo à frente da nossa e de muitas outras no que a esta abordagem diz respeito, porque tem como tradição apostar nestes mercados há muito tempo, e com relativo sucesso. Mohamed Daramy, Mohammed Kudus ou Marcus Pedersen são exemplos recentes da qualidade que existe nos países nórdicos, mas até Evander, que trocou recentemente o futebol dinamarquês pela Major League Soccer, esteve muito tempo no radar dos três grandes de Portugal e muito perto do FC do Porto, tendo mostrado toda a sua qualidade frente ao SL Benfica, ao serviço do FC Midtjylland.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira determina futuro de José Mourinho no Benfica

Luís Filipe Vieira pretende manter José Mourinho como treinador do Benfica, mas não acredita que o técnico fique por quatro anos.

PSG segue com muita atenção craque do Aston Villa

O PSG está interessado em Morgan Rogers e está a acompanhar a evolução do jogador nos últimos meses.

Tancredi Palmeri ‘iliba’ Paulo Fonseca e Sérgio Conceição e fala de João Félix: «Talvez simplesmente sobrestimámos o que poderia ser»

Tancredi Palmeri é um dos grandes especialistas da atualidade no futebol italiano e esteve à conversa com o Bola na Rede.

Morten Hjulmand insatisfeito com exibição da Dinamarca: «Tivemos sorte e não tivemos qualidade suficiente»

Morten Hjulmand deixou vários reparos à seleção da Dinamarca após a vitória sobre a Grécia por 3-1, em jogo da qualificação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Roger Schmidt elogia mentalidade das camadas jovens do Benfica e recorda 2 jogadores: «Impressionaram-me pelo amor que tem pelo clube»

Roger Schmidt destacou o desejo dos jovens do Benfica em representar o clube. O treinador alemão deu os exemplos de João Neves e Gonçalo Ramos.

Mile Svilar revela promessa de De Rossi e lamenta: «Nenhum treinador me explicou por que é que eu não jogava antes. Nem mesmo Mourinho»

Mile Svilar falou dos seus tempos na AS Roma. O guarda-redes sérvio lamentou a falta de oportunidades com José Mourinho no comando da equipa.

Os 6 jogadores que atuam em Portugal e estavam na ficha de jogo do jogo histórico de Cabo Verde

Cabo Verde está qualificado para o Mundial de 2026. Na ficha de jogo da partida decisiva estavam seis jogadores que atuam em Portugal.