Adequar o recinto ao espetáculo

- Advertisement -

Por outro lado, pode adaptar-se as tradicionais cadeiras dobráveis e “bloquear” o seu movimento de dobra, deixando, assim, um corredor desocupado a cada fileira das bancadas; é este o procedimento adotado que serve os 25 mil espetadores de um setor do Signal Iduna Park (BV Borussia Dortmund) e de muitos outros clubes da Primeira Liga alemã, como o FC Schalke04 ou o BV Mönchengladbach.

Os adeptos do BV Borussia Dortmund em mais uma demonstração de apoio incondicional ao seu clube, no Signal Iduna Park Fonte: BV Borussia Dortmund
Os adeptos do BV Borussia Dortmund em mais uma demonstração de apoio incondicional ao seu clube, no Signal Iduna Park
Fonte: BV Borussia Dortmund

Por um lado, isolam-se as claques, muitas vezes perigosas, numa zona com as condições que pretendem para reproduzirem as suas coreografias e por outro protegem-se as crianças, mulheres, homens e famílias que queiram ir ao estádio assistir a um jogo de futebol. Essas zonas estariam, naturalmente, despidas de objetos que pudessem ser arremessados ou utilizados para ferir quem esteja nas bancadas imediatamente ao lado ou abaixo. Claro que esperar que o nosso campeonato se aproxime dos outros através destas medidas é uma utopia. Desde logo pelas constantes problemáticas levantadas “por tudo e por nada”. Os clubes e adeptos nunca se contentam, na sua totalidade, com as alterações que se possam propor. A verdade é que nem só aí residem os obstáculos a esta experiência.

É preciso não esquecer que muitos clubes lutam de início a fim para pagar aos seus atletas, nunca terão vontade de dispor do seu curto orçamento para alterar os seus estádios. Aliás, queriam os clubes ter o dinheiro necessário para melhorar as condições dos seus edifícios, dos seus campos de treino… Sobre tudo isto, está a fraca afluência aos estádios portugueses. Tirando destas contas, obviamente, os “três grandes”, seria um investimento que não se justificaria. Se os três clubes mais representativos quiserem avançar neste sentido… pois que avancem! Seria interessante ver a moldura humana de um Dérbi ou Clássico com esta adição.

Foto de Capa: STV News

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.