Adeus de Muriel Becker a Portugal

- Advertisement -

Ao fim de dois anos a representar o Belenenses SAD, o guarda-redes Muriel Becker, de 32 anos, regressa agora ao Brasil onde alinhará pelo Fluminense FC, com o qualquer assinou um contrato válido por três anos e meio. Vale a pena fazer uma pequena retrospectiva da carreira do guarda-redes brasileiro.

“Um atleta determinado e com muita vontade de trabalhar e de conquistar.” Foi com estas palavras que Muriel Becker, irmão do guarda-redes mais valioso do mundo Alisson Becker, apresentou-se aos sócios e adeptos do Belenenses aquando da sua chegada ao Restelo como reforço para a época de 2017/2018.

Após uma longa ligação ao Internacional de Porto Alegre (na época anterior fora cedido ao Bahia), o guardião brasileiro e internacional jovem pela Canarinha deixava o Gigante de Beira-Rio rumo ao mítico Estádio do Restelo, destinado a suprir a vaga deixada pelo guarda-redes português Hugo Ventura.

Muriel formou-se e revelou-se no Internacional de Porto Alegre, clube no qual esteve vinculado durante 17 anos, e que o cedeu em três ocasiões: ao SER Caxias do Sul e à Portuguesa dos Desportos, em 2009, e ao EC Bahia, em 2016.  O melhor momento do guarda-rede em Portugal começaria a partir de 2011, i.e., na época seguinte à da conquista da Libertadores pelo Colorado (alcunha pela qual o Internacional é conhecido no Brasil). Muito concretamente, Muriel tem o seu primeiro grande momento de afirmação em 19 de Junho de 2011, na deslocação do Internacional ao Couto Pereira para defrontar o Coritiba FC. O jogo resultou num empate agridoce para o Colorado que não estava nos seus dias. Todavia, quer a imprensa desportiva brasileira quer os diversos fóruns de adeptos do Internacional foram unânimes a tecer rasgadíssimos elogios à exibição de Muriel, que chegou inclusive a defender uma grande penalidade.

Entre os anos de 2011 e 2013, Muriel assumiu a titularidade da baliza do Internacional somando 161 jogos, incluindo os que disputou na Copa Libertadores 2012.

Em 2014, Muriel perdeu a titularidade para o veterano Dida. Só viria a reassumir a titularidade no campeonato brasileiro em 14 de Setembro de 2014 na recepção ao Botafogo em resultou a vitória do Colorado. Todavia ainda no primeiro tempo, Muriel sofreu uma grave lesão na virilha que ditou o seu afastamento durante um mês, sendo substituído por Dida.

Mas o próprio veterano e multicampeão Dida viria a entrar em declínio após a suspensão de que foi alvo em virtude de o veterano ter sido expulso no final do jogo do campeonato brasileiro frente à Associação Chapecoense de Futebol, na Arena Condá, em 9 de Outubro de 2014,  em que resultou uma humilhante derrota de cinco bolas a zero ao Colorado. Abriu-se, então, uma oportunidade para o terceiro guarda redes, Alisson Becker, que era conhecido como “o irmão do Muriel”, assumir a titularidade na baliza do Internacional que iniciou assim a sua ascensão vertiginosa até se tornar o guarda-redes de topo mundial que todos nós tão bem conhecemos.

Após a lesão, durante 2014 e 2015, poucas foram as vezes em que Muriel assumiu a titularidade. Acabou por ser cedido por uma temporada, em 2016, ao Bahia que competia no Campeonato Brasileiro da Série B.

O seu contrato com o Internacional cessou em 31 de Maio de 2017, uma vez que nem Muriel nem o clube de Porto Alegre FC estavam interessados na renovação. Chegou a ser noticiado que Muriel poderia mesmo integrar o Bahia mas tal não veio a acontecer.

Durante a sua estadia em Lisboa, Muriel realizou 19 jogos com um total de 26 golos sofridos na sua primeira época (2017/2018); e 33 jogos com um total de 40 golos sofridos na época passada (2018/2019), tendo sido esta a época em que mais se destacou.

O seu grande momento da época passada foi, sem qualquer dúvida, na recepção do Belenenses SAD ao SL Benfica a contar para a 8.ª jornada da Primeira Liga em que os “Azuis” venceram os Encarnados por duas bolas a zero. O brasileiro efectuou sete grandes defesas, sem contar com as realizadas em lances com o jogo interrompido. O próprio guarda-redes referiu que o jogo com o SL Benfica estava no seu “Top 3”.

Em traços gerais, podemos concluir que Muriel teve uma influência gigante no futebol praticado pelo Belenenses SAD. Foi por inúmeras vezes posto à prova, talvez, devido em grande parte à fragilidade do processo defensivo do Belenenses. Note-se que é comum nas diversas intervenções de elevada dificuldade feitas por Muriel que os jogadores adversários encontravam-se em boa posição para finalizar. Aliás, raras não foram as vezes em que os avançados adversários conseguiram sair em situações de um para um com o guarda-redes brasileiros. Ainda assim, Muriel conseguiu ao longo da época passada protagonizar grandes defesas sempre com muita segurança.

Muriel recebe o prémio de melhor guarda-redes da Primeira Liga do mês de Dezembro
Fonte: Liga de Portugal

Muriel não se destacou apenas no processo defensivo do Belenenses SAD: tornou-se inclusive uma parte activa na organização do jogo dos Azuis na medida em que passava quase sempre pelo seus pés obrigando-o a tomar muitas decisões.

É, por isso, legítimo concluir, em termos de balanço, que Muriel foi um elemento-chave na formação orientada por Silas, tendo em conta o processo de ruptura que o clube viveu – a crise interna do clube lisboeta – mas nem por isso o seu nível exibicional baixou.

Ao “Tricolor” do Rio de Janeiro chega, portanto, um guarda-redes experiente e completo, com apetência para destacar-se na equipa liderada por Fernando Diniz, e, quem sabe, para almejar a conquista da Copa Sul-Americana, que é um dos objectivos do Fluminense para esta nova, competição para a qual o Fluminense defrontará o Peñarol a contar para os oitavos-de-final já no próxima dia 23 de Julho no Uruguai e, depois, no dia 30 do mesmo mês no Maracanã.

 Foto de Capa: Fluminense FC

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gabriel Veron emprestado pelo FC Porto ao CD Nacional até ao final da temporada

Após regressar ao FC Porto em dezembro, Gabriel Veron será emprestado ao CD Nacional até ao final da atual temporada.

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

PUB

Mais Artigos Populares

3 clubes onde Ruben Amorim pode continuar a carreira

A saída de Ruben Amorim do United não deve ser lida apenas como um fracasso isolado, mas como um momento entre rutura e clarificação

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.