AVS SAD | Uma ilha entre os das ilhas na luta pela subida

- Advertisement -

O AVS SAD está em posição de subida. Esta tem sido uma frase repetida desde o início da temporada, de forma surpreendente. A surpresa advém do facto de se tratar não apenas de uma equipa, mas de um clube montado praticamente de raiz. Apenas e só. Nada do que o conjunto vila-franca-avense tem feito dentro de campo, no entanto, causa surpresa.

O timoneiro é um líder nato e um treinador com provas dadas em contexto de Segunda Liga e o plantel – em que pontifica um “jovem” de grande valor chamado Nenê, melhor marcador da Segunda Liga com uns “míseros” 21 golos, “apenas” mais nove que o segundo listado – tinham tudo para dar certo. Restava saber quão certo. E ainda resta.

As aves de Jorge Costa estão engalfinhadas na luta extracontinental pela subida, com Santa Clara, CD Nacional e Marítimo ao seu redor. A oito jornadas do final, os homens de Vila Franca das Aves somam os mesmos 56 pontos dos açorianos, mais cinco que o Nacional e mais oito que o Marítimo. A posição é agradável, mas não é segura.

No entanto, parece haver capacidade – olhando para a equipa – para assegurar a subida e, diria, até de forma direta, sem necessidade de jogar play-off de ascensão. A dúvida residirá na estabilidade da estrutura, bastante recente e construída por fusão. Basta a fusão virar fissão e tudo se poderá desintegrar (e recorde-se a saída de Jorge Costa do Académico viseense numa fase crucial da temporada passada).

Nenê AVS SAD jogadores
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Ainda assim, parece-me que a subida do AVS SAD será uma realidade. Tal como me parece, contudo, que a descida quase imediata também o será. Posso estar redondamente enganado – e perdoam-me as boas gentes que têm o coração dividido entre as localidades “vizinhas” de Vila Franca de Xira e de Vila das Aves -, mas não perspetivo haver no AVS SAD a capacidade para se estabilizar na Primeira Liga nas próximas temporadas.

O foco primordial, no entanto, é a subida e nesse capítulo acredito que os pupilos de Jorge Costa têm a narrativa certa para o fechar com um final feliz.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela do Barcelona agradece a Hansi Flick: «Se não tivesse vindo, eu teria deixado o Barça»

Raphinha deixou palavras de agradecimento para Hansi Flick, após a vitória do Barcelona frente ao Real Madrid, na Supertaça Espanhola.

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Internacional brasileiro elogia José Mourinho e deixa conselho ao plantel do Benfica: «Se fizerem isso, não vão ter qualquer tipo de problema»

Em entrevista, Lucas Moura falou sobre José Mourinho e deixou rasgados elogios ao atual treinador do Benfica.

As lesões de Natal no Sporting

Mais um Natal, mais um cabaz de lesões. Em dezembro de 2024, o Sporting chegou às onze lesões e este ano vamos pelo mesmo caminho: são já nove jogadores indisponíveis.

Morreu Rolland Courbis

Rolland Courbis morreu aos 72 anos. A Ligue 1 confirmou que o antigo jogador e treinador francês partiu na manhã desta segunda-feira.