AVS SAD | Uma ilha entre os das ilhas na luta pela subida

    O AVS SAD está em posição de subida. Esta tem sido uma frase repetida desde o início da temporada, de forma surpreendente. A surpresa advém do facto de se tratar não apenas de uma equipa, mas de um clube montado praticamente de raiz. Apenas e só. Nada do que o conjunto vila-franca-avense tem feito dentro de campo, no entanto, causa surpresa.

    O timoneiro é um líder nato e um treinador com provas dadas em contexto de Segunda Liga e o plantel – em que pontifica um “jovem” de grande valor chamado Nenê, melhor marcador da Segunda Liga com uns “míseros” 21 golos, “apenas” mais nove que o segundo listado – tinham tudo para dar certo. Restava saber quão certo. E ainda resta.

    As aves de Jorge Costa estão engalfinhadas na luta extracontinental pela subida, com Santa Clara, CD Nacional e Marítimo ao seu redor. A oito jornadas do final, os homens de Vila Franca das Aves somam os mesmos 56 pontos dos açorianos, mais cinco que o Nacional e mais oito que o Marítimo. A posição é agradável, mas não é segura.

    No entanto, parece haver capacidade – olhando para a equipa – para assegurar a subida e, diria, até de forma direta, sem necessidade de jogar play-off de ascensão. A dúvida residirá na estabilidade da estrutura, bastante recente e construída por fusão. Basta a fusão virar fissão e tudo se poderá desintegrar (e recorde-se a saída de Jorge Costa do Académico viseense numa fase crucial da temporada passada).

    Nenê AVS SAD jogadores
    Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

    Ainda assim, parece-me que a subida do AVS SAD será uma realidade. Tal como me parece, contudo, que a descida quase imediata também o será. Posso estar redondamente enganado – e perdoam-me as boas gentes que têm o coração dividido entre as localidades “vizinhas” de Vila Franca de Xira e de Vila das Aves -, mas não perspetivo haver no AVS SAD a capacidade para se estabilizar na Primeira Liga nas próximas temporadas.

    O foco primordial, no entanto, é a subida e nesse capítulo acredito que os pupilos de Jorge Costa têm a narrativa certa para o fechar com um final feliz.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.