- Advertisement -

A constante transformação do futebol quase numa ciência exata tem feito nascer variadíssimos estereótipos, sendo que, alguns deles, parecem que de exatos têm muito pouco. Se no futebol, como em todas as áreas, existe sempre alguém que pensa fora da caixa (Guardiola, Sampaoli, Sarri, etc), grande parte embarca no rebanho e segue cegamente as linhas estereotipadas e o conceito do “ideal”, que, por si só, já é bem discutível.

O parágrafo anterior serviu para introduzir o tema deste artigo. O estereótipo a “abalroar” é o do guarda-redes. Guarda-redes moderno é um guarda-redes completo. Seguro a sair dos postes, forte entre os postes, tranquilo a jogar com os pés e confiante a jogar fora da grande área, mas…pode ter isto tudo, mas se não tiver 1,90 metros não vale a pena. Parece que não, mas há clubes e agentes desportivos que fazem a filtragem através dos traços físicos, mesmo que a nível de qualidade sejam exatamente aquilo que procuram.

Este estereótipo não está enraizado em todo o lado, é verdade. Desde a América Latina a países como Espanha ou França (dois países que têm ligas que estão entre as cinco melhores do mundo) este estereótipo não existe. São vários os guarda-redes na casa de 1,80 ou até menos (por exemplo, Sergio Álvarez e Jordi Masip tem ambos 1,78 e são titularíssimos nas suas equipas). Em Portugal, o cenário é diferente.

Desde a Primeira Liga à Segunda Liga, a passar no Campeonato de Portugal e até nos distritais, são vários os agentes desportivos a descartar guarda-redes “baixinhos”. Curiosamente, na seleção Nacional, três das principais quatro opções são “baixinhos”. Ora vejamos.

Rui Patrício, senhor e dono da nossa baliza, com o seu imponente 1,90, é a exceção. Mas é a exceção não pela estatura, mas pela qualidade. É um verdadeiro monstro, que evoluiu em cima de erros atrás de erros, que o tornaram um dos melhores guarda-redes da Premier League. As suas “sombras” é que só são “baixinhos”.

Cláudio Ramos, Beto e Anthony Lopes. Três excelentes guarda-redes com trajetos e a viverem momentos completamente diferentes.

Beto é o “mais baixinho” e o mais renomado, com uma carreira invejável
Fonte: FPF

Beto, internacional por quinze vezes e um dos capitães de equipa, tem 36 anos e é o senhor e dono da baliza do Göztepe SK da Primeira Liga Turca. Apesar da mega carreira construída, onde representou o Sevilla FC, FC Porto e Sporting CP e já venceu o campeonato Nacional e a Europa League (esta por três vezes), Beto tem “somente” 1,79m. Como é que os ‘cientistas da bola’ explicam um trajeto de sucesso destes de um guarda-redes desta estatura?

Anthony Lopes é dono da baliza de um dos maiores clubes de França e da Europa
Fonte: FPF

Prosseguimos com Anthony Lopes. O luso-francês é um pouco mais alto, tem 1,84m, mas para muitos continua a ser baixinho. No entanto, Anthony cresceu e formou-se em França, onde esse estereótipo não existe e, fruto do seu talento, saiu da equipa de juniores do Olympique Lyonnais e afirmou-se na equipa principal. Desde a época 13/14, Anthony, de 28 anos, é o titular indiscutível da baliza. É internacional português por sete ocasiões.

Cláudio Ramos tem ‘atirado’ Anthony Lopes para fora das últimas convocatórias da seleção Portuguesa
Fonte: FPF

Terminamos com o recém-chegado à seleção. Cláudio Ramos, internacional por uma vez, de 26 anos, a defender a baliza do CD Tondela, conseguiu o impensável. Não só quebrou a estereotipada barreira da estatura, como conseguiu chegar à seleção jogando numa equipa ‘pequena’ da Primeira Liga. De ‘apenas’ 1,82m, mais um exemplo de sucesso, fruto de uma qualidade inegável.

O objetivo deste artigo é somente chamar a atenção, recorrendo a factos, que os estereótipos não fazem grande sentido no desporto, nomeadamente no futebol. Falamos na estatura dos guarda-redes, mas podíamos falar na dos defesas centrais, trincos, etc. O único critério que devia e deve existir no futebol, é o da qualidade, compromisso e consistência.

 

Foto de Capa: FPF

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eslovénia e Escócia empatam sem golos na Liga das Nações

Eslovénia e Escócia empataram 0-0, este sábado, no encontro da primeira jornada do Grupo B1 da Liga das Nações.

Pierre-Emerick Aubameyang operado ao menisco

Pierre-Emerick Aubameyang foi operado com sucesso ao menisco do joelho direito. O avançado lesionou-se durante o jogo do Deportivo de A Coruña frente ao Real Bétis.

Sporting: Rui Borges ‘convencido’ de que vai ter baixas importantes para o jogo frente ao Braga

Maxi Araújo, Rodrigo Zalazar e Luis Suárez são baixas quase confirmadas para o encontro do Sporting frente ao Braga.

Edin Terzic não esconde admiração por José Mourinho: «É uma espécie de ídolo para mim»

Edin Terzic, novo treinador do Athletic, falou sobre José Mourinho e revelou a grande admiração que sente pelo técnico português.

PUB

Mais Artigos Populares

Jamal Musiala e Kai Havertz deixam Alemanha devido a lesão e já são conhecidos os substitutos

Florian Wirtz, do Liverpool, e Jonathan Burkardt, do Eintracht Frankfurt, estão nas contas de Jurgen Klopp. Jamal Musiala e Kai Havertz deixam Alemanha devido a lesão.

Luis de la Fuente ‘poupa’ 250 mil euros ao Sporting… pelo menos para já

Luis de la Fuente não convocou Iván Fresneda para o jogo entre a Espanha e a Inglaterra. O lateral pertence ao Sporting.

Leandro Barreiro decisivo na vitória do Luxemburgo e Finlândia marca 7 golos a San Marino: Eis os resultados do dia na Liga das Nações

Na jornada inaugural da Liga C da Liga das Nações, o Luxemburgo venceu a Bulgária por 2-1 e a Finlândia goleou San Marino por 7-0.