Belenenses not sad (por enquanto)

No passado dia 24 de janeiro, a Federação Portuguesa de Futebol veio anunciar a suspensão das hostilidades entre os dois Belenenses do nosso futebol: a Belenenses SAD e o clube de futebol “Os Belenenses”.

Esta cisão num clube que já deixou a sua marca na história do desporto português foi dos episódios mais tristes dos últimos tempos, e (infelizmente) representa muito bem um dos problemas mais sérios do desporto-rei nacional: má gestão e incapacidade de adaptação ao presente. No entanto, este divórcio, embora oficialmente consumado em 2018, começou muito tempo antes.

O clube de futebol “Os Belenenses” encarna na perfeição a situação cada vez mais frequente de Clube vs SAD. Isto acontece devido às dificuldades financeiras e à má gestão recorrente. Inevitavelmente, esse litígio leva à separação do clube, como aconteceu neste caso.

Mas desengane-se quem pensa que isto é o fim do clube e vitória das SAD’s. Cá por terras lusitanas, temos o Belenenses SAD, que milita na primeira divisão com um símbolo que parece saído de um videojogo e joga num estádio alugado. Já o clube de futebol, que se inscreveu na última divisão do futebol português, mas manteve o apoio da esmagadora maioria da massa adepta, o emblemático estádio do Restelo e a Cruz de Cristo ao peito. É de encher os olhos de qualquer adepto ver um estádio à pinha para assistir aos jogos d’”Os Belenenses” nos últimos escalões do futebol.

A Belenenses SAD está impedida de usar o símbolo, nome e estádio
Fonte: SL Benfica

A meio da época passada, o Belenenses SAD viu-se obrigado a retirar o emblema da Cruz de Cristo dos seus equipamentos e a deixar de usar o nome “Belenenses”. Desde o litígio e sobretudo desde aí que correm inúmeros processos judiciais entre o clube e a SAD, que mancham a (suposta) tranquilidade do futebol português.

A função da FPF foi a de mediar o conflito entre as duas partes, de modo a concretizar a separação definitiva entre clube e SAD sem recorrer ao espetáculo mediático dos tribunais. Para já, teve a capacidade de convencer os responsáveis a suspender os processos pendentes na justiça, a bem da imagem do desporto. Falta agora acabar com as quezílias mais pequenas para separar definitivamente o clube, do resto.

“Os Belenenses” enchem os estádios onde quer que vão
Fonte: CF “Os Belenenses”

Esperemos que a FPF prove que ainda há uma réstia de coração no futebol. Que o desporto que amamos não se transformou num negócio. Cabe à FPF fazer jus aos milhares de adeptos que enchem o Restelo para ver um jogo da 5ª divisão. O futebol é sobre eles e os 22 que jogam. Fora disso, it’s sad.

Foto de Capa: CF “Os Belenenses”

Revisto por: Jorge Neves

 

 

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Erik ten Hag já rejeitou uma proposta para regressar aos bancos

Erik ten Hag foi recentemente despedido do comando técnico do Bayer Leverkusen. O treinador deu uma nega ao Twente.

Manchester United: Ruben Amorim na corda bamba e há português a ser associado

Ruben Amorim terá que apresentar resultados o mais rapidamente possível. Marco Silva está a ser analisado pelo Manchester United.

Golo de ex-Braga faz a diferença: Espanyol é destaque na La Liga

O Espanyol venceu o Mallorca e subiu ao terceiro posto da La Liga, conquistando 10 pontos em quatro jornadas.

Fim da linha: Valência e jogador português procuram separar os seus caminhos já em janeiro

André Almeida deverá deixar de ser jogador do Valência no próximo mercado de transferências. O médio vai embarcar numa nova aventura.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola fala sobre o futuro e deixa desejo: «Não quero que se lembrem de mim»

Pep Guardiola é atualmente o técnico do Manchester City e é um dos nomes mais conhecidos do futebol mundial.

Antigo internacional escocês pede José Mourinho no Rangers: «Rezo para que ele se interesse por um trabalho como este»

Derek Ferguson assumiu que gostava de ver José Mourinho a treinar o Rangers. O antigo médio está a favor do despedimento de Russel Martin.

Sporting treinou nesta terça-feira e Rui Borges chamou 3 jovens para a sessão

O Sporting realizou mais uma sessão de treino nesta terça-feira, com vista à preparação do encontro frente ao Kairat. Lucas Taibo, Salvador Blopa e Rafael Nel foram as novidades.