Boavista | Manutenção Impossível?

- Advertisement -

A sete jornadas do fim da Primeira Liga, os clubes em situação mais delicada começam a sacar das calculadoras e a tentar perceber onde poderão ir buscar os pontos que lhes têm escapado. Para o Boavista, este desconforto já não é novidade nenhuma. Depois de se salvar nos últimos segundos da época passada, volta a estar “com a corda ao pescoço” e precisa de operar um pequeno milagre.

Com apenas três pontos somados desde o Natal (na receção ao Santa Clara) e 15 no total do campeonato, a turma do Bessa está a oito pontos do lugar seguro do Estrela da Amadora, bem como do lugar de play-off do AVS SAD.

Lito Vidigal assumiu o comando técnico da equipa da invicta em fevereiro, numa missão que se sabia ser muito complicada. A direção do emblema das panteras apostou num técnico que já conhecia a casa e que inclusivamente tinha feito uma passagem bem conseguida pelo Bessa.

Lito Vidigal Boavista
Fonte: Boavista FC

O treinador angolano falou em “ganhar cinco jogos” para a equipa se intrometer na luta pela permanência. Estas declarações foram feitas precisamente antes da vitória diante do Santa Clara que despertou o otimismo dos adeptos boavisteiros.

Depois disso, três derrotas consecutivas atribuíram a esse objetivo um nível de dificuldade quase hercúleo. Poucas equipas escaparam à despromoção com 15 pontos (ou menos) à 27.ª jornada do campeonato. O Tondela conseguiu essa proeza em 2015/16, quando nos últimos sete encontros somou 16 pontos, acabando com 30 na antepenúltima posição da tabela.

Depois do levantamento da proibição de inscrever jogadores, o Boavista aproveitou o mercado de inverno para se reforçar, em grande parte com jogadores experientes e conhecidos de outras andanças. Destaque para o médio neerlandês Marco van Ginkel, que veio adicionar classe ao meio-campo, e para o guardião checo Tomas Vaclik, que tem dado segurança a uma posição fustigada por lesões.

Boavista Jogadores
Fonte: Boavista FC

O estilo de jogo mais direto implementado por Vidigal esbarra na falta de um ponta de lança com maior capacidade de segurar a bola. A equipa entrega frequentemente a posse de bola ao adversário e tem dificuldade em aproveitar as oportunidades de contra-ataque. O “chutão para a frente” não está a resultar e os médios deveriam funcionar como elemento de ligação, já que existem elementos com qualidade para desempenhar esse papel. As substituições efetuadas nos últimos encontros são no mínimo discutíveis, com uma tendência preocupante para fazer “desaparecer” o meio-campo.

O que resta do calendário também não augura nada de bom. Dos encontros por disputar, apenas três são em casa e dois deles são contra Sporting e FC Porto. Pelo lado otimista, o Boavista amealhou até agora mais pontos fora de casa do que no Bessa.

No último encontro, um Gil Vicente também aflito conseguiu dominar o jogo e aproveitar os momentos de desconcentração dos homens da casa para sentenciar a partida. Após o segundo golo gilista, notou-se a falta de crença em todo o estádio e nos próprios jogadores. Faltam sete jogos decisivos, em que a capacidade lutadora vai ser determinante para o destino das panteras. O próximo é já na segunda-feira, em Paços de Ferreira, frente ao Rio Ave.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Nike revela equipamentos de Brasil, EUA e Canadá para o Mundial 2026

Brasil, Canadá e EUA revelam equipamentos para o Mundial. A nova coleção destaca-se pela tecnologia de arrefecimento para enfrentar o calor extremo durante a prova.

Luís Castro comenta empate do Levante: «Se tocar na bola com a mão, não pode ser golo. A regra é essa»

Luís Castro comentou o empate do Levante contra o Rayo Vallecano, jogo no qual o golo da equipa da casa está a gerar polémica.

Para darem o salto para a Primeira Liga? Há três laterais esquerdos em destaque na Segunda Liga

Vários jogadores da Segunda Liga estarão a ser analisados por olheiros de emblemas da Primeira Liga e podem mesmo dar o salto.

Empate a duas bolas entre Brentford e Wolverhampton dá réstia de esperança à equipa de Rob Edwards na permanência na Premier League

O Brentford empatou 2-2 com o Wolverhampton. A equipa de José Sá, Rodrigo Gomes e Toti Gomes conquista mais um ponto e não desiste da permanência na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense derrota Portimonense e mantém sonho da promoção direta vivo

O Torreense recebeu e venceu o Portimonense por uma bola a zero, num encontro da 26.ª jornada da Segunda Liga.

Fiorentina goleia Cremonese e afasta-se dos lugares de despromoção da Serie A

Fiorentina venceu a Cremonense por 4-1. A formação viola, com esta vitória, afasta-se cada vez mais dos lugares de despromoção, depois de um início de época abaixo das expectativas.

Levante de Luís Castro desperdiça hipótese de vencer jogo aos 90+3′

O Levante foi a Vallecas empatar com o Rayo Vallecano a uma bola, num encontro da 28.ª jornada da La Liga.