Bom futebol na terra do Convento

A vila de Mafra é principalmente conhecida por duas razões: primeiro, pelo Palácio Nacional de Mafra, monumento do estilo barroco declarado Património Mundial pela UNESCO, no ano passado, que começara a ser construído no século XVIII durante o reinado de D. João V. Segundo, porque pelo mesmo palácio, Mafra é um habitual destino de muitas visitas de estudo de alunos do 12º ano que estudam o Memorial do Convento, obra escrita por José Saramago.

Por outro lado, em termos desportivos, o concelho de Mafra nunca foi grande tema de conversa, até ao ano de 2015, em que o Clube Desportivo de Mafra se sagrou campeão do Campeonato Nacional de Seniores, conseguindo pela primeira vez na sua história, a promoção para os campeonatos profissionais.

No entanto, essa seria uma estadia de pouca dura, visto que o clube não conseguiria assegurar a manutenção na Segunda Liga. Passados dois anos, o CD Mafra alcançou uma nova promoção à Segunda Liga sob o comando técnico de Luís Freire, que actualmente ocupa o primeiro posto da Segunda Liga ao serviço do CD Nacional.

Quanto à equipa do distrito de Lisboa, depois de ter conseguido um 14º lugar na Segunda Liga em 18/19, conseguido a tão desejada manutenção, o CD Mafra tem sido das principais surpresas do futebol profissional em Portugal, ocupando actualmente o terceiro lugar na Segunda Liga com 39 pontos, menos cinco pontos que o SC Farense.

Vasco Seabra tem relançado a Carreira em Mafra
Fonte: CD Mafra

Como se diz na gíria futebolística, o CD Mafra é uma equipa de pouca imprensa e muito futebol. O clube que tem Vasco Seabra como treinador, possui um dos orçamentos mais baixos da Segunda Liga e para além dos ótimos resultados, pratica um futebol que privilegia o colectivo e que tem destacado vários jogadores que até então, eram praticamente desconhecidos.

Um dos factos mais surpreendentes nesta equipa, é que o plantel é maioritariamente constituído por jogadores que nunca competiram na Primeira Liga, salvando-se casos como os de Joel Ferreira (ex-GD Estoril-Praia), Miguel Lourenço (ex- Vitória FC), João Tavares (emprestado pelo CD Feirense), Diego Medeiros (ex-Paços de Ferreira), Leandro Barrera (emprestado pelo CS Marítimo) e Lucas Rodrigues (emprestado pelo Moreirense FC).

Entra os jogadores mais influentes, a equipa conta com o experiente João Godinho. O guarda-redes de 35 anos representa o CD Mafra desde 2015, tendo acompanhado o clube na sua estreia no futebol profissional. Na defesa, Rubén Freitas, Juary, Miguel Lourenço e Joel Ferreira têm sido os jogadores mais utilizados.

O trio do meio-campo é constituído por jogadores que encontraram em Mafra um lugar ao sol no futebol profissional: Júnior Franco, João Tavares e Nuno Rodrigues. Nos extremos, Diego Medeiros e Zé Tiago são as habituais apostas no onze, enquanto a posição de ponta-de-lança é aquela onde tem havido maior rotatividade, com Flávio Silva, Lucas Rodrigues e Paul Ayongo a alternarem entre si ao longo da temporada.

Como se pode verificar, o plantel é maioritariamente composto por jogadores desconhecidos, e não existe nenhum jogador que sobressaia pelas estatísticas (Diego Medeiros é o melhor marcador da equipa com sete golos), o que demonstra aquele que é o principal ponto forte da equipa: o colectivo.

Em Mafra vê-se uma das propostas de jogo mais atractivas da Segunda Liga e talvez também seja aqui que se assista a uma das maiores surpresas da época no futebol português.

Foto de Capa: CD Mafra

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos e a desvantagem na eliminatória com o Shamrock Rovers: «Acredito que podemos dar a volta»

Vasco Matos fez a antevisão do Shamrock Rovers x Santa Clara, jogo da segunda mão do playoff de acesso à Conference League

Kerem Akturkoglu vinga-se da transferência falhada e marca o golo do Benfica contra o Fenerbahçe

Assistência de Leandro Barreiro, golo de Kerem Akturkoglu. O Benfica x Fenerbahçe joga-se no Estádio da Luz.

Mais polémica na Luz: Leandro Barreiro marca… mas o golo também é anulado e Benfica x Fenerbahçe continua 0-0

Não está fácil no que toca a golos validados, depois do golo anulado a Leandro Barreiro. O Benfica x Fenerbahçe joga-se no Estádio da Luz.

Luís Semedo confirmado no Moreirense por empréstimo do Sunderland

Luís Semedo foi cedido por empréstimo ao Moreirense até ao final da temporada, proveniente do Sunderland.

PUB

Mais Artigos Populares

O polémico golo anulado a Vangelis Pavlidis no Benfica x Fenerbahçe

Vangelis Pavlidis adiantou as águias rumo à Champions League, mas o golo foi anulado por fora de jogo de Leandro Barreiro. O Benfica x Fenerbahçe joga-se no Estádio da Luz.

Já aterrou em Portugal o próximo reforço do FC Porto

Pablo Rosario já está na Invicta para realizar os exames médicos e ser apresentado como novo reforço do FC Porto.

Eis os valores da proposta do Marselha rejeitada por Florentino Luís e das exigências do Benfica

O Benfica rejeitou uma proposta do Marselha por Florentino Luís. Encarnados exigem que o clube francês suba a parada pelo médio e cheguem aos 25 milhões de euros.