📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carteira ou carreira? Venha de lá o dinheiro!

- Advertisement -

Vivemos uma fase de expectativa que sempre marca cada Verão. À falta de calor, encontramos o tórrido mercado nacional, onde cada compra merece sempre o especial comentário mais ou menos expectante de cada um dos nossos queridos adeptos.

Esta semana gostaria de falar em algo que me parece ser recorrente época após época: os jogadores que, na sua grande maioria, encontram na encruzilhada das suas carreiras um de dois caminhos – o caminho da valorização pessoal e desportiva ou o caminho do banco, onde os milhões vão sendo, mês após mês, depositados nas suas contas já recheadas. E ao que me tem sido dado a conhecer, cada vez mais o segundo caminho é o atalho preferido pelos demais.

Quantos são os jogadores que preferem ser suplentes dos seus clubes e rejeitam a quase certa titularidade noutros clubes (ligeiramente) mais modestos desportivamente e (menos ligeiramente) um pouco mais modestos monetariamente? Basta relembrar, por exemplo, o caso de Navas, crónico suplente do Real Madrid, que, e mesmo cheinho de dinheiro, prefere prosseguir a carreira a aquecer o banco merengue, que vir para um clube que lhe garantiria a luta por títulos e um lugar cativo na baliza do actual campeão nacional. Já nem vou a Bruma, que esse caso é tão gritante que prefiro não comentar.

Eu sei que o dinheiro é fundamental, para mais na carreira de curta duração dos jogadores de futebol. Mas não seria melhor dar um passo atrás para dar dois em frente? Ou quase em fim de carreira, e com milhões e milhões a encherem os bolsos, não seria mais ‘gratificante’ jogar, fazer parte efectiva de um plantel, de um grupo e de eventuais conquistas? Pelos vistos, para a grande maioria, não.

Navas é um bom exemplo do que é preferir os milhões em prol de uma carreira ‘no activo’
Fonte: Real Madrid CF

Dyego Souza saiu para a China, de olhos em bico com os milhões que vai receber. Já não é novo, aproveitou para enriquecer, mas seria a sua última chance? Como ficará a sua carreira? Então o homem até era chamado à selecção nacional. Afinal que visibilidade terá para o futuro? Quantos jogadores por esse mundo decidem, ainda mais novos que Dyego, ir ganhar milhões para o fim do mundo futebolístico, descorando a possibilidade de evoluirem no ‘mundo desenvolvido do futebol’?

Para terminar dou somente estes três exemplos: André Silva foi para Milão, Adrien para o Leicester City FC e Renato para Munique. Três jogadores que saíram não há muito tempo dos nossos ‘grandes’ para a Europa rica do futebol mundial. Pergunta: não teria sido melhor terem ficado? Compensou encher os bolsos e deixar as suas carreiras um pouco em ‘standbye’?

André Silva, um menino goleador, se tem esperado não teria conseguido ir para um clube que lutasse por títulos e que estivesse mais sereno em vez de ir a correr para este gigante italiano adormecido há anos e anos? Adrien troca o Sporting por um clube que mesmo sendo campeão inglês não luta, em todas as ‘normais’ épocas, por nada mais do que um campeonato tranquilo? E Renato? Com a Europa a seus pés, achou que Munique era o local certo? Acreditou o médio português que conseguiria ser titular no campeão alemão, num campeonato difícil para a maioria dos nossos jogadores, e onde pontificavam, por exemplo e para a sua posição, Xabi Alonso, Vidal e Tiago Alcântara? Onde poderia estar Renato agora?

Posto isto, cada vez tenho mais a certeza de que, entre a carteira e a carreira, o que conta mesmo é o dinheiro. As carreiras vão, mas, por norma, o dinheiro ficará por mais alguns anos…

Foto de Capa: SC Braga

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid troca foto do irmão de Diogo Jota pela de André Silva, avançado do Elche, numa homenagem

Real Madrid trocou a imagem de André Silva, irmão de Diogo Jota, pelo internacional português do Elche durante homenagem. O clube já reagiu ao sucedido.

Barcelona já definiu o alvo principal para substituir Robert Lewandowski

O Barcelona já começou a preparar o futuro e já têm um nome em cima da mesa para substituir Robert Lewandowski. Julián Álvarez é o jogador que mais agrada à direção, mas há outras possibilidades em estudo.

Rodrigo Ribeiro, Salvador Blopa e Flávio Gonçalves: o futuro de Alvalade joga-se em Alcochete | Sporting

As revoluções desta época, empreendidas diante do Alverca na Taça da Liga e agora contra o Marinhense, dão uma certeza ao Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

David Maside responde ao Bola na Rede e explica a estratégia frente ao FC Porto: «A nossa ideia era fechar o ‘6’ e deixar...

David Maside respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa, após a derrota do Sintrense frente ao FC Porto.

Inter Milão volta à carga por guarda-redes campeão do mundo

O Inter Milão está novamente interessado em Emiliano Martínez, guarda-redes campeão do mundo e figura do Aston Villa. Com o futuro de Yann Sommer por definir, o clube vê no argentino uma possibilidade.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede sobre a utilização de Gabri Veiga e Rodrigo Mora: «É definitivamente uma solução que temos de considerar»

Francesco Farioli respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa, após a vitória do FC Porto frente ao Sintrense.