Caso Mateus: um “galo” que não para de cantar

A partir daqui há todo um rol de desenvolvimentos, contradições e avanços e recuos. Para poupar o leitor, deixo apenas algumas das mais importantes – e por vezes caricatas – situações deste processo: dirigentes da Comissão Disciplinar da Liga a venderem decisões não oficiais a jornais – Pedro Mourão e Frederico Cebola venderam aos jornais a informação (falsa) de que estava decidida a descida do Gil Vicente; o Leixões a reclamar a subida de divisão em vez da permanência do Belenenses; demissões de juízes e dirigentes ou a FIFA a ameaçar a suspensão dos campeonatos profissionais em Portugal caso o processo não se resolvesse rapidamente. Mas se estas situações já parecem más o suficiente, então pasme-se com a próxima.

Após ser dada como definitiva a decisão da descida do Gil Vicente, foi noticiado algo contraditório: o regulamento da FIFA permitia, afinal, a inscrição de jogadores amadores com menos de um ano nesse estatuto. Como assim? O aconteceu é que esta regra ainda não tinha sido transposta para o regulamento da FPF, que estava feito consoante a atualização… do ano 2000. E não foi por falta de anúncio da FIFA, pois esta enviou à FPF, em maio de 2005 – meses antes do Caso Mateus – a atualização do regulamento.

Francisco Dias da Silva irá suceder a António Fiusa na presidência Fonte: Gil Vicente FC
Francisco Dias da Silva irá suceder a António Fiusa na presidência
Fonte: Gil Vicente FC

Todas estas situações convergem numa conclusão: o futebol português estava completamente de pantanas. Se houve coisa que o Caso Mateus conseguiu mostrar foi mesmo a organização lastimável do nosso futebol na altura, ilustrando a incompetência da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga de Clubes.

Agora, mais de 10 anos volvidos desde o início do processo, há novos desenvolvimentos: em maio do ano passado o Tribunal Administrativo de Lisboa considerou nulo o acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol que condenou a descida dos gilistas, obrigando assim ao regresso do Gil ao primeiro escalão. Por enquanto, depois da Assembleia Geral da Liga de fevereiro, ficou decidido que não será em 2017/2018 (a próxima temporada) que veremos o regresso do Gil Vicente à Liga NOS. Mas a verdade é que o assunto não morreu aqui e ainda correrá muita tinta sobre como será introduzido o clube barcelense na Liga dos grandes.

Foto de Capa: Gil Vicente FC

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O trunfo do Benfica para fechar a contratação de João Félix

O Benfica e o Chelsea continuam a negociar a transferência de João Félix. Jorge Mendes está envolvido no negócio e tem sido fundamental.

Eis o plano do Arsenal para Viktor Gyokeres que envolve estreias contra maior rival e… Ruben Amorim

Mikel Arteta já falou várias vezes com Viktor Gyokeres e o Arsenal tem um plano para o sueco. Apresentação marcada para breve.

Benfica fez sondagem por outro destaque do Palmeiras para lá de Richard Ríos

O Benfica também demonstrou interesse na contratação de Agustín Giay. Palmeiras não quer vender o lateral direito.

Já há movimentações por João Palhinha no mercado e saída do Bayern Munique está em cima da mesa

O Tottenham lidera a corrida pela contratação de João Palhinha. Spurs já fizeram abordagem junto dos representantes do jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo oferece 15 milhões de euros por antigo alvo do Benfica para o ataque

O Flamengo quer contratar Lucas Beltrán. Avançado representa a Fiorentina e já esteve muito próximo de assinar pelo Benfica.

FC Porto de olho na contratação de jovem guarda-redes brasileiro

O FC Porto quer contratar Phillipe Gabriel. O jovem...

Alvo do Benfica leva nega do treinador para deixar o clube: «Não é a altura certa para sair»

O interesse do Benfica em Anis Hadj Moussa pode esfriar. Robin van Persie, técnico do Feyenoord, fechou a porta da saída ao avançado argelino.