📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Caso Mateus: um “galo” que não para de cantar

- Advertisement -

A partir daqui há todo um rol de desenvolvimentos, contradições e avanços e recuos. Para poupar o leitor, deixo apenas algumas das mais importantes – e por vezes caricatas – situações deste processo: dirigentes da Comissão Disciplinar da Liga a venderem decisões não oficiais a jornais – Pedro Mourão e Frederico Cebola venderam aos jornais a informação (falsa) de que estava decidida a descida do Gil Vicente; o Leixões a reclamar a subida de divisão em vez da permanência do Belenenses; demissões de juízes e dirigentes ou a FIFA a ameaçar a suspensão dos campeonatos profissionais em Portugal caso o processo não se resolvesse rapidamente. Mas se estas situações já parecem más o suficiente, então pasme-se com a próxima.

Após ser dada como definitiva a decisão da descida do Gil Vicente, foi noticiado algo contraditório: o regulamento da FIFA permitia, afinal, a inscrição de jogadores amadores com menos de um ano nesse estatuto. Como assim? O aconteceu é que esta regra ainda não tinha sido transposta para o regulamento da FPF, que estava feito consoante a atualização… do ano 2000. E não foi por falta de anúncio da FIFA, pois esta enviou à FPF, em maio de 2005 – meses antes do Caso Mateus – a atualização do regulamento.

Francisco Dias da Silva irá suceder a António Fiusa na presidência Fonte: Gil Vicente FC
Francisco Dias da Silva irá suceder a António Fiusa na presidência
Fonte: Gil Vicente FC

Todas estas situações convergem numa conclusão: o futebol português estava completamente de pantanas. Se houve coisa que o Caso Mateus conseguiu mostrar foi mesmo a organização lastimável do nosso futebol na altura, ilustrando a incompetência da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga de Clubes.

Agora, mais de 10 anos volvidos desde o início do processo, há novos desenvolvimentos: em maio do ano passado o Tribunal Administrativo de Lisboa considerou nulo o acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol que condenou a descida dos gilistas, obrigando assim ao regresso do Gil ao primeiro escalão. Por enquanto, depois da Assembleia Geral da Liga de fevereiro, ficou decidido que não será em 2017/2018 (a próxima temporada) que veremos o regresso do Gil Vicente à Liga NOS. Mas a verdade é que o assunto não morreu aqui e ainda correrá muita tinta sobre como será introduzido o clube barcelense na Liga dos grandes.

Foto de Capa: Gil Vicente FC

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Moreirense: Vasco Sousa já foi operado e começará a recuperação

Vasco Sousa foi operado durante esta segunda-feira, depois de ter fraturado novamente o perónio da perna direita, algo que já tinha ocorrido em 2024/25.

Más notícias para o Barcelona: emblema catalão denunciado por clube da La Liga 2 por transferência abaixo dos 5 milhões de euros

O Barcelona vendeu no último mercado de transferências Pablo Torre ao Mallorca. O Racing Santander vai denunciar a transferência.

Já passou pelo Sporting e continua a bater recordes no Sevilha

Nemanja Gudelj encontra-se ao serviço do Sevilha. O jogador sérvio é considerado um histórico do emblema andaluz.

Sporting prepara-se para ter 2 baixas no próximo treino

O Sporting prepara-se para ver Ousmane Diomande e Geny Catamo rumarem à CAN. Os jogadores já não vão participar no próximo treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Silva está de saída do Fluminense e pode regressar à Europa aos 41 anos

Thiago Silva vai deixar o Fluminense. Em ano de Mundial, o defesa-central brasileiro de 41 anos tem o futuro em aberto.

Sergio Reguilón reforça Inter Miami de Lionel Messi após passagens pela Premier League e La Liga

O Inter Miami anunciou a contratação de Sergio Reguilón. Lateral espanhol assina contrato válido até dezembro de 2027.

Dança e cadeiras em Espanha provoca despedimento: «Esta instituição está acima de qualquer pessoa»

Guillermo Almada deixou de ser treinador do Real Valladolid. O técnico prepara-se para assinar com o Real Oviedo.