Cesary Miszta | Um guarda-redes gelado

Penso que unânime quando se diz que a posição de guarda-redes sempre foi das mais delicadas no futebol. Se recuarmos aos nossos tempos de criança, bem lá atrás, eram raros os nossos companheiros de campo que queriam realmente ir à baliza. 

Jogávamos normalmente com o chamado “guarda-redes avançado” do futebol de rua, e éramos felizes assim. Mas muito de vez em quando, aparecia pelas ruas um ou outro rapaz que realmente tinham jeito entre os postes e gostavam de assumir um papel mais silencioso durante o jogo todo, para ganhar destaque momentâneo quando chamados a intervir.

 A posição de guarda-redes é muito complicada, e hoje em dia requer muito mais que apenas reflexos e agilidade, requer inteligência na reposição de bola, um bom jogo de pés, capacidade a sair dos postes e todos estes fatores juntos e exponenciados ao máximo se realmente se quiser chegar à elite.

Ora e por falar de elite, falemos então de Cesary Miszta, o guarda-redes que agarrou com unhas e dentes uma vaga de destaque na baliza do Rio Ave, baliza esta que já teve nomes como Oblak ou Ederson. 

Entrou em pezinhos de lã na baliza dos vilacondenses, e logo num jogo a doer contra o Benfica, mas não se acanhou. 

Até ali era um simples desconhecido, tinha chegado a Portugal por empréstimo do Legia, e contava como suplente na equipa verde e branca, sem nunca pensar que iria ser lançado tão cedo e logo num jogo de tamanha importância. 

O que é certo é que tem dado muito boa conta do recado, fruto da sua enorme qualidade e entrega ao jogo. Com apenas 23 anos de idade, o jovem polaco soma até ao momento 22 jogos disputados, num binómio entre Campeonato e Taça de Portugal, estando também numa boa posição para ser chamado à seleção principal do seu país, ele que já é internacional sub-21 polaco. 

Kikas e o guarda-redes Cezary Miszta no jogo entre Estrela da Amadora e Rio Ave
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Num país onde a escassez de guarda-redes costuma ser grande, convido os três grandes e não só a olharem com atenção para Miszta, que tem com toda a certeza um futuro brilhante à sua frente, não fosse a sua enorme qualidade, aliada a uma grande margem de progressão. 

Não tenho dúvidas que é guarda-redes para uma equipa grande numa perspetiva de médio/longo prazo, porque conjuga todos os predicados que um grande guarda-redes deve ter, só ainda não estão limados como devem ser.

Para observar e manter debaixo de olho, “a muralha gelada” do Rio Ave, Cesary Miszta.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors

Morreu Miguel Ángel Russo. O treinador do Boca Juniors estava hospitalizado e acabou por falecer devido a um cancro na próstata.

Jimmy Floyd Hasselbaink compara Ruben Amorim a Jurgen Klopp e Mikel Arteta: «Flexibilidade é a chave»

Jimmy Floyd comentou sobre Ruben Amorim não ser flexível com o modelo de jogo. O antigo jogador ainda questionou a continuidade do português.

Adeptos do FC Porto podem estar descansados: Victor Froholdt não pode deixar o Dragão em janeiro

Victor Froholdt terá que continuar a representar o FC Porto até ao final da temporada. O jogador não se poderá transferir em 2025/26.

Futsal: Eis os convocados de Portugal para defrontar a Letónia

Portugal irá disputar dois jogos particulares frente à Letónia para preparar o Europeu de 2026. A fase final será sorteada a 24 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Kerem Akturkoglu arrisca suspensão de 12 jogos

Kerem Akturkoglu pode ser suspenso por 12 jogos após a sua saída para o Fenerbahçe. O caso envolve irregularidades no contrato assinado.

Maísa Correia renova com o Sporting até 2028

Maísa Correia prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2028. A jovem jogadora mostrou-se muito feliz e com confiança recebida.

Futsal Feminino: Portugal empata com a Espanha no segundo duelo ibérico

Portugal empatou com a Espanha por 3-3 no segundo encontro dos dois jogos frente à seleção vizinha. Os duelos Ibéricos contaram para a preparação do Mundial.