Como é que isto foi acontecer?

- Advertisement -

Esta foi uma época para esquecer para os estorilistas, com a equipa da Linha a não só descer à II Liga, mas também a sofrer a derradeira humilhação do último lugar da classificação. Perante este pesadelo, não basta chorar, é preciso também analisar o porquê disto ter acontecido para assegurar que não se repete.

Comandados por Pedro Emanuel, que havia feito uma excelente campanha na segunda metade da época anterior, o início da temporada foi difícil com uma goleada sofrida frente ao FC Porto, mas os jogos seguintes mostraram um Estoril diferente e a praticar bom futebol, ainda que os resultados nem sempre fossem de encontro a essa realidade.

Seria sol de pouca dura, já que não demoraria muito até que a qualidade de jogo voltasse a diminuir e os canarinhos fossem esmagados em Braga (6-0) numa humilhação que só seria replicada quando os minhotos visitassem a Amoreira na segunda volta, em iguais números. A verdade é que perante esta irregularidade de resultados e de exibições e com a corda ao pescoço na tabela, optou-se pela solução fácil a que estamos habituados no futebol: deixar cair o treinador.

Vitória sobre o Sporting deu esperança de evitar a descida
Fonte: GD Estoril Praia SAD

Ora, é certo que naquela situação havia uma crescente pressão sobre Pedro Emanuel que dificilmente se conseguiria manter no cargo, no entanto, era possível perceber que o problema não estava confinado ao treinador, cujas provas de qualidade existiam. Por isso, este deveria ter sido o momento da direção compreender que esta não é a solução mágica para os problemas de uma equipa.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Claque do FC Porto provoca Benfica e Rui Costa com tarja: «Guinness confirmou o zelo»

A claque do FC Porto deixou uma provocação contra o Benfica e Rui Costa. Os adeptos dos azuis e brancos deixaram mensagem contra o clube encarnado através de uma tarja.

Parma vai voltar a avançar por Andreas Schjelderup nesta quinta-feira

O Parma está determinado em garantir a contratação de Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês do Benfica.

Francesco Farioli com elogio curioso a Samu: «Chamei-o de Francesco Totti porque fez uns passes que me lembraram da lenda italiana»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Por vezes é subestimado»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli volta a elogiar José Mourinho: «É uma referência pelo trabalho defensivo, mas também pela forma como mudou várias equipas na metodologia e...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli aborda transferência do estágio no Algarve para o FC Porto x Benfica e agradece: «A atmosfera no fim do jogo não é...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Carlos Vicens analisa eliminação do Braga frente ao Fafe da Taça de Portugal: «Não estivemos à altura»

Carlos Vicens falou após a eliminação do Braga frente ao Fafe, nos quartos de final da Taça de Portugal. O técnico espanhol deixou críticas à equipa.