📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Como é que isto foi acontecer?

- Advertisement -

Pelo menos, há que dar mérito na escolha de substituto, já que Ivo Vieira é outro extremamente competente treinador com provas dadas no futebol nacional. Sendo justo, a equipa melhoraria com a troca, mas a verdade é que o efeito nos resultados se ficou mais pela injeção de moral das primeiras semanas que outra coisa.

Depois desse início auspicioso, que viu a equipa sair da linha de despromoção, ganhar ao Sporting CP e ir para intervalo a ganhar ao FC Porto (num dos intervalos mais longos da história do campeonato), as coisas voltaram a complicar-se e a incapacidade de derrotar o Feirense no último jogo levou mesmo à condenação a, pelo menos, uma época na Segunda.

Este último jogo demonstra bem o fracasso da época do Estoril, porque a diferença na qualidade do plantel das duas equipas é abismal, mas foi a com piores recursos que se salvou. Entre a equipa estorilista deste ano não faltavam jogadores de qualidade, vários que estão recorrentemente nas seleções jovens, outros que finda a época já confirmaram que vão para outros voos. As anunciadas contratações de Aílton e Eduardo Teixeira pelo SC Braga são exemplo disso. Como é que jogadores do último classificado são contratados por uma equipa que se intrometeu entre os três grandes (e fez mais 45 pontos que o Estoril!)? Só se forem realmente bons.

Não foi por falta de qualidade dos jogadores que se ficou em último
Fonte: GD Estoril Praia SAD

Ora, então, se há bons treinadores e bons jogadores, qual foi o problema? Em primeiro lugar, é verdade que faltou em muitos jogos atitude. Não sei se houve problemas no balneário ou não, mas durante grande parte da época parecia que faltava algum empenho para todos darem o seu melhor. Ainda assim, os maiores problemas são de fundo.

A estrutura já estava habituada a mudar de treinador durante a época e a fazer contratações de inverno para melhorar a posição na tabela. Em anos anteriores resultou, neste não. Porque não podia resultar sempre, porque qualquer pessoa percebe que não é filosofia sustentável no longo prazo. 

Posto isto, resta-nos esperar que a direção encontre o caminho da razão e, já a partir do próximo ano, invista num projeto sério e bem pensado com pernas para durar vários anos e que, o mais cedo possível, o Mágico Estoril esteja a reviver os tempos áureos de Marco Silva e a lutar pela qualificação europeia. 

Foto de Capa: GD Estoril Praia SAD

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Gary Neville insatisfeito com reforço de Ruben Amorim: «Parece desajeitado, é preciso mostrar mais»

Benjamin Sesko foi alvo de críticas de Gary Neville. O antigo defesa do Manchester United refere que ainda não está convencido com o atleta.

Benfica | Onde pode ir João Noronha Lopes buscar votos?

João Noronha Lopes não conseguiu ser o mais votado, nem sequer ficar próximo, de um Rui Costa que venceu na maioria das mesas

O pragmatismo de Farioli e o esplendor inconclusivo do Braga | FC Porto 2-1 Braga

Há vitórias que dizem mais sobre quem as sofre do que sobre quem as conquista. O triunfo do FC Porto sobre o Braga pertence a essa categoria

Manchester United de Ruben Amorim toma decisão importante em relação ao mercado de inverno

O Manchester United pode ir ao mercado em janeiro. No entanto, não vão chegar jogadores emprestados ao Old Trafford.

PUB

Mais Artigos Populares

Casa Pia planeia ir ao Sporting fechar o seu novo treinador: eis o ponto de situação

O Casa Pia está em busca de um novo treinador. João Gião, atualmente no Sporting B, é um nome que agrada à estrutura.

Juventus x Sporting: ligação entre clubes vai bem mais além de Cristiano Ronaldo

O encontro entre a Juventus e o Sporting vai ser disputada na terça-feira e é relativa à quarta jornada da Champions League.

Sporting: há novidades em relação a Nuno Santos

Nuno Santos está a entrar na última etapa de recuperação da sua grave lesão. O jogador do Sporting está parado desde outubro de 2024.