📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Como é que isto foi acontecer?

- Advertisement -

Pelo menos, há que dar mérito na escolha de substituto, já que Ivo Vieira é outro extremamente competente treinador com provas dadas no futebol nacional. Sendo justo, a equipa melhoraria com a troca, mas a verdade é que o efeito nos resultados se ficou mais pela injeção de moral das primeiras semanas que outra coisa.

Depois desse início auspicioso, que viu a equipa sair da linha de despromoção, ganhar ao Sporting CP e ir para intervalo a ganhar ao FC Porto (num dos intervalos mais longos da história do campeonato), as coisas voltaram a complicar-se e a incapacidade de derrotar o Feirense no último jogo levou mesmo à condenação a, pelo menos, uma época na Segunda.

Este último jogo demonstra bem o fracasso da época do Estoril, porque a diferença na qualidade do plantel das duas equipas é abismal, mas foi a com piores recursos que se salvou. Entre a equipa estorilista deste ano não faltavam jogadores de qualidade, vários que estão recorrentemente nas seleções jovens, outros que finda a época já confirmaram que vão para outros voos. As anunciadas contratações de Aílton e Eduardo Teixeira pelo SC Braga são exemplo disso. Como é que jogadores do último classificado são contratados por uma equipa que se intrometeu entre os três grandes (e fez mais 45 pontos que o Estoril!)? Só se forem realmente bons.

Não foi por falta de qualidade dos jogadores que se ficou em último
Fonte: GD Estoril Praia SAD

Ora, então, se há bons treinadores e bons jogadores, qual foi o problema? Em primeiro lugar, é verdade que faltou em muitos jogos atitude. Não sei se houve problemas no balneário ou não, mas durante grande parte da época parecia que faltava algum empenho para todos darem o seu melhor. Ainda assim, os maiores problemas são de fundo.

A estrutura já estava habituada a mudar de treinador durante a época e a fazer contratações de inverno para melhorar a posição na tabela. Em anos anteriores resultou, neste não. Porque não podia resultar sempre, porque qualquer pessoa percebe que não é filosofia sustentável no longo prazo. 

Posto isto, resta-nos esperar que a direção encontre o caminho da razão e, já a partir do próximo ano, invista num projeto sério e bem pensado com pernas para durar vários anos e que, o mais cedo possível, o Mágico Estoril esteja a reviver os tempos áureos de Marco Silva e a lutar pela qualificação europeia. 

Foto de Capa: GD Estoril Praia SAD

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas (em guerra com Rafa Silva) empata para a Liga Turca

O Besiktas e o Samsunspor empataram a uma bola durante a tarde deste domingo, em jogo da 13.ª jornada da Liga Turca.

Manchester City tem 2 vias para colocar reforço de verão que pede por mais minutos

O futuro de James Trafford continua indefinido. Em cima da mesa está a possibilidade do Manchester City emprestar ou vender o guarda-redes.

Lyon de Paulo Fonseca empata com o lanterna Auxerre na Ligue 1 e está há 5 jogos sem vencer

O Lyon vive uma fase menos positiva na temporada. Empate por 0-0 contra o Auxerre representa mais um desaire da formação de Paulo Fonseca.

Arouca cai com estrondo na Taça de Portugal: Fafe é uma das revelações da prova

O Arouca foi eliminado da Taça de Portugal nos oitavos de final, depois de ter perdido contra o Fafe por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma ultrapassa Cremonese e espera pelo Derby della Madonnina na liderança da Serie A

A AS Roma subiu, de forma provisória, à liderança isolada da Serie A. Vitória sobre a Cremonese antes do dérbi da cidade de Milão.

Luzes de Natal atraiçoam Manchester United e revelam lesão de Matheus Cunha: eis os pormenores do caso

Matheus Cunha está lesionado e em dúvida para o Manchester United x Everton. Problema físico conhecido devido a evento de Natal.

Manchester City atento à nova coqueluche da Bundesliga

O Manchester City está atento a Said El Mala, jogador que pertence aos quadros do Colónia e que está em destaque na Bundesliga.