Emigração precoce

- Advertisement -

Vejamos o caso de Cristiano Ronaldo: era um “magricela” de 18 anos quando fez as malas para Manchester. E certamente não teria sido um dos melhores de sempre se ele não fosse um trabalhador incansável, que é o primeiro a chegar e o último a sair dos treinos, que está sempre à procura de ganhar, de evoluir, de ser o melhor, etc.

Já João Mário, foi protagonista de uma transferência milionária para o internazionale Milan, chegando a uma equipa que estava num estado caótico. E com isso, o médio campeão europeu viveu uma época de altos e baixos no emblema neozaurri. No entanto, a sua qualidade é inegável e o médio formado na Academia em Alcochete promete recuperar terreno na equipa sob a orientação de Luciano Spalletti.

João Mário procura reconquistar o seu espaço na equipa do Inter Fonte: Facebook Oficial de João Mário
João Mário procura reconquistar o seu espaço na equipa do Inter
Fonte: Facebook Oficial de João Mário

A verdade é que na minha opinião, os clubes portugueses não se podem dar ao luxo de recusar propostas acima dos 30 milhões de euros e com isso, muitos dos nossos jovens valores correm o risco de darem o salto ainda em fases prematuras da sua carreira, com o seu crescimento a meio. E jogando num patamar competitivo superior, o processo de crescimento de um jovem jogador torna-se mais duro e complicado e nem todos estão a altura das exigências.

Por isso, também estou muito expectante em relação à adaptação de André Silva no AC Milan, num clube que realizou uma autêntica revolução no seu plantel neste Verão. Todos nós devemos saber o quão duro e exigente é a Série A, principalmente para os avançados, mas eu acredito que a médio prazo, André Silva terá uma evolução notável em solo italiano.

E quanto a outros casos já verificados nesta temporada? Francamente, acho que Rúben Semedo ainda estava um pouco “verde”, mas o Villareal não é propriamente um clube um “tubarão” e se Rúben Semedo continuar a crescer e a evoluir num patamar competitivo superior, o “Submarino Amarelo” será a segunda ponte para ele rumar a um clube de topo.

Quanto a Victor Lindelof, para mim é uma incógnita. Se formos reparar, verificamos que não é qualquer defesa-central jovem que consegue agarrar um lugar numa equipa de topo, ainda para mais na liga mais exigente do mundo. Porém, da mesma forma como ele me surpreendeu ao assumir a titularidade na equipa do Benfica já na segunda metade da época 2015/2016, pode voltar a surpreender-me ao serviço dos Red Devils.

E em relação a Nelson Semedo, sou franco: era um jogador que estava convencido que ia dar o salto neste Verão, visto que foi o jogador encarnado com mais minutos em campo na época passada, jogando quase sempre a um rendimento elevado, mostrando assim que está preparado para voos mais altos.

A verdade quanto aos jogadores formados num dos três grandes do futebol português, é que por muito que eles gostem do Benfica, do Sporting ou do FC Porto, é muito improvável que estes sejam capazes de dizer não a um Barcelona, um AC Milan ou um Manchester United.

Vivemos num país exportador de jogadores, assim foi e assim será. E com a realidade do mercado actual, ver os nossos jovens valores partirem para o estrangeiro – alguns deles.

Fonte de capa: AC Milan – site oficial

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jérémie Boga reforça Juventus por empréstimo do Nice

A Juventus confirmou a chegada de Jérémie Boga. Junta-se agora à equipa de Turim por empréstimo do Nice até ao final da temporada, num acordo que inclui opção de compra.

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

Gustavo Sá deixa Famalicão e vai ser treinado por Sérgio Conceição

O Al Ittihad garantiu a contratação de Gustavo Sá junto do Famalicão. Médio de 21 anos será treinado por Sérgio Conceição.

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

PUB

Mais Artigos Populares

As primeiras palavras de Seko Fofana no FC Porto: «Sou um jogador que dá sempre o máximo, gosto de me cansar»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

FC Porto oficializa chegada de Seko Fofana: eis os detalhes

O FC Porto oficializou a contratação de Seko Fofana. Médio chega por empréstimo do Rennes sem opção de compra.

Ennio Van der Gouw é reforço do Rio Ave

Rio Ave reforça a baliza com a chegada de Ennio Van der Gouw. Cedido pelo Zulte Waregem até ao final da época presente.