Fábio Sturgeon e Tiago Silva voltam a vivenciar o azul nas suas carreiras

    Sturgeon & Silva – Uma ligação de longa data

    Fábio Miguel Santos Sturgeon e Tiago Rafael Maia Silva são futebolistas cujas carreiras coincidiram, desde a época 2011/2012 (ainda, no escalão de juniores) até à temporada 2016/2017, no Belenenses SAD. Presentemente, os dois atletas que finalizaram o seu processo de formação nos Azuis do Restelo são, inclusive, dois dos mais notáveis produtos do Belém no decorrer da última década. Sturgeon e Silva voltam a reencontrar-se (e a vestir de azul) em Santa Maria da Feira, ao serviço do CD Feirense.

    O que os une:

    • fizeram a sua estreia, enquanto profissionais, ao serviço do Belém e em encontros relativos à primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. O primeiro a lográ-lo foi Fábio Sturgeon, a 31 de julho de 2011, com somente 17 anos. Por seu turno, a estreia de Tiago Silva ocorreu a 29 de julho de 2012. Na altura, o médio tinha 19 anos;
    • são ambos ex-internacionais sub-21 por Portugal. No caso de Tiago Silva, o médio de 25 anos participou em cinco encontros com a camisola da seleção das Esperanças. Já Sturgeon totalizou apenas uma aparição pela referida formação;
    • sagraram-se campeões da Segunda Liga, ao serviço do Belenenses SAD, na temporada 2012/2013;
    • o holandês Mitchell van der Gaag foi o técnico responsável por promover a estreia de ambos no principal escalão na hierarquia do futebol luso, algo que se sucedeu na época 2013/2014;
    • quer um quer outro futebolista participaram em mais de uma centena de jogos pela equipa principal do Belenenses SAD. O médio lisboeta Tiago Silva disputou 126 encontros ao serviço dos Azuis do Restelo. Por sua vez, o extremo Sturgeon realizou 124 partidas;
    • completaram a sua mudança a título definitivo para o CD Feirense, em julho de 2018;
    • possuem, até ao momento, o mesmo registo na presente edição da Primeira Liga (quatro jogos; um golo; uma assistência), além de contarem com o mesmo número de minutos jogados (360).

     

    O modelo de jogo

    Assente, normalmente, num esquema-tático (4-2-3-1), a equipa de Santa Maria da Feira carateriza-se por privilegiar a construção de ataques pelos corredores laterais, predominando nesse aspeto o lado direito, responsável por 41% do total de investidas. Ora, a primazia pelo flanco direito no momento da criação de jogadas de ataque deve-se, em grande medida, ao grande momento de forma do lateral (extremo de origem) de forte pendor ofensivo, Edson Farias e, ainda, do reforço, Fábio Sturgeon (autor de um golo e uma assistência pelos Fogaceiros). Convém, ainda, fazer referência às ações de Tiago Silva, que tende a aproximar-se do extremo Sturgeon (situação que foi, de resto, visível em quase todos os jogos disputados até ao momento).

    Para além disso, e embora não seja uma equipa dominadora em termos de posse de bola, a formação orientada pelo jovem técnico Nuno Manta Santos conseguindo originar diversas ocasiões de perigo, realizando, em média, 12.3 remates por partida até à 3.ª jornada.

    Por fim, e no que concerne ao plano defensivo, o CD Feirense destaca-se pela sua solidez, somando uma média de 20.7 alívios por jogo.

    Até onde poderá chegar este Feirense? O azul do céu será o limite.

     

    Foto de Capa: CD Feirense

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inter Milão prepara-se para perder médio no final da época

    Stefano Sensi vai deixar o Inter Milão a custo...

    Matías Rojas rescinde com Corinthians e é oficializado no Inter Miami

    O Inter Miami oficializou a contratação de Matías Rojas....

    A reação de Pep Guardiola sobre o futuro de João Cancelo

    Pep Guardiola prestou declarações à comunicação social antes do...

    Tom Cleverley confirmado como treinador principal do Watford

    Tom Cleverley vai ser o treinador principal do Watford...
    João Pedro Ferreira
    João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.