Força Aérea – Parte I

Com a segunda volta do campeonato já em disputa, há ainda tempo para olhar algumas estatísticas da primeira metade da prova. Neste caso, olhemos aos golos obtidos através do jogo aéreo, ou seja, de cabeça, um detalhe que pode explicar muitas classificações até ao momento, algumas delas surpreendentes.

As conclusões são interessantes e para isso contaram os golos marcados de cabeça por todas as equipas, em todas as jornadas da primeira volta, excluindo os auto-golos, ainda que obtidos da mesma forma. Desde logo, a equipa que mais fatura de cabeça é o SC Braga, com nove golos, muito por culpa de Dyego Sousa. No extremo oposto deste dado está o GD Chaves que não apontou qualquer golo de cabeça nas primeiras 17 jornadas.

A equipa mais permeável aos lances aéreos foi o Vitória FC, com 10 golos sofridos, logo seguido pelo CD Santa Clara com 9 golos sofridos. Pelo contrário, o Moreirense FC mostrou-se bastante competente a proteger a sua baliza desta ameaça, não tendo sofrido qualquer golo de cabeça. Beleneses SAD e Vitória SC sofreram apenas um.

Apertando ainda mais a análise, é possível destacar FC Porto e SC Braga como os ataques que mais faturam pelo ar dentro de portas, com seis golos, seguidos pelos vimaranenses com cinco. Fora de portas, o registo é menos impressionante, com seis emblemas a atingir o máximo de três golos pelo ar.

Os sadinos têm no jogo aéreo defensivo um grande obstáculo para uma época tranquila
Fonte: Vitória FC

Destacam-se pela negativa o Rio Ave FC, sem qualquer golo de cabeça em casa, e o Vitória SC, com o mesmo registo longe do D. Afonso Henriques. O GD Chaves é a única equipa da Primeira Liga sem qualquer golo de cabeça apontado, em casa ou fora.

Novamente nos jogos caseiros, mas no que ao capítulo defensivo diz respeito, o CD Santa Clara foi a equipa que mais golos sofreu (seis), ao contrário de Boavista FC, Moreirense FC e Vitória SC que fecharam a baliza a estes ataques. Longe de casa são os sadinos que saltam à vista, tendo sofrido por oito vezes de cabeça. Sem qualquer golo deste tipo fora de casa estão SL Benfica, Belenenses SAD e novamente os cónegos.

No entanto, se tivermos em conta a participação deste tipo específico de golos nos totais de cada equipa, surgem novos emblemas. Os arsenalistas bem podem agradecer aos “aviadores” Dyego Sousa e Raul Silva que garantem, pelo ar, cerca de 30 por cento dos golos minhotos. Com semelhante registo estão Vitória FC e CD Aves.

Os sadinos voltam a saltar à vista nesta estatística, mas desta vez não pelos melhores motivos; é que mais de metade dos golos sofridos são de cabeça. Apresentam-se com um ataque eficaz pelo ar, mas uma defesa permeável no mesmo capítulo. Também o SC Braga marca muito pelo ar e sofre da mesma forma; cerca de 35 por cento dos golos sofridos provêm de lances aéreos. Na mesma linha, os dragões fixam-se nos 30 por cento (três em 10), os leões nos 22 por cento (quatro em 18) e as águias, bem melhores neste parâmetro, nos 12 por cento (dois em 17).

 

Foto de Capa: SC Braga

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

William Carvalho apontado à saída do Real Betis

William Carvalho pode estar de saída do Real Betis. Internacional português joga no clube espanhol desde 2018/19.

Braga confirma local de estágio de pré-época e data do regresso ao trabalho

O Braga vai estagiar na Áustria nesta pré-temporada. O clube minhoto volta aos trabalhos no dia 17 de junho.

Rio Ave vai jogar na Primeira Liga 25/26 após bater Famalicão no playoff

O Rio Ave garantiu este sábado a promoção à Primeira Liga Feminina. Equipa do Vila do Conde venceu playoff ao Famalicão.

Sergi Altimira e Caio Barone apontados ao FC Porto

Sergi Altimira e Caio Barone foram apontados ao FC Porto nas últimas horas. O médio espanhol pertence ao Sevilha e o guarda-redes está no Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid confiante que vai fechar contratação ao Barcelona

O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Clément Lenglet ao Barcelona. Defesa-central pode assim continuar em Madrid.

Ange Postecoglou deixa mensagem de despedida ao Tottenham: «Aquela noite em Bilbau foi o culminar de dois anos de trabalho árduo»

Ange Postecoglou foi demitido recentemente do comando técnico do Tottenham, depois de ter vencido a Liga Europa.

PSG com baixa de peso para o Mundial de Clubes

O PSG vai ficar privado de utilizar Ousmane Dembélé no Mundial de Clubes. O avançado francês saiu lesionado do encontro frente à Espanha.