Os 5 jovens portugueses a observar na Primeira Liga

5.

Chiquinho – Indubitavelmente, o nome menos conhecido desta lista. Porém, um dos grandes obreiros da época triunfal da equipa sub-23 do GD Estoril Praia, na qual conquistou a Liga Revelação e a respetiva taça. Francisco Jorge Tavares Oliveira, ou Chiquinho como é conhecido, promete ser um dos focos de atenção do principal escalão do Futebol português. O jovem extremo de 21 anos, com formação dividida entre o Sporting CP, CD Tondela e os “canarinhos”, entra na presente temporada com a motivação em alta, e após desempenhos que, certamente, deixaram água na boca dos adeptos da formação da linha.

Numa época em que demonstrou na plenitude a sua qualidade no contexto competitivo dos sub-23, com um registo de sete golos em 16 jogos (nomeadamente 2 hat-tricks consecutivos), o jovem português somou ainda 16 partidas pela equipa principal do Estoril (embora somente três jogos a titular e um golo apontado), que culminou com a subida à elite do Futebol Nacional.

Extremo destro que alinha nas duas faixas com igual qualidade, Chiquinho promete ser uma seta apontada às defensivas adversárias. Rápido, irreverente e com uma enorme facilidade de drible e desequilíbrio no 1×1, o extremo português é muito complicado de travar se lhe forem concedidos espaços, quer através dos seus movimentos verticais junto à linha, quer nas suas deslocações para terrenos mais interiores.

Em processo defensivo, o jovem português destaca-se igualmente, fruto da sua explosiva velocidade que o permite recuperar muito bem a posição e apoiar de forma eficiente o seu lateral. Assim, Bruno Pinheiro terá, certamente, um diamante bruto em mãos que precisará de lapidar e valorizar para extrair do mágico da Amoreira toda a classe que lhe é reconhecida e que tem evidenciado.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.