Os 5 jovens portugueses a observar na Primeira Liga

4.

Joelson Fernandes – Nascido na Guiné-Bissau em 2003, mas com dupla nacionalidade, Joelson é uma das promessas mais entusiasmantes da Academia de Alcochete. Ruge desde os 11 anos no Sporting CP e cresceu sempre como uma das maiores atrações na Europa, no que diz respeito ao futebol jovem.

O extremo português de pé direito possui uma capacidade de desequilíbrio e finalização estupendas, que desde cedo centraram os holofotes dos principais clubes europeus no talento do atleta leonino. Extremamente veloz, ágil e com recursos técnicos infindáveis, é uma verdadeira dor de cabeça para qualquer adversário. Atua preferencialmente na meia esquerda, contudo apresenta rendimentos estonteantes na ala contrária. As suas habituais diagonais da esquerda para o meio são a sua imagem de marca, e atendendo à velocidade de execução que apresenta, facilmente supera qualquer contenção e cobertura.

Um jogador verdadeiramente distinto e destinado a grandes feitos, Joelson é um fora-de-série e não é descabido afirmar que ninguém teve tanto impacto no futebol formativo nos últimos anos em Portugal. Estas qualidades fizeram do extremo o terceiro mais jovem de sempre a estrear-se na principal equipa do Sporting (entretanto ultrapassado por Dário Essugo).

Integrado no plantel de Sub-23 verde e branco com apenas 16 anos, Joelson afirmou-se com relativa naturalidade, tornando-se uma das figuras de proa do plantel. Na temporada passada atuou, igualmente, pelos bês leoninos, registando 9 partidas. Com Rúben Amorim ao leme dos leões e atendendo ao intenso registo de aposta na formação que se tem verificado para os lados de Alvalade, esta poderá ser a época de afirmação de Joelson no plantel principal, justificando os rótulos de “the next big thing” que lhe são apontados.

A pré-época tem demonstrado que esse cenário é uma possibilidade bem real. O jovem tem sido aposta do timoneiro leonino para os amigáveis realizados, somando vários minutos e atuando em excelente plano.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leicester City rejeita oferta de 32 milhões de euros por ex-Sporting

O Leicester City decidiu rejeitar uma proposta de 32 milhões de euros por Abdul Fatawu, oriunda do Sunderland. O jogador já passou pelo futebol português, mais precisamente pelo Sporting.

Jorge Jesus justifica ida para o Al Nassr

Jorge Jesus foi confirmado nas últimas semanas como novo técnico do Al Nassr. O técnico explicou a escolha do seu novo clube. Na última temporada o português esteve no Al Hilal, de onde foi demitido.

Luis Hemir perto de regressar a Portugal pela porta do Estrela da Amadora

Luis Hemir está perto de reforçar o Estrela da Amadora. O avançado vai assim regressar a Portugal pelas portas da Reboleira. O avançado ainda pertence aos quadros do Sunderland.

Ainda falta calibrar | Académico de Viseu 0-0 Paços de Ferreira

Este duelo prometia à partida perceber como reagiriam as equipas aos desaires sofridos na jornada inaugural da 2.ª Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Fenerbahçe avança por médio da Premier League que é desejado por José Mourinho

O Fenerbahçe quer contratar Edson Álvarez ao West Ham, da Premier League. José Mourinho muito interessado no médio.

Roberto Martínez presente no Sporting x Arouca em Alvalade

Roberto Martínez assistiu ao Sporting x Arouca no Estádio de Alvalade. Leões golearam por 6-0 com bis de três jogadores.

Santa Clara vive pior arranque de sempre da Primeira Liga

O Santa Clara não começou com o pé direito na Primeira Liga 2025/26. Açorianos vivem o pior arranque de sempre da Liga.