Os 5 jovens portugueses a observar na Primeira Liga

4.

Joelson Fernandes – Nascido na Guiné-Bissau em 2003, mas com dupla nacionalidade, Joelson é uma das promessas mais entusiasmantes da Academia de Alcochete. Ruge desde os 11 anos no Sporting CP e cresceu sempre como uma das maiores atrações na Europa, no que diz respeito ao futebol jovem.

O extremo português de pé direito possui uma capacidade de desequilíbrio e finalização estupendas, que desde cedo centraram os holofotes dos principais clubes europeus no talento do atleta leonino. Extremamente veloz, ágil e com recursos técnicos infindáveis, é uma verdadeira dor de cabeça para qualquer adversário. Atua preferencialmente na meia esquerda, contudo apresenta rendimentos estonteantes na ala contrária. As suas habituais diagonais da esquerda para o meio são a sua imagem de marca, e atendendo à velocidade de execução que apresenta, facilmente supera qualquer contenção e cobertura.

Um jogador verdadeiramente distinto e destinado a grandes feitos, Joelson é um fora-de-série e não é descabido afirmar que ninguém teve tanto impacto no futebol formativo nos últimos anos em Portugal. Estas qualidades fizeram do extremo o terceiro mais jovem de sempre a estrear-se na principal equipa do Sporting (entretanto ultrapassado por Dário Essugo).

Integrado no plantel de Sub-23 verde e branco com apenas 16 anos, Joelson afirmou-se com relativa naturalidade, tornando-se uma das figuras de proa do plantel. Na temporada passada atuou, igualmente, pelos bês leoninos, registando 9 partidas. Com Rúben Amorim ao leme dos leões e atendendo ao intenso registo de aposta na formação que se tem verificado para os lados de Alvalade, esta poderá ser a época de afirmação de Joelson no plantel principal, justificando os rótulos de “the next big thing” que lhe são apontados.

A pré-época tem demonstrado que esse cenário é uma possibilidade bem real. O jovem tem sido aposta do timoneiro leonino para os amigáveis realizados, somando vários minutos e atuando em excelente plano.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.