Última horaSegunda Liga: Vizela bate Académica e regressa aos triunfos
Publicidade

Liga 3 | Mais qualidade, mesmos desequilíbrios

João Maravilha · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Começou no dia 13 de agosto a nova competição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF): a Liga 3. Com apenas uma jornada completada, é ainda muito cedo para se declarar o sucesso da introdução da nova competição, mas nem por isso nos temos de abster de expetativas e de avaliar as suas vantagens e desvantagens para o Futebol nacional.

Até aqui, abaixo da Segunda Liga, apenas havia o Campeonato de Portugal que, apesar de ter jogadores de qualidade e algumas equipas com projetos interessantes, ficava sempre aquém na qualidade geral enquanto prova, quer pelas desigualdades das equipas, quer pelas desistências e problemas financeiros que atormentavam a maioria dos participantes.

No entanto a Federação prometeu que este problema seria solucionado com a introdução da Liga 3, que irá ter regras específicas de apoio à formação, como a obrigatoriedade de inscrição de 13 jogadores formados localmente, e também o escrutínio às contas dos clubes, para se saberem os detentores do capital social e da existência de alguma dívida.

Todas estas decisões da Federação dão algum interesse, mas não asseguram a qualidade da competição, pois, a bem da verdade, é isso que interessa a um adepto. A Liga 3, ao ter os melhores clubes da época passada do Campeonato de Portugal, já ganha a partir daí uma maior atenção, pois essas equipas terão agora subido de patamar e terão de jogar ainda melhor para se manterem ali, ou então até subirem à Segunda Liga.

É aqui que vamos à maior vantagem da criação da nova competição: o aumento de qualidade. O Campeonato de Portugal pode ter equipas de qualidade, mas sejamos sinceros: competir todas as semanas contra equipas muitos “furos” abaixo não traz emoção, e ter vários anos equipas a fazerem “passeios” na competição não atrai ninguém.

A Liga 3 promete ser diferente, ou assim espero, pois já teremos um nível de equipas superior e a grande maioria delas profissionais, o que se espera que seja sinónimo de qualidade. Já para não falar que a separação em apenas duas séries sempre é um formato mais fácil de compreender e acompanhar do que o do Campeonato de Portugal, fazendo com que as equipas se defrontem de uma maneira mais interessante.

Na Liga 3 temos as melhores equipas da época passada que estavam no Campeonato de Portugal e não conseguiram subir à Segunda Liga, e este é um outro ponto fundamental para perceber a importância da nova competição: as equipas deixam de estar estagnadas na mesma divisão.

Muitas equipas não alcançavam a subida de divisão e viam-se obrigadas a ficar temporadas consecutivas a jogar no Campeonato de Portugal. Agora, com uma nova divisão no meio, os clubes terão novos propósitos, quer passem eles por subir à Segunda liga, ou lutar pela manutenção, que será mais difícil.

No entanto, se falamos nas vantagens da Liga 3 e as comparamos com as do Campeonato de Portugal, a verdade é que é este último que mais sofre com a criação de uma nova competição acima.

Podemos ser honestos quando dizemos que o Campeonato de Portugal não tinha, na sua maioria, os jogos mais atrativos e de qualidade. Pois então, com a retirada das suas melhores equipas, o problema tende em continuar, já que agora, apesar de haver uma nova oportunidade de subida, também existe um decréscimo de interesse.

A Federação terá de fazer algo em relação a este problema e auxiliar os clubes a crescer para que o adepto de Futebol português não se centre apenas na Primeira Liga e comece a descobrir os bons talentos que existem nas competições inferiores.

Para muitos, a criação de uma nova competição pode ser vista como algo que vem dificultar a subida à Segunda Liga. No entanto a meu ver, é totalmente o contrário. Com a criação desta nova liga, os clubes acabam por subir mais facilmente do Campeonato de Portugal, algo que era mais difícil antes e, por isso, não consigo considerar uma desvantagem, mas sim uma mais valia para os clubes que recebem novos objetivos.

Aguardo ansiosamente para perceber o que a Liga 3 vai trazer ainda mais e se irá cumprir as promessas que prometeu trazer para o Futebol nacional.

Espero que os valores jovens tenham a oportunidade de brilhar numa liga mais competitiva e emocionante, que lhes permite crescer enquanto jogadores, para no futuro terem a mudança para uma liga superior.

É também com grande expetativa que espero que a nova competição se torne emocionante e crie grandes momentos de Futebol, que façam com que os clubes comecem a receber mais interesse por parte dos patrocinadores e, acima de tudo, dos adeptos, pois, sem estes, nada faz sentido.

A Liga 3 tem tudo para dar certo e a primeira jornada foi prova disso, com encontros emocionantes, golos já nos últimos minutos e jogos “rasgadinhos”, em que o resultado poderia cair para qualquer lado.

Ainda por cima agora com os adeptos de volta aos estádios, tudo parece alinhado para que esta nova competição se torne um sucesso e que traga coisas muito positivas para o Futebol português.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

João Maravilha

Redação Bola na Rede · ver artigos