Mágico Braga. Até ao último Guerreiro

Um grande golo de levantar o estádio por parte de André Silva deu o empate ao Porto, deixando estupefacta toda a curva bracarense. Foi um balde de água fria… Gelada, diga-se… Mas, «essa curva que por ti não parou de saltar» deu–te o alento para continuar a lutar. Guerreiro que és, Guerreiro serás! O Braga é nosso! E soubeste resistir por todos nós! Até ao último Homem fomos Guerreiros. Marafona com um «paradão» em bom calão deixou a curva aos saltos e a bola para Goiano facturar.

Marafona foi um dos heróis da final da Taça Fonte: SC Braga
Marafona foi um dos heróis da final da Taça
Fonte: SC Braga

Neste momento, as probabilidades deixavam o Braga mais perto da taça. Mas a desilusão do ano passado deixou marcas e ninguém queria festejar antes do fim. Ouvia-se sempre alguém em tom nervoso e bem baixinho… «Marca!! Por favor marca!» Estou certo de que não era só no Jamor. Em todo o lado se juntavam as mãos à cara e se pedia para que Marcelo Goiano pusesse a rede a sambar. A crença foi tanta que aconteceu. Explosão de alegria que nunca vi. Sinto-me um privilegiado por ter presenciado este momento. Por ter vivido este dia com a maior alegria do mundo. E por «chorar que nem uma Madalena no final» entre todos os braguistas.

Depois de Marcelo Goiano entregar o golo, Marcelo Braguista entregou a Taça. Dia de festa e viva o Braga!

Quero ainda deixar uma confissão e um ponto saboroso… No que toca à confissão, no final dos 90 minutos olhei para todo o lado bracarense e senti alguma ansiedade para o que se avizinhava. A verdade é que durante essa meia hora seguinte o sofrimento foi demasiado e não estava para qualquer um. O Porto corria galvanizado e o Braga sentia a pressão. Quando tudo parecia correr mal, eis que chega o momento do jogo. Um bando de andorinhas sobrevoa a curva braguista. Se deu ou não sorte, nunca saberei. Mas o alento que as gargantas roucas sentiram naquela parte final levou a que bebessem um chazinho de cebola para repor o tom. Força, Braga! Um momento bastante caricato quando se trata de um jogo de futebol. Mas a verdade é que estavam lá. A sorte esteve também do nosso lado. Desta vez merecíamos.

Relativamente ao ponto saboroso, esse, é relativo à forma como ganhámos. Com todo o respeito pelo adversário que também está de parabéns (nem queria até colocá-lo neste aspecto mas a verdade é que obrigatoriamente não pode ser excluído); falo para os bracarenses e o Braga que entenderão o que digo: resistimos até ao fim e desta vez tivemos o desfecho desejado. Soube muito bem.

Sonhámos tanto com o resultado que há muito esperávamos e acreditámos até ao fim. Um Guerreiro não desarma. Foram incansáveis dentro do relvado – aquela curva que por ti saltou e não parou – em casa, a acompanhar na televisão ou no rádio a ouvir, em partes do mundo em que o Braga já tem o seu nome, em todo o lado mostraste o coração que te move. Esse teu coração Guerreiro. A Taça é nossa! Campeões!

Foto de capa: SC Braga

Texto revisto por: Bárbara Mota

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.