Cabeçalho Futebol Nacional

Com a evolução do futebol atual e da capacidade de prospeção e observação por parte do scouting dos mais variados clubes, a qualidade do campeonato português tem tido um enorme crescente, beneficiando em muito equipas que, outrora, dada a falta de condições, não conseguiam reforçar a sua equipa de modo a surpreender não só em contexto nacional como também nas competições europeias.

Se com esta evolução se consegue ir buscar jogadores de grande qualidade a divisões secundárias do Brasil, como David Luiz, ou a divisões secundárias do Japão, como é o caso de Hulk ou até de divisões secundárias em Portugal, como o caso de Diogo Salomão, a verdade é que nem todos os jogadores, por muita qualidade que lhes seja reconhecida, conseguem singrar nos melhores clubes, dado o vasto leque de concorrência que enfrentam e tornam-se por isso “flops”. O meu texto sobre hoje será assim sobre Moussa Marega.

Marega veio do Campeonato Nacional Francês onde, após assinar pelo Espérance de Tunis, uma equipa que milita no futebol tunisiano, ingressa, nessa mesma época, no Marítimo. Após uma época com 15 golos em 34 partidas disputadas, o seu faro de golo não passa despercebido ao Sporting e Porto o que leva a que a equipa do Douro contrate o internacional maliano por um valor a rondar os 4 milhões de euros.

Como nem todos os “achados” da Primeira Liga podem singrar nos grandes clubes, ou porque não estão preparados, ou porque não têm a qualidade necessária, ou até porque o estilo de jogo não se adapta às necessidades do clube, Marega não singrou nos Dragões, numa altura de escassez de recursos técnicos e num sistema que não tinha dado resultado e que, pior ainda, não tinha recursos necessários para ser alterado. A partir daqui, Marega foi alvo de chacota imerecida a nível nacional sendo até acusado por muitos como “O maior flop que o Futebol Clube do Porto alguma vez tivera”.

Marega é o melhor marcador do campeonato até ao momento Fonte: Vitória Sport Clube
Marega é o melhor marcador do campeonato até ao momento
Fonte: Vitória Sport Clube

O problema de Marega pode estar na falta de qualidade para representar um clube de grande dimensão pelo Mundo fora, como é o caso do Futebol Clube do Porto. Mais que isso, o Futebol Clube do Porto é a única equipa dos três grandes que joga em posse, com extremos criativos e que são normalmente dotados de grande técnica e de grande capacidade de descortinar defesas com o seu forte drible um para um.

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Morais brilha na Champions League Asiática e Pedro Martins é derrotado

O Al Wahda de José Morais venceu o Al Ittihad por 2-1 na Champions League Asiática. Pedro Martins e o Al Gharafa foram derrotados.

Não é só Jeremiah St. Juste: Sporting B tem mais um excedentário no plantel que soma 0 minutos

O Sporting B já participou em algumas partidas esta temporada, mas Mateo Tanlongo não foi opção para João Gião.

Atenção, Barcelona: Premier League ao ataque por jovem promessa dos catalães

Marc Bernal regressou recentemente de lesão e está de volta ao plantel do Barcelona. Há equipas da Premier League interessadas no espanhol.

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.