O AVS SAD faz história e é de primeira | Eis a evolução do projeto

É histórico e até caricato que um clube como o AVS SAD com pouco mais de um ano de existência garanta tão abruptamente o acesso ao principal escalão do futebol português. A história pode gerar confusão, contudo já assistimos a um caso relativamente similar no panorama nacional com o surgimento do B SAD. Nesse caso, verificou-se uma cisão total entre o clube e a SAD, conduzindo a caminhos antagónicos. No caso da formação avense sucedeu-se uma cisão entre uma sociedade e um clube, o Vilafranquense.

A SAD do Vilafranquense decidiu mudar-se para a Vila das Aves, originando o AVS. Na sua temporada de estreia nos campeonatos profissionais, o conjunto orientado por Jorge Costa, esteve na liderança durante largas jornadas. Contudo, acabou por falhar a subida direta à Primeira Liga terminando no terceiro posto. Mesmo assim, no playoff com o Portimonense, o AVS carimbou a subida ao principal escalão nacional. A formação avense já havia vencido em Portimão por duas bolas a uma, repetindo agora o mesmo resultado no jogo derradeiro. Os golos do conjunto de Vila das Aves foram apontados por John Mercado e Benny, o grande protagonista deste playoff. Para os algarvios marcou Ronie Carrillo que após sete anos na Primeira Liga regressam ao segundo escalão do futebol português.

Nenê AVS SAD jogadores goleador
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Na temporada seguinte, o AVS e o técnico Jorge Costa seguirão rumos distintos. Com a ascensão à Liga Portugal, dá-se o início de um novo ciclo para ambas as partes. O antigo capitão dos azuis e brancos irá assumir o cargo de diretor para o futebol do FC Porto. Ao AVS espera uma época ainda mais exigente e desafiante. É importante manter o núcleo base, especialmente, jogadores que assumiram elevada preponderância este ano como Nene, Benny, Mercado, Clayton e Zé Ricardo. O foco em reforçar determinados setores, aumentando a qualidade e a competitividade do plantel, também deve ser prioritário.

O AVS ao longo da temporada demonstrou imensa coragem na forma como abordava os jogos no processo defensivo. Com uma linha defensiva bem subida, a formação avense acabava diversas vezes por recuperar a bola em zonas privilegiadas. Fica a curiosidade para perceber se com o novo técnico da equipa irá manter este comportamento, num contexto bem mais exigente. O Arouca de Daniel Sousa, um dos destaques desta edição da 1ª Liga, defendia de igual maneira. Apesar de ter à sua disposição intérpretes de qualidade superior, pode servir de exemplo para o futuro treinador da formação de Vila das Aves, caso este pretenda manter determinas rotinas.

O projeto do AVS é extremamente ambicioso. O líder da SAD, Henrique Sereno, já assumiu que o desejo é disputar a Liga Europa no curto/médio prazo. Para já o sonho europeu ainda é uma miragem, mas o primeiro objetivo do conjunto avense está concretizado. Na próxima temporada estará ao lado dos grandes símbolos do futebol nacional e é permitido sonhar na Vila das Aves.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.