O AVS SAD faz história e é de primeira | Eis a evolução do projeto

É histórico e até caricato que um clube como o AVS SAD com pouco mais de um ano de existência garanta tão abruptamente o acesso ao principal escalão do futebol português. A história pode gerar confusão, contudo já assistimos a um caso relativamente similar no panorama nacional com o surgimento do B SAD. Nesse caso, verificou-se uma cisão total entre o clube e a SAD, conduzindo a caminhos antagónicos. No caso da formação avense sucedeu-se uma cisão entre uma sociedade e um clube, o Vilafranquense.

A SAD do Vilafranquense decidiu mudar-se para a Vila das Aves, originando o AVS. Na sua temporada de estreia nos campeonatos profissionais, o conjunto orientado por Jorge Costa, esteve na liderança durante largas jornadas. Contudo, acabou por falhar a subida direta à Primeira Liga terminando no terceiro posto. Mesmo assim, no playoff com o Portimonense, o AVS carimbou a subida ao principal escalão nacional. A formação avense já havia vencido em Portimão por duas bolas a uma, repetindo agora o mesmo resultado no jogo derradeiro. Os golos do conjunto de Vila das Aves foram apontados por John Mercado e Benny, o grande protagonista deste playoff. Para os algarvios marcou Ronie Carrillo que após sete anos na Primeira Liga regressam ao segundo escalão do futebol português.

Nenê AVS SAD jogadores goleador
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Na temporada seguinte, o AVS e o técnico Jorge Costa seguirão rumos distintos. Com a ascensão à Liga Portugal, dá-se o início de um novo ciclo para ambas as partes. O antigo capitão dos azuis e brancos irá assumir o cargo de diretor para o futebol do FC Porto. Ao AVS espera uma época ainda mais exigente e desafiante. É importante manter o núcleo base, especialmente, jogadores que assumiram elevada preponderância este ano como Nene, Benny, Mercado, Clayton e Zé Ricardo. O foco em reforçar determinados setores, aumentando a qualidade e a competitividade do plantel, também deve ser prioritário.

O AVS ao longo da temporada demonstrou imensa coragem na forma como abordava os jogos no processo defensivo. Com uma linha defensiva bem subida, a formação avense acabava diversas vezes por recuperar a bola em zonas privilegiadas. Fica a curiosidade para perceber se com o novo técnico da equipa irá manter este comportamento, num contexto bem mais exigente. O Arouca de Daniel Sousa, um dos destaques desta edição da 1ª Liga, defendia de igual maneira. Apesar de ter à sua disposição intérpretes de qualidade superior, pode servir de exemplo para o futuro treinador da formação de Vila das Aves, caso este pretenda manter determinas rotinas.

O projeto do AVS é extremamente ambicioso. O líder da SAD, Henrique Sereno, já assumiu que o desejo é disputar a Liga Europa no curto/médio prazo. Para já o sonho europeu ainda é uma miragem, mas o primeiro objetivo do conjunto avense está concretizado. Na próxima temporada estará ao lado dos grandes símbolos do futebol nacional e é permitido sonhar na Vila das Aves.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.