O AVS SAD faz história e é de primeira | Eis a evolução do projeto

É histórico e até caricato que um clube como o AVS SAD com pouco mais de um ano de existência garanta tão abruptamente o acesso ao principal escalão do futebol português. A história pode gerar confusão, contudo já assistimos a um caso relativamente similar no panorama nacional com o surgimento do B SAD. Nesse caso, verificou-se uma cisão total entre o clube e a SAD, conduzindo a caminhos antagónicos. No caso da formação avense sucedeu-se uma cisão entre uma sociedade e um clube, o Vilafranquense.

A SAD do Vilafranquense decidiu mudar-se para a Vila das Aves, originando o AVS. Na sua temporada de estreia nos campeonatos profissionais, o conjunto orientado por Jorge Costa, esteve na liderança durante largas jornadas. Contudo, acabou por falhar a subida direta à Primeira Liga terminando no terceiro posto. Mesmo assim, no playoff com o Portimonense, o AVS carimbou a subida ao principal escalão nacional. A formação avense já havia vencido em Portimão por duas bolas a uma, repetindo agora o mesmo resultado no jogo derradeiro. Os golos do conjunto de Vila das Aves foram apontados por John Mercado e Benny, o grande protagonista deste playoff. Para os algarvios marcou Ronie Carrillo que após sete anos na Primeira Liga regressam ao segundo escalão do futebol português.

Nenê AVS SAD jogadores goleador
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Na temporada seguinte, o AVS e o técnico Jorge Costa seguirão rumos distintos. Com a ascensão à Liga Portugal, dá-se o início de um novo ciclo para ambas as partes. O antigo capitão dos azuis e brancos irá assumir o cargo de diretor para o futebol do FC Porto. Ao AVS espera uma época ainda mais exigente e desafiante. É importante manter o núcleo base, especialmente, jogadores que assumiram elevada preponderância este ano como Nene, Benny, Mercado, Clayton e Zé Ricardo. O foco em reforçar determinados setores, aumentando a qualidade e a competitividade do plantel, também deve ser prioritário.

O AVS ao longo da temporada demonstrou imensa coragem na forma como abordava os jogos no processo defensivo. Com uma linha defensiva bem subida, a formação avense acabava diversas vezes por recuperar a bola em zonas privilegiadas. Fica a curiosidade para perceber se com o novo técnico da equipa irá manter este comportamento, num contexto bem mais exigente. O Arouca de Daniel Sousa, um dos destaques desta edição da 1ª Liga, defendia de igual maneira. Apesar de ter à sua disposição intérpretes de qualidade superior, pode servir de exemplo para o futuro treinador da formação de Vila das Aves, caso este pretenda manter determinas rotinas.

O projeto do AVS é extremamente ambicioso. O líder da SAD, Henrique Sereno, já assumiu que o desejo é disputar a Liga Europa no curto/médio prazo. Para já o sonho europeu ainda é uma miragem, mas o primeiro objetivo do conjunto avense está concretizado. Na próxima temporada estará ao lado dos grandes símbolos do futebol nacional e é permitido sonhar na Vila das Aves.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus querem levar mais um internacional português para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estão a tentar convencer Bruno Fernandes a rumar ao Al Nassr neste mercado de transferências.

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e a continuidade de Bruno Lage no Benfica: «Ele sabe que está sujeito a resultados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.