O Futebol Como Cultura: Em Portugal e em África

O elemento mais comum dessa afirmação identitária pública foi, e é, a colocação de bandeiras portuguesas em janelas, varandas e carros. Cerca de 60% dos portugueses colocou bandeiras em diferentes locais da sua casa e 18% colocou bandeiras ou vestiu-se com as cores nacionais. As ruas foram palco para mais de dois milhões de portugueses celebrarem as vitórias e, pelo menos, 10% assistiram ao jogo nos diferentes espaços públicos criados para o evento. Esta afirmação identitária deixou traços marcantes na sociedade portuguesa pois, antes do início do Mundial da Alemanha de 2006, entre os portugueses 52% afirmavam pensar colocar uma bandeira nacional no exterior da sua casa durante os jogos de Portugal (Cardoso, Espanha & Gomes, 2007).

O futebol é um espectáculo de massas. Não é apenas jogado dentro das quatro linhas dum campo. O futebol é um espetáculo de bairro, de rua e de escola, de colegas de trabalho e de torneios universitários, joga-se e vibra-se pela televisão e na rádio, entre amigos ou vizinhos, nos restaurantes, nos cafés e no emprego. Não há separação de raça, nem cor ou religião. O futebol vai muito além dos 90 minutos. O futebol ultrapassa níveis sociais, escolaridade ou qualquer outro tipo de diferença que possa haver entre pessoas.

Campo humilde nas ilhas Maurícias Fonte: Bola na Rede
Campo humilde na Ilha Maurícia
Fonte: Bola na Rede

Muitos seriam os exemplos de países que levam o futebol a outro nível. Podíamos referir países como Inglaterra, França ou até Espanha. No entanto, saindo um pouco do habitual vamos ver o exemplo de Angola, mais propriamente da Ilha Maurícia.

Devido ao seu passado histórico, a Ilha Maurícia é influenciada por diversas culturas. Desde a sua comida, literatura e até ao desporto, pode-se encontrar influências crioulas, chinesas, francesas e indianas. E é nesse último caso que nos vamos focar. No desporto.

Foi no começo do século XX, relativamente recente, que o futebol chegou a este país através de colonos britânicos. Algum tempo depois, começaram a surgir alguns clubes nas universidades, nomeadamente: “Royal College” e o “Saint-Joseph College”, e também no centro das comunidades da sociedade mauriciana.

Ao sentir a necessidade de se organizar o futebol do país, foi fundada a Federação Mauriciana de Futebol (“Curepipe Spors Committee”), que mais tarde se tornaria “Maurítius Football Associations”, e que em 1962 se filiaram à confederação Africana de Futebol (CAF) e em 1964 à FIFA. Clubes como “Dodo Clube”, “Falcon Club”, foram fundados nesta altura.

A história do futebol na Ilha Maurícia não foi algo que se destacou. Nas classificações para a copa do mundo nunca conseguiram ser classificados, o que fez com que em 2014 desistissem de jogar por questões financeiras.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...