O Futebol Como Cultura: Em Portugal e em África

Devido à falta de patrocínios, as equipas nacionais não têm muito sucesso no que toca a competições internacionais. Apesar de haver algum destaque em algumas modalidades, a emancipação do desporto nesta República não é algo conseguido.

No futebol, nomeadamente nas competições da FIFA, a Maurícia teve um maior destaque no ano de sua estreia contra a seleção das Ilhas Reunião em 1947 em que venceu por 2-1 e , mais tarde, em 1950 que venceu essa mesma seleção por 15-2. Em1966 o país participou pela primeira vez no “campeonato Africano das nações” e em 1974, pela primeira vez, classificou-se para a fase final da “copa das nações africanas”.

Apesar de ter pouco destaque a nível nacional, o que se vive nas ruas é o futebol no seu estado puro. De manhã até ao cair da noite, jovens e menos jovens procuram se divertir com uma bola improvisada ou remendada, ou num campo coberto de terra. O importante é jogar, o importante é ser feliz.

O Futebol vivido nas ilhas maurícias de forma humilde pelas crianças Fonte: Depositphotos Br
O Futebol vivido na Ilha Maurícia de forma humilde pelas crianças
Fonte: Depositphotos Br

É num ambiente imaculado, em que não há maldade, não há o fervor da constante competição, que surge a humilde paixão nas crianças. Estas aproveitam qualquer circunstância para “dançar” com a bola nos pés, é o retrato duma paixão singela.

A paixão que aqui se vive, transmite a identidade do país. Mesmo não sendo um país que está no TOP do mundo do futebol, não há nada que os deixe desistir. A Maurícia é uma região empobrecida, que sofreu, que se viu afligida em certas circunstâncias, mas não desistiu. Maurícias mostra que desistir é para quem não acredita naquilo que possui. Desistir de algo que faz quem neste local mágico vive sentir-se feliz, bem disposto- como o futebol-é algo impensável.

Pode não juntar milhões de adeptos num estádio quase todos os fins de semana, pode até não entrar em competições mundiais, mas uma certeza é que o futebol está no coração de quem aí vive. E isso ninguém os pode tirar.

Como forma de conclusão e como forma de fazê-lo pensar, deixamos as palavras do escritor Umberto Eco, que admitiu ser adepto do “desporto rei”: “É como a úlcera, atinge tanto o rico como o pobre.”.

 

Foto de Capa: Bola na Rede

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.