O Futebol Como Cultura: Em Portugal e em África

- Advertisement -

Devido à falta de patrocínios, as equipas nacionais não têm muito sucesso no que toca a competições internacionais. Apesar de haver algum destaque em algumas modalidades, a emancipação do desporto nesta República não é algo conseguido.

No futebol, nomeadamente nas competições da FIFA, a Maurícia teve um maior destaque no ano de sua estreia contra a seleção das Ilhas Reunião em 1947 em que venceu por 2-1 e , mais tarde, em 1950 que venceu essa mesma seleção por 15-2. Em1966 o país participou pela primeira vez no “campeonato Africano das nações” e em 1974, pela primeira vez, classificou-se para a fase final da “copa das nações africanas”.

Apesar de ter pouco destaque a nível nacional, o que se vive nas ruas é o futebol no seu estado puro. De manhã até ao cair da noite, jovens e menos jovens procuram se divertir com uma bola improvisada ou remendada, ou num campo coberto de terra. O importante é jogar, o importante é ser feliz.

O Futebol vivido nas ilhas maurícias de forma humilde pelas crianças Fonte: Depositphotos Br
O Futebol vivido na Ilha Maurícia de forma humilde pelas crianças
Fonte: Depositphotos Br

É num ambiente imaculado, em que não há maldade, não há o fervor da constante competição, que surge a humilde paixão nas crianças. Estas aproveitam qualquer circunstância para “dançar” com a bola nos pés, é o retrato duma paixão singela.

A paixão que aqui se vive, transmite a identidade do país. Mesmo não sendo um país que está no TOP do mundo do futebol, não há nada que os deixe desistir. A Maurícia é uma região empobrecida, que sofreu, que se viu afligida em certas circunstâncias, mas não desistiu. Maurícias mostra que desistir é para quem não acredita naquilo que possui. Desistir de algo que faz quem neste local mágico vive sentir-se feliz, bem disposto- como o futebol-é algo impensável.

Pode não juntar milhões de adeptos num estádio quase todos os fins de semana, pode até não entrar em competições mundiais, mas uma certeza é que o futebol está no coração de quem aí vive. E isso ninguém os pode tirar.

Como forma de conclusão e como forma de fazê-lo pensar, deixamos as palavras do escritor Umberto Eco, que admitiu ser adepto do “desporto rei”: “É como a úlcera, atinge tanto o rico como o pobre.”.

 

Foto de Capa: Bola na Rede

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O Athletic e uma política única de contratações

O Athletic é um dos emblemas com maior personalidade no mercado de transferências, mantendo-se com uma política altamente restrita.

Estrela da Amadora volta a ir à 3ª Divisão da Alemanha e está perto de contratar lateral-direito com formação no Bayern Munique

O Estrela da Amadora está a fechar a contratação de Max Scholze. O lateral direito tem 20 anos e foi formado no Bayern Munique.

Como ver todos os jogos da última jornada da Champions League em simultâneo?

A DAZN vai ter um programa especial para acompanhar a última jornada da Champions League. 18 jogos em simultâneo.

FC Porto prepara partida contra o Rangers com 2 baixas

O FC Porto vai enfrentar o Rangers na quinta-feira. Francesco Farioli continua a preparar o encontro relativo à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrício Garcia emprestado pelo Estoril Praia ao Alverca

O Alverca anunciou a contratação de Fabrício Garcia. O lateral-esquerdo de 24 anos foi emprestado pelo Estoril Praia até ao final da época.

Bruno Fernandes já tomou uma decisão relativa ao seu futuro

Bruno Fernandes definiu que não vai tomar qualquer decisão sobre a sua continuidade no Manchester United até ao final da época.

Rio Ave pode pagar 2,5 milhões de euros por médio brasileiro do Cruzeiro

O Rio Ave está a tentar assegurar a contratação de Ryan Guilherme. O médio brasileiro de 23 anos está ao serviço do Cruzeiro.