O futebol de rua como escada para o sucesso

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

A grande maioria dos futebolistas profissionais da história teve o seu primeiro contacto com uma bola de futebol na rua. É na rua que muitas crianças se divertem, que se inspiram nos seus maiores ídolos e sonham em tornar-se futuramente nos maiores craques da bola.

Acho que qualquer futebolista profissional nos dias de hoje guarda nas suas memórias os tempos em que jogava à bola na rua com os amigos de infância. O futebol de rua é um dos regalos que as crianças têm, no momento em que ainda não têm preocupações nem responsabilidades.

A convivência com os amigos, fazer os postes das balizas com pedras, camisolas ou até mochilas, chegar a casa com a roupa toda suja e/ou rasgada… creio que isso é um dos maiores prazeres da vida que uma criança pode ter.

Seria Cristiano Ronaldo o jogador que é hoje sem ter jogado futebol na rua? Fonte: Facebook Oficial Cristiano Ronaldo
Seria Cristiano Ronaldo o jogador que é hoje sem ter jogado futebol na rua?
Fonte: Facebook Oficial Cristiano Ronaldo

No entanto, esse é um privilégio cada vez menos aproveitado pelas crianças na flor da idade, e isto acontece pelos mais variados motivos. Primeiro que tudo, nos dias de hoje é cada vez mais frequente ver miúdos de 5 anos fechadas em casa agarradas ao iphone ou ao tablet em vez de irem brincar para a rua e socializarem com miúdos da mesma idade, visto que já dispõem de meios tecnológicos para o fazer sem sair de casa.

Outros factores são a carga horária dos pais das crianças que lhes retira tempo e cabeça para terem uma participação mais activa na vida dos filhos. E por fim, a insegurança cada vez maior que se vive nas ruas que faz com que seja muito arriscado um grupo de crianças brincarem na rua sem a supervisão de algum adulto.

No entanto, creio que devemos olhar para o futebol de uma forma mais profunda e futurista, ou seja, devemos pensar na influência que o futebol de rua vai ter num futuro futebolista profissional que tenha uma carreira de sucesso. Sim, porque mesmo que os miúdos joguem numa escola de futebol, também jogam futebol na rua com os amigos, e não é a mesma coisa.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica prepara jogo com o FC Porto e há várias novidades

O Benfica treinou esta sexta-feira com o foco no FC Porto. Vários jovens foram chamados à sessão de trabalho das águias.

Nuno Mendes responde a provocação de jogador do Marselha após vitória na Supertaça: «Tenta de novo»

Nuno Mendes lembrou uma publicação de Leonardo Balerdi em setembro de 2025 e deixou uma resposta nas suas redes sociais.

Sporting volta a Alcochete com regresso importante

O Sporting treinou esta sexta-feira na Academia Cristiano Ronaldo. Regresso de Geny Catamo foi a principal novidade.

Imprensa bósnia revela que Amar Dedic atrai interesse de tubarão da Premier League

O Manchester City pondera avançar com uma proposta por Amar Dedic, após Pep Guardiola mostrar interesse no defesa-lateral do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand descreve qualidades de Victor Froholdt: «Vi desde o início que tem um ritmo muito elevado e que joga rápido»

O capitão do Sporting Morten Hjulmand elogiou Victor Froholdt na sequência das distinções individuais de Futebolista e Talento do Ano da Dinamarca.

Benfica e FC Porto olham para o mesmo defesa e há mais clubes interessados

Abubacarr Sedi Kinteh está na mira do Benfica e do FC Porto. Jovem defesa-central chama à atenção do Chelsea e de mais clubes.

Diretor desportivo do Jagiellonia: «Valor da transferência poderia ter sido mais alto, mas Pietuszeswski só queria o FC Porto»

O diretor desportivo do Jagiellonia, antigo clube de Oskar Pietuszewski, comentou a saída do polaco para o FC Porto por 10 milhões de euros.