O futebol de rua como escada para o sucesso

Antes de mais, muitas escolas de futebol têm um problema: elas “formatam” os jogadores em vez de os formar. Como assim? Primeiro, pela mentalidade “resultadista” que muitos dirigentes e treinadores têm, ao preocuparem-se mais com os resultados colectivos, do que com a evolução individual de cada jogador. Segundo, porque é frequente num jogo de futebol entre miúdos, ver os treinadores a gritar: “passa a bola!” “chuta!”. Assim, os treinadores estão a pensar pelos jogadores, limitando a sua evolução e impedindo que estes explorem as suas potencialidades.

No futebol de rua não é assim. A jogar à bola na rua, sem treinadores a dar ordens nem pais nas bancadas a mandar “bitaites”, os miúdos aprendem a pensar e a agir por eles próprios. Como tal, o futebol de rua estimula a criatividade dos jogadores, a tomada de decisão e a leitura e a compreensão de jogo. Logo, considero o futebol de rua essencial para o desenvolvimento motor e cognitivo dos jogadores.

A continência de Pizzi é uma homenagem aos amigos com quem jogava na infância Fonte: Sport Lisboa e Benfica
A continência de Pizzi é uma homenagem aos amigos com quem jogava na infância
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

Verificando exemplos de jogadores em Portugal, creio que existe um jogador em particular que tem bem patentes as suas raízes futebolísticas. Falo de Luís Miguel Afonso Fernandes, mais conhecido no mundo do futebol pelo nome que tinha gravado na sua camisola do Barcelona com a qual ia jogar à bola com os seus amigos de infância nas ruas de Bragança: Pizzi. E pela forma como este joga, também dá para perceber que o futebol de rua o ajudou muito a tornar-se naquele jogador que é hoje, naquele jogador inteligente e com elevada capacidade de definir os lances. E como ele, há mais jogadores nacionais, tais como Bruno Fernandes ou Rúben Ribeiro, jogadores que pela forma como sabem sempre o que fazer com a bola, certamente terão aprendido a desenvolver essa capacidade a jogar nas ruas.

Como tal, o futebol de rua é de uma importância vital para o crescimento de um jogador que sonha em tornar-se profissional e construir uma carreira de sucesso.

Foto de capa: torcedores.com

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool reage à morte de Diogo Jota: «O Liverpool está desolado com o trágico falecimento de Diogo Jota»

O Liverpool reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Rúben Neves com mensagem sentida para Diogo Jota: «Nunca te vou esquecer»

Rúben Neves reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Sporting manifesta pesar pelas mortes de Diogo Jota e André Silva: «O mundo do futebol ficou mais pobre»

O Sporting reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

PUB

Mais Artigos Populares

FPF e mortes de Diogo Jota e André Silva: «Perdemos dois campeões»

A FPF reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

FC Porto despede-se de Diogo Jota e André Silva, antigos jogadores do clube

O FC Porto reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Luís Montenegro e morte de Diogo Jota: «Um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional»

Luís Montenegro reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.