📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O futebol de rua como escada para o sucesso

- Advertisement -

Antes de mais, muitas escolas de futebol têm um problema: elas “formatam” os jogadores em vez de os formar. Como assim? Primeiro, pela mentalidade “resultadista” que muitos dirigentes e treinadores têm, ao preocuparem-se mais com os resultados colectivos, do que com a evolução individual de cada jogador. Segundo, porque é frequente num jogo de futebol entre miúdos, ver os treinadores a gritar: “passa a bola!” “chuta!”. Assim, os treinadores estão a pensar pelos jogadores, limitando a sua evolução e impedindo que estes explorem as suas potencialidades.

No futebol de rua não é assim. A jogar à bola na rua, sem treinadores a dar ordens nem pais nas bancadas a mandar “bitaites”, os miúdos aprendem a pensar e a agir por eles próprios. Como tal, o futebol de rua estimula a criatividade dos jogadores, a tomada de decisão e a leitura e a compreensão de jogo. Logo, considero o futebol de rua essencial para o desenvolvimento motor e cognitivo dos jogadores.

A continência de Pizzi é uma homenagem aos amigos com quem jogava na infância Fonte: Sport Lisboa e Benfica
A continência de Pizzi é uma homenagem aos amigos com quem jogava na infância
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

Verificando exemplos de jogadores em Portugal, creio que existe um jogador em particular que tem bem patentes as suas raízes futebolísticas. Falo de Luís Miguel Afonso Fernandes, mais conhecido no mundo do futebol pelo nome que tinha gravado na sua camisola do Barcelona com a qual ia jogar à bola com os seus amigos de infância nas ruas de Bragança: Pizzi. E pela forma como este joga, também dá para perceber que o futebol de rua o ajudou muito a tornar-se naquele jogador que é hoje, naquele jogador inteligente e com elevada capacidade de definir os lances. E como ele, há mais jogadores nacionais, tais como Bruno Fernandes ou Rúben Ribeiro, jogadores que pela forma como sabem sempre o que fazer com a bola, certamente terão aprendido a desenvolver essa capacidade a jogar nas ruas.

Como tal, o futebol de rua é de uma importância vital para o crescimento de um jogador que sonha em tornar-se profissional e construir uma carreira de sucesso.

Foto de capa: torcedores.com

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Fonseca encantado com ex-Sporting: «Não esperava este nível de rendimento agora»

Paulo Fonseca, treinador do Lyon, deixou vários elogios a Afonso Moreira, ao abordar a evolução do extremo de 20 anos.

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.