O mundo do Scouting

- Advertisement -

Por fim o scouting de observação de equipas adversárias. Provavelmente o mais conhecido e menos  complexo. Este scout tem como objetivo facultar o máximo de informação possível sobre a equipa adversária, desde o sistema tático a indicadores que sejam importantes sobre a equipa adversária e sobre jogadores na sua vertente individual.

O scouting é uma profissão vista por muitos com algum mistério
Fonte: Ligue 1 Conforama

A importância do scouting

Os grandes clubes cada vez investem mais em equipas de scouting isto porque a verdade é que acaba por trazer frutos a médio e a longo prazo. Ter uma equipa especializada na contratação de jogadores não só otimiza diretamente a vertente desportiva como a nível financeiro os lucros são quase uma certeza.

Um dos pontos fundamentais de qualquer scout é minimizar o erro na hora de indicar uma contratação e todos os fatores são analisados ao pormenor, desde a simples análise técnica e tática à analise pessoal e social do jogador. Isto tem impacto direto na equipa, se é necessário contratar um substituto de um titular indiscutível por exemplo, se esse jogador vier recomendado pela equipa de scouting a probabilidade de ser a escolha certa e de ter sucesso imediato é elevadíssima. Financeiramente com a redução da margem de erro os lucros naturalmente aumentam pois deixa de ser necessário contratar mais e sem qualidade para colmatar as falhas.

No futebol português esta forma de ver o futebol ainda é pouco explorada pelos clubes da primeira liga à exceção dos grandes. A prática na maior parte dos casos é contratar muito e ver se um ou outro jogador dá certo, é quase que um jogo de roleta. A verdade é que esta política de contratações tem um impacto desportivamente pois acaba por haver jogadores que não correspondem como esperado e financeiramente é gasto muito dinheiro em jogadores de qualidade duvidosa.

São principalmente os clubes com mais dificuldades financeiras que devem apostar na criação de departamentos de scouting pois permite que os clubes contratem menos e melhor e melhorando assim a componente desportiva. A parte financeira é uma consequência natural de uma melhor gestão na abordagem ao mercado pois com os jogadores certos a sua valorização é muito mais provável.

Foto de Capa: UEFA Champions League

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
Ligado profissionalmente às IT mas um apaixonado pelo desporto rei, desde pequeno que vive e respira futebol. Benfiquista de coração que não perde a oportunidade de fazer uma "peladinha" com os amigos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympiacos rejeitou proposta da Premier League de 40 milhões de euros por médio de 18 anos

Segundo o próprio diretor desportivo, o Olympiakos rejeitou uma proposta de 40 milhões do Brighton pelo jovem médio este verão.

Van der Vaart critica Portugal e deixa ataque a Cristiano Ronaldo: «Não têm muito sentido de humor»

O antigo internacional neerlandês, Rafael van der Vaart, voltou a responder a Cristiano Ronaldo, numa disputa que já leva um ano.

Rui Costa reage ao mapeamento da FPF revelado por Frederico Varandas: «O presidente do Sporting teve acesso a um número que mais ninguém teve»

Rui Costa respondeu às declarações proferidas por Frederico Varandas sobre o mapeamento dos órgãos sociais da FPF.

Luis Carrión regressa ao Real Oviedo e assume a equipa da La Liga

Luis Carrión é o novo treinador do Real Oviedo. O técnico espanhol de 46 anos foi o escolhido para assumir a equipa da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim quer renovar com Harry Maguire

O Manchester United já iniciou conversações com Harry Maguire para a renovação do contrato do internacional inglês.

Jordan Henderson e a chamada à Seleção Inglesa: «Perguntem à equipa técnica e jogadores se sou uma ‘cheerleader’»

Jordan Henderson respondeu à contestação suscitada pelo facto de ter sido chamado à seleção de Inglaterra por Tomas Tuchel.

Rio Ferdinand faz confissão sobre trabalho de Ruben Amorim no Manchester United

Rio Ferdinand admitiu que Ruben Amorim poderia ter sido despedido caso não tivesse vencido o Sunderland na 7.ª jornada da Premier League.