O mundo do Scouting

Por fim o scouting de observação de equipas adversárias. Provavelmente o mais conhecido e menos  complexo. Este scout tem como objetivo facultar o máximo de informação possível sobre a equipa adversária, desde o sistema tático a indicadores que sejam importantes sobre a equipa adversária e sobre jogadores na sua vertente individual.

O scouting é uma profissão vista por muitos com algum mistério
Fonte: Ligue 1 Conforama

A importância do scouting

Os grandes clubes cada vez investem mais em equipas de scouting isto porque a verdade é que acaba por trazer frutos a médio e a longo prazo. Ter uma equipa especializada na contratação de jogadores não só otimiza diretamente a vertente desportiva como a nível financeiro os lucros são quase uma certeza.

Um dos pontos fundamentais de qualquer scout é minimizar o erro na hora de indicar uma contratação e todos os fatores são analisados ao pormenor, desde a simples análise técnica e tática à analise pessoal e social do jogador. Isto tem impacto direto na equipa, se é necessário contratar um substituto de um titular indiscutível por exemplo, se esse jogador vier recomendado pela equipa de scouting a probabilidade de ser a escolha certa e de ter sucesso imediato é elevadíssima. Financeiramente com a redução da margem de erro os lucros naturalmente aumentam pois deixa de ser necessário contratar mais e sem qualidade para colmatar as falhas.

No futebol português esta forma de ver o futebol ainda é pouco explorada pelos clubes da primeira liga à exceção dos grandes. A prática na maior parte dos casos é contratar muito e ver se um ou outro jogador dá certo, é quase que um jogo de roleta. A verdade é que esta política de contratações tem um impacto desportivamente pois acaba por haver jogadores que não correspondem como esperado e financeiramente é gasto muito dinheiro em jogadores de qualidade duvidosa.

São principalmente os clubes com mais dificuldades financeiras que devem apostar na criação de departamentos de scouting pois permite que os clubes contratem menos e melhor e melhorando assim a componente desportiva. A parte financeira é uma consequência natural de uma melhor gestão na abordagem ao mercado pois com os jogadores certos a sua valorização é muito mais provável.

Foto de Capa: UEFA Champions League

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
Ligado profissionalmente às IT mas um apaixonado pelo desporto rei, desde pequeno que vive e respira futebol. Benfiquista de coração que não perde a oportunidade de fazer uma "peladinha" com os amigos.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.