📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olhanense: Será o futuro rubro ou negro?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O dia é 10 de maio de 2014. O local é Setúbal. Eram perto das 18 horas da tarde quando se confirmou o esperado: o Sporting Clube Olhanense era despromovido da primeira divisão de futebol e descia ao segundo escalão do futebol português, após mais uma derrota, por 3-1 frente ao Vitória de Setúbal. No total dessa época foram 18. O Olhanense ficava em último lugar do campeonato, com os mesmos pontos do Paços de Ferreira e exatamente o mesmo número de vitórias, empates e derrotas. Valeu a diferença de golos.

Após cinco épocas consecutivas na Primeira Liga, tinha chegado ao fim um período de alguma regularidade no máximo escalão do futebol nacional, com resultados até satisfatórios, sem grandes sobressaltos – aliás, os Rubro Negros até fizeram um dos seus melhores resultados da história, com um 8º lugar em 2011/2012. O início do fim foi na época seguinte, 2012/2013, com o clube a fugir à despromoção por apenas um ponto, juntando ao insucesso desportivo um lote imenso de dívidas às finanças.

Fonte: SC Olhanense
Um dos raros momentos de festejo no clube de Olhão
Fonte: SC Olhanense

A estas dívidas juntou-se também outro problema: segundo o Decreto-Lei n.º 10/2013, aplicado pela primeira vez na época 2013/2014, todas as sociedades desportivas que pretendessem participar em competições profissionais teriam de criar uma sociedade jurídica desportiva, as chamadas SAD (Sociedade Anónima Desportiva). O SC Olhanense, não tendo uma SAD até à temporada mencionada, teve de formar uma de modo a poder participar nessa época desportiva.

Em junho de 2013 é então criada – um pouco à pressa e sem reflexão – uma sociedade anónima desportiva para o Olhanense, beneficiando o clube de um investimento de 1,5 milhões de euros por parte de investidores italianos, encabeçados por Igor Campedelli, ficando os mesmos a deter 80% do capital social da SAD. Apesar do elevado peso dado pelo clube aos seus investidores, até aqui tudo parece estar bem, com os algarvios a resolverem dois problemas de uma só vez: a não existência de uma sociedade desportiva e as dívidas às finanças e segurança social. Quase quatro anos volvidos podemos dizer que afinal não, nada está bem.

Foto de Capa: SC Olhanense

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho elogia Moreirense e diz: «Temos de ir com a vitória no pensamento»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

Regresso a Alvalade: Os onzes prováveis do Sporting x AVS SAD para a Primeira Liga

O Sporting recebe o AVS SAD para a jornada 14 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da respetiva partida.

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Temos de colocar o jogador na melhor condição possível para explodir e atingir o seu potencial»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, falou sobre Viktor Gyokeres. Declarações surgem na antevisão ao jogo com o Wolves.

Leões com jogo teoricamente acessível em casa | Sporting x AVS 

Para o campeonato português, (este "novo") AVS e Sporting defrontaram-se apenas duas vezes e foram na época passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o preço que o River Plate está disposto a pagar para garantir o empréstimo de Gianluca Prestianni junto do Benfica

Gianluca Prestianni está a ser alvo do River Plate. Emblema argentino fez proposta ao Benfica pelo extremo.

Roberto Martínez enaltece Rui Patrício: «Teve uma carreira notável»

Roberto Martínez dirigiu palavras de apreço a Rui Patrício. Guarda-redes retirou-se esta semana dos relvados.

Roberto Martínez confirma que levaria Paulinho ao Mundial 2026: «Hoje era uma opção dentro dos 26»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.