Os “Leões” da Serra

Mas a história não começa exatamente nesta temporada. A época passada foi já verdadeiramente impressionante. O SC Covilhã terminou num espetacular sexto lugar do campeonato quando em janeiro ocupada o 16º lugar! A evolução dos serranos está a ser confirmada esta época com a liderança isolada do campeonato, tendo apenas sofrido uma derrota, frente ao Leixões SC, por 3-2.

A maior surpresa começou, porém, em julho. Estávamos no final do mês e num início de competição oficial muito aguardado pelo FC Famalicão, na Allianz Cup onde, a jogar em casa e com um plantel renovado e com muita qualidade (como se comprova pela sensacional liderança isolada no campeonato), se afirmava como favorito a chegar à fase de grupos da competição. E pela frente teve este Covilhã, que se apresentou em Famalicão muito personalizado, com muito critério na saída para o ataque e, acima de tudo, com um equilíbrio emocional e tático muito grandes para a fase tão prematura da época. Foi com um 2-0 que os serranos esfriaram a euforia famalicense, numa vitória justa e que foi fruto da maturidade competitiva que apresentou em campo.

Covilhã surpreendeu o FC Famalicão
Fonte: SC Covilhã

E é precisamente esse o Covilhã que temos visto ao longo destas seis jornadas. Uma equipa que sabe o que quer, que faz do coletivo a sua maior arma tendo um plantel com muita experiência de Segunda liga, o que também contribui para uma forma de jogar assente no equilíbrio e na gestão (de qualidade, porque tem sempre de haver qualidade para levar estas tarefas a cabo) dos vários momentos do jogo. Quando o coletivo funciona, as individualidades também têm mais facilidade em “soltar-se”.

Adriano Castanheira foi mesmo considerado o melhor jogador do mês de agosto (tem já quatro golos apontados) mas também a qualidade de Kukula ou do experiente Gilberto saltam à vista. Porém, é notório que o segredo está mesmo no coletivo. A vitória em Chaves este fim-de-semana, frente a um adversário com o objetivo assumido de subir de divisão e com vários jogadores com passado de Primeira liga, é sinónimo disso mesmo. O golo madrugador dos flavienses, que até poderia indicar uma má tarde para o Covilhã, acabou por se traduzir numa reação forte, pensada e muito bem gerida emocionalmente pelos homens da Serra, que conseguiram virar o jogo e vencer. O significado desta vitória ganha ainda maior expressão se virmos que o Covilhã vinha precisamente da sua primeira derrota na época, o que poderia também levar a algum desânimo, que não se verificou em momento algum. Maturidade é a palavra que mais define este Covilhã.

A pergunta que se impõe é: Até onde pode chegar o Covilhã? Numa Segunda Liga muito competitiva com GD Chaves, CD Feirense, CD Nacional, Estoril SAD ou Académica como alguns dos candidatos mais fortes à subida, a verdade é que é o Covilhã que neste momento lidera e com toda a justiça.  A Segunda Liga é uma maratona de jogos e uma autêntica montanha russa de resultados, de momentos de forma, de estados emocionais. Será o Covilhã capaz de manter-se de pé? Uma coisa é certa: não será fácil derrotar os “Leões” da Serra.

Foto de Capa: SC Covilhã

Revisto por: Jorge Neves

António Sousa
António Sousahttp://www.bolanarede.pt
O António é um famalicense de gema e um amante do futebol e do desporto. Com o sonho em ser treinador de futebol bem presente, é através da escrita que encontra a melhor forma de se expressar. Apologista do jogo interior e do futebol ao domingo à tarde.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle aumenta oferta por Benjamin Sesko

O Newcastle e o Manchester United lutam pela contratação de Benjamin Sesko. Magpies apresentam oferta melhorada ao Leipzig.

Gonçalo Guedes e a mudança para a Real Sociedad: «Espero voltar ao meu nível o mais rapidamente possível»

Gonçalo Guedes deixou o Wolverhampton para reforçar a Real Sociedad. Avançado português reage à mudança de clube.

10 golos em 2 jogos: Liverpool goleia Athletic e depois vence pela margem mínima no mesmo dia

O Liverpool jogou esta segunda-feira com o Athletic Club por duas ocasiões. Reds ganharam os dois jogos particulares.

Rio Ferdinand levanta dúvidas sobre contratação de Viktor Gyokeres no Arsenal

Viktor Gyokeres trocou o Sporting pelo Arsenal neste mercado de verão. Rio Ferdinand falou sobre a contratação do avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.