📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal e a sede insaciável

- Advertisement -

Setembro ditou o início da maior prova do escalão máximo do futebol português. Setembro também ditou o despedimento e alteração nos comandos técnicos de várias equipas na Liga Portuguesa. Na capital do móvel sucedeu-se a primeira chicoteada no momento em que Filó foi despedido, no fim da quarta jornada da liga – sendo que a equipa do Paços de Ferreira FC apenas possuía um mero ponto -, e consequentemente substituído por Pepa.

O segundo despedimento não tardou muito a chegar, visto que foi apenas um dia de diferença que separou estes acontecimentos. No dia três do mês fatal para muitos treinadores, adveio-se a saída de Marcel Keizer do comando técnico do Sporting CP através de uma rescisão saudável. A Taça de Portugal e a Taça da Liga não foram suficientes para prender o treinador ao clube lisboeta, isto veio a confirmar-se após a derrota por 2-3 na receção ao Rio Ave FC e a chicoteada foi inevitável.

Leonel Pontes, treinador dos sub-23 ficou responsável pelo comando técnico. No entanto a corrida por treinador do, atualmente, quarto classificado não ficou por aí e a aventura de Leonel Pontes apenas durou 24 dias. É neste âmbito que ‘se mata dois coelhos de uma cajadada só’, o recém-despedido (apenas dois dias após a saída de Keizer) do comando técnico Belenenses SAD após permanecer no comando durante três épocas? O clube de Belém ocupava o 17º lugar do campeonato, sem qualquer golo marcado após cinco jogos oficiais.

Mais difícil ainda foi arranjar quem ocupasse o comando técnico de Augusto Inácio no CD Aves. Foi complicado deixar o clube que se encontrava em último lugar no campeonato, no entanto após a goleada do SC Farense por 5-2 o lugar ficou disponível. Dizer que havia uma escassez no mercado é dizer pouco sobre aquilo que o CD Aves enfrentava. A solução interina foi Leandro Pires, antigo treinador da equipa sub-23.

Julio Velázquez já conta com experiência na Liga Portuguesa após treinar o Belenenses SAD por 2 épocas entre 2015 e 2017
Fonte: Vitória FC

Em menos de dois meses já contamos com cinco chicoteadas. Sandro Mendes, agora ex-treinador do Vitória FC foi o escolhido para sair. Ao final de oito jornadas, a equipa do Bonfim apenas somara oito pontos e um total de duas vitórias. Julio Velázquez regressa a Portugal, após a passagem fugaz que teve pela Udinese, em Itália, e assume o comando técnico (e de que maneira revolucionária!).

Desta vez por escolha própria, Nuno Manta Santos coloca o seu lugar à disposição face ao mau desenvolvimento do início da época. O clube madeirense aceitou a vontade do treinador, agradecendo a forma como este aceitou o desafio proposto pelo CS Marítimo mas salienta que o futebol é feito em torno de resultados. Outro regresso ao futebol português, José Gomes é oficializado como treinador da equipa que ocupava o 14º lugar da tabela classificativa (atual 12º lugar) após abandonar o comando técnico do Reading FC, em Inglaterra.

O Moreirense FC anunciou a quebra do vínculo através das redes sociais, desejando sucesso a Vítor Campelos
Fonte: Bola na Rede

Deixando novamente as ilhas e regressando ao Continente, Vítor Campelos que era um estreante na Primeira Liga Portuguesa ao comando do Moreirense FC é despedido. A quebra do vínculo entre o treinador e o clube deve-se, mais uma vez, aos resultados. Ricardo Santos entra em ação em Moreira de Cónegos.

Pelo mesmo caminho foi Lito Vidigal. O comando técnico do Boavista FC já havia sido questionado pelos adeptos, que se demonstravam insatisfeitos com Vidigal enquanto treinador. Daniel Ramos foi o candidato mais forte e o escolhido para assumir o lugar, no entanto até ao momento ainda não se verificou qualquer mudança.

A fechar o ano, Sá Pinto é despedido. O treinador do SC Braga termina a sua ligação com o clube minhoto após péssimos resultados na Primeira Liga Portuguesa. A prestação da equipa na Liga Europa não se demonstrou suficiente e a última chicoteada foi servida. Perante esta situação, rendeu Rúben Amorim. O recém subido desde a Liga de Portugal tem sido visto como uma ótima solução face as circunstâncias, e os resultados estão à vista de toda a gente – a última da equipa por sete golos fala por si própria.

Qual será a primeira chicoteada do ano?

Visto que metade das equipas da Liga Portuguesa já alterou o seu comando técnico é algo que deixa qualquer um em alerta. Será uma questão de tempo até próximos capítulos neste assunto, Portugal está com uma sede enorme (uma sede insaciável, diga-se) de mudança (ou então de sucesso disparatado). No entanto, será complicado alcançar qualquer tipo de resultados com mudanças tão antecipadas. É necessário tempo e calma para assumir o comando técnico de uma equipa, visto que não é o treinador de raiz a assumir a gerência face às mudanças repentinas. É necessário confiança e pouca mudança!

Foto de Capa: Liga Portugal

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.