Profissionais, mas nem tanto

Na minha opinião, a Segunda Liga é sem sombra de dúvida uma liga competitiva, onde existe sempre muita luta, mas considero que os clubes com a melhor planificação, estrutura directiva e um projecto desportivo bem definido partem sempre em vantagem. O passado assim nos tem demonstrado: para colher frutos nesta Liga, isto é, a subida de divisão, as equipas que melhor planearem a época e com maior capacidade de trabalho durante a pré-época conseguem quase sempre a subida de divisão. Temos dois casos claros nos últimos anos: Belenenses e Portimonense conseguiram destacar-se desde o inicio do campeonato, o que levou, em ambos os casos, a duas subidas tranquilas, porquê?

Portimonense preparou a sua época bem cedo o que levou a uma forte e regular primeira volta Fonte: Portimonense SC
Portimonense preparou a sua época bem cedo o que levou a uma forte e regular primeira volta
Fonte: Portimonense SC

Porque ao contrário do que acontece com a grande maioria das equipas desta Liga, que vão definindo o objectivo da época conforme a mesma for avançando, estas duas equipas assumiram-se bem cedo como fortes candidatos à subida e, aliada a uma boa capacidade negocial, conseguiram formar os seus plantéis bem cedo, o que permitiu que os seus treinadores trabalhassem o modelo de jogo na pré-época e o jogo colectivo, porque, apesar de tudo, é esse o objectivo primário da pré-época, mas que não acontece na maioria das equipas da Segunda Liga, seja por questões financeiras ou por falta de planeamento/objectivo bem definido.

É caso para perguntar, profissional? Nem tanto.

Foto de Capa: Ledman

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.

Nais Djouahra foi campeão na Croácia e é reforço do Arouca até 2027

O Arouca oficializou um reforço de peso para o ataque. Nais Djouahra chega a Portugal depois de ser campeão da Croácia pelo Rijeka.

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

PUB

Mais Artigos Populares

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.