Quando não se consegue largar o futebol

Sem dúvida que podemos dizer que ainda assim não é um claro domínio, por comparação com aquilo que acontecia nos anos 60, claro que não é. Hoje os treinadores que foram ex-jogadores coabitam muito facilmente com os treinadores estudiosos, o futebol evoluiu nesse sentido de começar a dar espaço mais pelo mérito do que pela experiência que alguém tenha tido anteriormente como jogador de futebol. Presentemente ainda temos no futebol português nomes como Nuno Manta Santos, José Peseiro, Miguel Cardoso e Rui Vitória que pouca ou nenhuma experiência como jogadores tiveram e destacaram-se pelo estudo teórico que fizeram do treino e da tática.

Sérgio Conceição é um reflexo da “nova” aposta em ex-jogadores para o lugar de treinadores
Fonte: FC Porto

Os ex-jogadores que viram com perigo a tendência que existiu nos anos 90 decidiram também eles começar a apostar, após o termino das suas carreiras, em dedicarem-se ao estudo teórico do futebol. Hoje em dia, com as formações de treinadores proporcionadas pela Federação e pela UEFA, já não se sente tanto esta diferença de quem andou na faculdade a tirar uma licenciatura e de quem simplesmente aprendeu tudo o que sabe através da experiência enquanto jogador.

Ainda assim diria que os ex-jogadores poderão fazer-se valer de um aspeto essencial em relação aos treinadores que não foram jogadores, que é o facto de saberem de perto como funciona um balneário por terem vivido essa experiência. Sérgio Conceição é um perfeito exemplo disso, o principal argumento que se usou na altura da sua contratação para o lugar de treinador foi o facto de ser um treinador que traria de volta o espírito do balneário do FC Porto nos seus períodos áureos.

Há certas coisas que por muito estudo que tenhamos só tendo a experiência de campo, um contacto com a realidade, é que poderemos melhor saber lidar com isso, e os ex-jogadores vencem nesse aspeto, conseguem de certa forma responder e lidar melhor aos problemas dos seus jogadores, por também eles terem passado por lá.

Vemos por isso um certo equilíbrio no futebol português, entre treinadores “académicos” e treinadores ex-jogadores, que como foi aqui demonstrado foi sofrendo oscilações ao longo da história do futebol mundial. A grande maioria dos treinadores profissionais nunca deixaram de ser ex-jogadores, mas houve sem dúvida períodos da história em que se dava uma preferência a quem tinha um curso académico na área do Desporto. Felizmente os ex-jogadores souberam adaptar-se às novas exigências do futebol, quebrando também com a ideia de que é preciso um curso académico para se ter sucesso no futebol atual.

Foto de Capa: CF Os Belenenses

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto continua sem inscrever Iván Jaime na Liga

Iván Jaime está na porta de saída do FC Porto. Médio espanhol continua sem ser inscrito pelos dragões na Liga Portugal.

Newcastle “esquece” Samu e Pavlidis e abre negociações com avançado do PSG

O Newcastle procura um novo avançado. Emblema da Premier League avança para a contratação de Randal Kolo Muani ao PSG.

Benfica ainda não respondeu à oferta do Fenerbahçe por Akturkoglu: O ponto de situação

Kerem Akturkoglu está a ser associado a uma mudança para o Fenerbahçe. Benfica ainda não respondeu à oferta dos turcos.

Al Nassr de Jorge Jesus faz oferta salarial a Coman e Bayern Munique define preço: Eis todos os milhões em cima da mesa

O Al Nassr está interessado em contratar Kingsley Coman ao Bayern Munique. Há novidades sobre a possível mudança.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo: Rita Fontemanha sucede a Ana Borges e é a nova capitã do Sporting

Rita Fontemanha é a nova capitã do Sporting. A defesa-central portuguesa assume o posto que era de Ana Borges.

FC Porto treina pela primeira vez desde a morte de Jorge Costa e só há uma ausência

O FC Porto realizou esta sexta-feira o primeiro treino desde a morte de Jorge Costa. Francisco Moura é a única ausência.

“Here We Go” de Fabrizio Romano: PSG fecha defesa por 68 milhões de euros

O PSG fecha a contratação de Illya Zabarnyj ao Bournemouth. Franceses acordam pacote de 68 milhões de euros pelo defesa-central.