Quem te viu e quem te vê

Habituados a fazer a cabeça em água aos três grandes e a fazer do Estádio da Madeira uma fortaleza, os alvinegros passaram a ser o “saco de pancada” favorito das equipas da Primeira Liga no espaço de três temporadas.

Outrora um crónico candidato à Europa, o clube liderado por Rui Alves está perto de voltar a cair à Segunda Liga, apresentando uma defesa frágil e um ataque pouco criativo que nem o mercado de inverno conseguiu resolver.

Desde a viragem do milénio, o CD Nacional conseguiu a subida à Primeira Liga em 2001/02 e, desde então, passou 15 temporadas ininterruptas no topo do futebol português, onde conseguiu cinco qualificações europeias e, apesar de nunca ter passado a fase de grupos, conseguiu campanhas de qualidades, conseguiu a proeza de eliminar os russos do Zenit, vencedores da Liga Europa em 2007/08, na qualificação para a fase de grupos da segunda competição da UEFA em 2009/10.

Sob o comando de treinadores como Casemiro Mior, Ivo Vieira, Jokanovic ou Manuel Machado – os dois últimos, os claros favoritos do presidente Rui Alves – os madeirenses atingiram o estrelato e solidificaram-se como uma equipa que luta pela Europa, mas em 2016/17 o desastre bateu à porta do CD Nacional, com a descida à Segunda Liga e uma das piores campanhas de sempre dos alvinegros na Primeira Liga.

A segunda temporada no CD Nacional não está a correr bem a Costinha, que se habilita a voltar a cair para a Segunda Liga
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Apesar da desastrosa descida, os madeirenses apresentaram-se na temporada 2018/19 como campeões da Segunda Liga, conseguindo rapidamente o regresso ao principal escalão do futebol português e antecipando-se uma estadia tranquila do CD Nacional na Primeira Liga, acreditando-se que a descida em 2016/17 teria sido um percalço numa equipa habituada a outros vôos.

Apesar do início de campeonato difícil, os alvinegros terminaram a primeira volta num confortável 11.º lugar com 19 pontos, a seis da linha de água, mas a segunda volta traria uma sequência terrível de resultados, com apenas oito pontos conquistado em 14 jornadas, que nem o talento de Rosic, Rashidov, Filipe Ferreira e Avto – contratações de inverno – conseguiram evitar.

Outrora uma equipa sólida, o CD Nacional 2018/19 revela exatamente as mesmas fragilidades que levaram os madeirenses a cair para a Segunda Liga em 2017, com uma defesa de papel e um ataque que não consegue dar vazão à quantidade de água que a linha defensiva mete. Neste momento, os alvinegros são a pior defesa da Primeira Liga com 64 golos sofridos, mais seis que em toda a temporada 2016/17, enquanto o ataque produziu 31 golos, mais nove que na época de descida.

O futuro dos comandados de Costinha parece ser mesmo a Segunda Liga e com incertezas acerca da continuidade de Rui Alves à frente do CD Nacional, o futuro dos madeirenses parece ser negro. Será este o próximo histórico a entrar em queda livre?

 

Foto de Capa: CD Nacional

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruma já foi operado e tem regresso marcado para 2026

Bruma foi operado com sucesso à lesão grave que sofreu. O internacional português vai regressar aos relvados em 2026.

Gonçalo Guedes vai regressar à La Liga e já tem clube praticamente confirmado

Gonçalo Guedes está muito perto de regressar à La Liga. O avançado prepara-se para assinar com a Real Sociedad.

Tour de France #3: O que há neles é sobretudo cansaço

Consta que Fernando Pessoa não estaria a competir na terceira semana do Tour de France 2025 quando escreveu o icónico poema “O que há em mim é sobretudo cansaço”.

Benfica estava a marcar os exames médicos de João Félix quando descobriu que o internacional português ia para o Al Nassr

O Benfica já se encontrava a marcar os exames médicos de João Félix, mas o avançado preferiu a oferta do Al Nassr.

PUB

Mais Artigos Populares

Como joga Luis Suárez, o novo avançado do Sporting: «Tem características diferentes de Gyokeres»

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. O avançado chega do Almería para render Viktor Gyokeres.

Eis todos os detalhes da contratação de Luis Suárez pelo Sporting

Luis Suárez foi oficializado como novo jogador do Sporting. Leões divulgaram todos os detalhes do negócio.

Substituto de Georgios Vagiannidis no Panathinaikos vai ser português: Aurélio Buta é o eleito de Rui Vitória

O Panathinaikos quer Aurélio Buta para substituir Georgios Vagiannidis. O lateral-direito português de 28 anos está ao serviço do Eintracht Frankfurt.