Renovado e com ambições reforçadas, o Sporting de Braga entrou nesta nova época procurando construir as bases para o grande objecivo do presidente António Salvador, sagrar-se campeão nacional numa das próximas épocas. Para tal o plantel sofreu grandes alterações, com aposta em alguns jovens jogadores que haviam dado nas vistas nas épocas anteriores, e alguns jogadores provenientes dos 3 grandes que estavam sem espaço de competição nos respectivos clubes.
A aposta em Abel Ferreira como treinador também foi na senda de procurar alguém com ambição de mostrar o seu trabalho e construir uma carreira ao mais alto nível, alguém com potencial de crescimento pessoal e com vontade de projectar a equipa para outros níveis.
Relativamente ao plantel, nesta época, comparativamente às anteriores, nota-se um maior equilíbrio entre as várias opções para cada posição. O treinador tem conseguido gerir bem a equipa, e fazer com que esta mantenha o rendimento seja quais forem os elementos em campo. Isso deve-se a um aumento de quantidade com qualidade. Por exemplo, nas faixas do ataque minhoto verificamos que já vários jogadores tiveram oportunidade de jogar e se mostrar a grande nível. João Carlos Teixeira, emprestado pelo Futebol Clube do Porto, foi uma das primeiras figuras a destacar-se pelos braguistas, contribuindo para o crescimento da equipa após a entrada na presente época. Já com bastantes jogos realizados como titular, o fantasista médio que pode jogar também pela ala, já deslumbrou a plateia do Braga com a sua excelente capacidade técnica.
Fonte: SC Braga
Outro dos grandes destaques foi o jovem da cantera, Xadas, que no seguimento do que já tinha demonstrado pelas seleções jovens de Portugal iniciou a época em grande forma, encantando com a qualidade do seu pé esquerdo. Capacidade de rotura, técnica, e um remate bastante forte, são os principais atributos deste jovem. Fábio Martins (ex Chaves) e Ricardo Esgaio (ex Sporting) têm sido outras figuras importantes na referida posição.