Segunda Liga: Arranque equilibrado

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalArrancou no passado fim-de-semana a Segunda Liga, e arrancou, podemos dizer, bem ao jeito daquilo a que já nos habituou, muito equilíbrio entre equipas e nos resultados, havendo, ainda assim, algumas surpresas em alguns jogos.

Estamos numa fase bastante prematura daquela que será uma longa época e uma longa batalha pela subida á Primeira Liga e pela sobrevivência nos escalões profissionais, mas já é possível retirar algumas ilações do ponto de situação, neste momento, na grande maioria das equipas da Segunda Liga.

A grande surpresa da jornada vai para a derrota do Arouca em Famalicão por 2-0. É apenas a primeira jornada é certo, mas o Arouca arrancou muito mal esta época. Depois de manter um núcleo interessante de jogadores da época passada e ainda ter reforçado algumas posições com jogadores de qualidade individual excepcional para a realidade da Segunda Liga exige-se bem mais do Arouca, que para além da derrota juntou uma má exibição. A fasquia está tão elevada que após este resultado Jorge Costa dispensou imediatamente 4 jogadores (Sancidino, Jubal, Bruno Lopes e Kuca) e ainda se prevêem mexidas no onze base antes do fecho do mercado. Jorge Costa está a ter claramente problemas para motivar alguns dos seus jogadores para jogarem na Segunda Liga e estas dispensas são prova disso mesmo. É o reverso da moeda que por vezes se obtêm ao conseguir manter jogadores que transitam de uma época da Primeira Liga para a Segunda Liga.

O Real SC foi a equipa sensação desta primeira jornada Fonte: Facebook Real SC
O Real SC foi a equipa sensação desta primeira jornada
Fonte: Real SC

Outras equipas revelaram-se como boas surpresas nesta primeira jornada. Para além do já referido Famalicão, que venceu para mim aquele que é o super-candidato à subida, Arouca, o Real SC obviamente que tem que ser mencionado. Com uma goleada por 4-1 ao Leixões, uma entrada em grande por parte do Real SC na Segunda Liga e nos escalões profissionais (sua primeira aparição). Uma estreia em grande teve também Carlos Vinícius, o jogador do Real SC que marcou o primeiro hat-trick da Segunda Liga nesta época e promete ser mais um dos jogadores a revelarem-se ao futebol português através da Segunda Liga, depois de jogadores como Keaton Parks (ex-Varzim, actualmente no Benfica) e Paulinho (ex-Gil Vicente, actualmente no Braga) na época transacta.

Falando de recém-promovidos, tenho também que falar do UD Oliveirense que regressou esta época à Segunda Liga e logo com uma vitória por 2-1 frente ao Benfica “B”, ainda que uma vitória algo polémica, com um penalty aos 90 minutos. O Oliveirense, tal como o Real, arrancou com o pé direito deixando boas indicações sobre a competitividade da Segunda Liga. As duas equipas promovidas ganharem na primeira jornada da Segunda Liga era algo que não acontecia há 10 anos, quando Fátima e Freamunde, recém-promovidos então, venceram as suas primeiras jornadas. É sempre bom sinal quando acontecem entradas assim, pois a transição do Campeonato Nacional de Seniores para a Segunda Liga não é um processo fácil e por vezes requer algum tempo para as equipas se estabilizarem, em alguns casos tarde de mais (ex: Fafe na passada época).

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grécia empata na Hungria com Vangelis Pavlidis e Georgios Vagiannidis no onze titular

Esta terça-feira, Grécia e Hungria empataram a zeros. O avançado Benfica, Vangelis Pavlidis, e o defesa-lateral do Sporting, Georgios Vagiannidis foram titulares.

Sub-21: Roger Fernandes abre o marcador no Portugal x Escócia

Roger Fernandes marcou o primeiro golo de Portugal Sub-21 frente à Escócia. Jogo é referente à qualificação para o Euro 2027.

Daniel Banjaqui estreia-se a marcar pela Seleção Nacional Sub-21

Daniel Banjaqui estreou-se a marcar pela Seleção Sub-21. Portugal está a enfrentar a Escócia em jogo de qualificação para o Euro.

Rui Borges e a experiência no comando do Sporting: «No início, foi uma dificuldade enorme»

No último dia do Fórum ANTF, Rui Borges refletiu sobre a sua evolução como treinador e a as dificuldades na chegada ao comando técnico do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Geovany Quenda e o regresso aos treinos do Sporting: «Mentalmente sempre estive a 100 por cento»

Esta terça-feira, Geovany Quenda regressou aos treinos do Sporting, depois de falhar os últimos quatro meses por lesão.

Sérvia derrota a Arábia Saudita, Noruega e Suíça empatam a zeros e Eslovénia vence Montenegro: Eis os resultados da tarde

A Sérvia recebeu e bateu a Arábia Saudita por 2-1, Noruega e Suíça não foram além do empate a zero e a Eslovénia venceu Montenegro por 3-2.

Sub-17: Portugal perde com a Islândia na última jornada da Ronda de Elite

Portugal perdeu com a Islândia por 2-1 na última jornada da Ronda de Elite. Gustavo Guerra marcou o único golo da Seleção Nacional de Sub-17.