📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sim, ele passou por lá: Yakubu no Gil Vicente FC

- Advertisement -

A viragem do século foi pródiga em jogadores africanos a brilhar no futebol europeu: Samuel Eto’o, Obafemi Martins, Michael Essien e um tal Yakubu, que somou golos atrás de golos no futebol inglês. No entanto, a carreira do antigo internacional nigeriano também fica marcada por uma passagem-relâmpago por Barcelos, onde vestiu a camisola do Gil Vicente FC durante… Um mês.

Recuemos até agosto de 1999. Aos gilistas chegavam dois nigerianos para treinar à experiência com os então comandados de Álvaro Magalhães: o defesa Harry e o avançado Yakubu, de apenas 17 anos, mas os problemas começaram logo à partida. Depois de um mês de negociações e do clube investir 40 mil contos (perto de 300 mil euros) nas duas contratações, os jogadores recusaram-se a cumprir os exames médicos, supostamente por estarem a ser pressionados por empresários para aceitarem propostas maiores de outros emblemas.

Um telefonema do guarda-redes Peter Rufai, que nessa época também reforçou o Gil Vicente, acabou por resolver a situação e Yakubu e o compatriota acabaram por integrar o grupo de trabalho, com o avançado nigeriano a mostrar a veia goleadora na pré-temporada: dois golos num jogo particular, que deixavam visível as qualidades do jovem jogador.

No entanto, no último dia de agosto, o presidente gilista João Magalhães não quis esperar mais pelos certificados internacionais dos jogadores e dispensou os dois nigerianos, dizendo-se «lesado» por não ter Yakubu disponível para o segundo jogo da época, frente ao CF “Os Belenenses”.

Já Cátio Baldé, representante do empresário da dupla africana, garantia que os certificados chegavam no dia seguinte e que, entre as várias propostas pelos jogadores, o Gil Vicente tinha sido escolhido pelas «boas relações» com Álvaro Magalhães, mas nada havia a fazer: chegava ao fim a (curta) passagem de Yakubu pelos gilistas.

O resto é história: o avançado nigeriano rumou para Israel, chegou a Inglaterra em 2002/2003 e marcou golos atrás de golos no Portsmouth FC, Middlesbrough FC e Everton FC, além de fazer carreira pela seleção da Nigéria, com 21 golos em 57 internacionalizações.

Para trás, fica só a imaginação do que poderia ter sido a passagem de Yakubu pelo futebol português, se a passagem pelo Gil Vicente não fosse tão efémera.

 

 

João Reis Alves
João Reis Alveshttp://www.bolanarede.pt
Flaviense de gema e apaixonado pelo Desportivo de Chaves - porque tem de se apoiar o clube da terra - o João é licenciado em Comunicação e Jornalismo na Universidade Lusófona e procura entrar na imprensa desportiva nacional para fazer o que todos deviam fazer: jornalismo sério, sem rodeios nem complôs, para os adeptos do futebol desfrutarem do melhor do desporto-rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Zaidu convocado pela Nigéria para ir à CAN

Zaidu está presente na convocatória da Nigéria para a CAN. FC Porto quer manter lateral até ao jogo da Taça de Portugal.

Rui Costa e os «12 anos maravilhosos» em Itália: «Fui muito feliz»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre a passagem em Itália enquanto jogador durante a emissão da Benfica FM.

Rui Costa: «O Eros Ramazzotti é da Juventus. Disse-lhe que já lá fui ganhar 2 vezes como presidente. Desejou felicidade à rádio e à...

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre vários temas quando esteve em direto na emissão da Benfica FM.

Barcelona vai estudar dossier com atenção a partir de janeiro

O Barcelona conta com Marcus Rashford emprestado pelo Manchester United, sendo que tem em suas mãos uma cláusula de compra de 35 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid prepara mudanças no seu plantel e observa defesa central do Rennes

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Jérémy Jacquet, defesa central que pertence aos quadros do Rennes.

Vitória SC x Benfica: Presidente do Vitória SC castigado com suspensão de 75 dias e multa

Suspensão de 75 dias e multa de 8568 euros para António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, após jogo com o Benfica.

Há clube interessado em contratar Paulo Dybala: «Esperamos poder fazer o esforço necessário»

O Boca Juniors está interessado em contratar Paulo Dybala. Marcelo Delgado, dirigente do clube, fala sobre a situação do jogador.