Sim, ele passou por lá: Yakubu no Gil Vicente FC

- Advertisement -

A viragem do século foi pródiga em jogadores africanos a brilhar no futebol europeu: Samuel Eto’o, Obafemi Martins, Michael Essien e um tal Yakubu, que somou golos atrás de golos no futebol inglês. No entanto, a carreira do antigo internacional nigeriano também fica marcada por uma passagem-relâmpago por Barcelos, onde vestiu a camisola do Gil Vicente FC durante… Um mês.

Recuemos até agosto de 1999. Aos gilistas chegavam dois nigerianos para treinar à experiência com os então comandados de Álvaro Magalhães: o defesa Harry e o avançado Yakubu, de apenas 17 anos, mas os problemas começaram logo à partida. Depois de um mês de negociações e do clube investir 40 mil contos (perto de 300 mil euros) nas duas contratações, os jogadores recusaram-se a cumprir os exames médicos, supostamente por estarem a ser pressionados por empresários para aceitarem propostas maiores de outros emblemas.

Um telefonema do guarda-redes Peter Rufai, que nessa época também reforçou o Gil Vicente, acabou por resolver a situação e Yakubu e o compatriota acabaram por integrar o grupo de trabalho, com o avançado nigeriano a mostrar a veia goleadora na pré-temporada: dois golos num jogo particular, que deixavam visível as qualidades do jovem jogador.

No entanto, no último dia de agosto, o presidente gilista João Magalhães não quis esperar mais pelos certificados internacionais dos jogadores e dispensou os dois nigerianos, dizendo-se «lesado» por não ter Yakubu disponível para o segundo jogo da época, frente ao CF “Os Belenenses”.

Já Cátio Baldé, representante do empresário da dupla africana, garantia que os certificados chegavam no dia seguinte e que, entre as várias propostas pelos jogadores, o Gil Vicente tinha sido escolhido pelas «boas relações» com Álvaro Magalhães, mas nada havia a fazer: chegava ao fim a (curta) passagem de Yakubu pelos gilistas.

O resto é história: o avançado nigeriano rumou para Israel, chegou a Inglaterra em 2002/2003 e marcou golos atrás de golos no Portsmouth FC, Middlesbrough FC e Everton FC, além de fazer carreira pela seleção da Nigéria, com 21 golos em 57 internacionalizações.

Para trás, fica só a imaginação do que poderia ter sido a passagem de Yakubu pelo futebol português, se a passagem pelo Gil Vicente não fosse tão efémera.

 

 

João Reis Alves
João Reis Alveshttp://www.bolanarede.pt
Flaviense de gema e apaixonado pelo Desportivo de Chaves - porque tem de se apoiar o clube da terra - o João é licenciado em Comunicação e Jornalismo na Universidade Lusófona e procura entrar na imprensa desportiva nacional para fazer o que todos deviam fazer: jornalismo sério, sem rodeios nem complôs, para os adeptos do futebol desfrutarem do melhor do desporto-rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica castigado pela UEFA após jogo frente ao Real Madrid

A UEFA castigou o Benfica com o encerramento parcial de 500 lugares nos setores 10 e 11 do Estádio da Luz. Pena suspensa de um ano.

Benfica e Atlético Madrid na corrida por jogador do Corinthians

O Benfica e o Atlético Madrid estão interessados em André, médio de 19 anos do Corinthians. A informação é avançada pelo jornalista Matteo Moretto.

Dinamarca celebra regresso de Alexander Bah após longa ausência

Através das redes sociais, a federação dinamarquesa assinalou a chamada de Alexander Bah com um vídeo e uma mensagem especial: «É bom ter-te de volta!».

Sub-19: Portugal vence Polónia no arranque da Ronda de Elite

A Seleção Nacional de Sub-19 venceu a Polónia por 1-0 no arranque da Ronda de Elite. Rodrigo Rodrigues marcou o único golo.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Moreira na Seleção Nacional Sub-21: «Estamos preparados para fazer um bom jogo e dar tudo para ganhar»

Gonçalo Moreira fez a antevisão ao jogo da Seleção Nacional Sub-21 contra o Azerbaijão. Lê as principais declarações.

Reinaldo Teixeira justifica nova data do Sporting x Tondela e responde às queixas do FC Porto: «A Liga é imparcial»

Reinaldo Teixeira justificou o adiamento do Sporting x Tondela com os regulamentos e o sucesso europeu dos leões. Em resposta às queixas do FC Porto, o presidente da liga garantiu a total imparcialidade da instituição.

Cristianinho treina no Real Madrid e poderá assim deixar o Al Nassr

Cristianinho já treina nas instalações do Real Madrid e poderá assim deixar o Al Nassr em definitivo.