Sonhar com a Europa mas de pés bem assentes no chão

Cabeçalho Futebol Nacional

É este o segredo do FC Arouca para o que falta do campeonato. A sete jornadas do fim, a manutenção está praticamente garantida e, mais do que isso, o clube do concelho nortenho está num dos lugares de acesso às competições europeias; se a Liga NOS terminasse hoje, o Arouca estaria qualificado para a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa.

Naquela que é apenas a sua terceira época no principal escalão do futebol português – o clube só se estreou na primeira liga em 2013/2014 – o Arouca ocupa, à 27.ª jornada, a quinta posição do campeonato, com 41 pontos. Significa isto que, aconteça o que acontecer até Maio, a equipa orientada por Lito Vidigal já bateu o seu recorde de pontos na primeira liga: há duas épocas atrás, tinha feito apenas 31 (12.º lugar), um registo, ainda assim, melhor que o de 2014/2015, onde conseguiu somente 28 pontos (16.º lugar, logo acima da linha de água).

E nem mesmo a pesada derrota em Alvalade na última jornada – os “leões” bateram o Arouca por expressivos 5-1 – mancha a brilhante campanha que este clube está a fazer no nosso campeonato. Aliás, o Sporting é mesmo o único dos chamados “três grandes” que não perdeu qualquer ponto com a turma arouquense esta época. Relembro que, logo na segunda jornada do campeonato, o Arouca recebeu e venceu o Benfica, no Municipal de Aveiro, por uma bola a zero; e, em Fevereiro passado, a turma de Lito Vidigal foi ao Estádio do Dragão derrotar o FC Porto de José Peseiro por 2-1.

O Arouca está a realizar a sua melhor época de sempre no principal escalão do futebol português Fonte: FC Arouca
O Arouca está a realizar a sua melhor época de sempre no principal escalão do futebol português
Fonte: FC Arouca

Mas este Arouca não se fica por aqui. Antes da já mencionada derrota em Alvalade, os arouquenses estiveram quase dois meses sem perder para o campeonato. Entre a derrota na Luz (3-1), em jogo a contar para a 19.ª jornada, e a goleada sofrida aos pés do Sporting, oito jogos depois, a equipa registou cinco vitórias e dois empates, numa incrível série de resultados que permitiu dar vida ao sonho europeu do Arouca.

Ainda é muito cedo para se poder falar num Arouca europeu, mas o sonho começa a ganhar forma. A equipa de Lito Vidigal está a fazer um campeonato formidável, muito acima das expectativas, e, por isso, tem pelo menos o direito de acreditar que pode fazer história. Nestas últimas sete jornadas, o Arouca vai defrontar adversários directos na luta por um lugar de acesso às competições europeias, nomeadamente Rio Ave, Marítimo, Nacional, Estoril e Vitória de Guimarães, em partidas que se podem revelar decisivas.

Prevê-se, portanto, uma recta final de campeonato muito interessante no que diz respeito à luta pelo último lugar de acesso à Europa, já que uma das vagas parece estar já garantida pelo SC Braga, que ocupa confortavelmente o quarto lugar da Liga NOS. O Arouca só depende de si mesmo para lá chegar, mas sabe que não será nada fácil ficar à frente de equipas com outra experiência, inclusive a nível europeu, que jogam no campeonato português. Uma coisa, porém, é certa: os adeptos do Arouca nunca poderão ficar desiludidos com a época da sua equipa, a melhor de sempre na primeira liga portuguesa. Mesmo ficando de fora da Liga Europa, este clube do norte do país já fez mais do que o suficiente para ser considerado a equipa sensação da Liga NOS 2015/2016.

Foto de Capa: FC Arouca

Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Tristão Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo tem um gosto tremendo pela escrita e pela atualidade desportiva. Deixa para a lenda do futebol britânico Bill Shankly a árdua tarefa de descrever a paixão que nutre pelo desporto rei: “Algumas pessoas acreditam que o futebol é uma questão de vida ou de morte. Estou muito desiludido com essa atitude. Garanto que é muito, muito mais do que isso”.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.