Taça de Portugal: Quando os pequenos tombam os gigantes

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalApelidada de “prova rainha” do futebol português, a Taça de Portugal é certamente a rainha das surpresas. A competição que leva os grandes do nosso futebol a zonas geográficas onde habitualmente não existe futebol de primeira, é a competição onde os pequenos podem sonhar fazer frente aos grandes, e ganharem assim o rótulo de “tomba gigantes”. Diversos casos aconteceram ao longo da história onde os 3 grandes do nosso futebol foram vítimas destas surpresas, acabando por ser afastados da competição por clubes de escalões inferiores.

Não foi o caso da 3ª eliminatória da edição desta época, na qual os 3 grandes cumpriram o seu objetivo e carimbaram o acesso à fase seguinte. No entanto, foram diversos os clubes da primeira liga a serem afastados por equipas dos escalões inferiores. O Tondela foi eliminado pelo Leixões, clube que já disputou outrora finais desta competição (chegando a vence-la por uma ocasião) e que tem uma longa história de primeira liga, mas neste momento encontra-se a disputar a segunda liga. Nesta partida as diferenças foram anuladas e o clube matosinhense acabou por vencer por 3-2 após prolongamento e manter vivo o sonho de voltar a chegar longe nesta Taça.

A Briosa venceu no seu terreno o FC Paços de Ferreira Fonte: Académica de Coimbra OAF
A Briosa venceu no seu terreno o FC Paços de Ferreira
Fonte: Académica OAF

Num escalão abaixo do Leixões encontramos o Farense, histórico clube Algarvio que causou uma das outras grandes surpresas desta ronda. Os leões de Faro receberam o Estoril e conseguiram uma vitória por 1-0, afastando assim prematuramente os canarinhos da Taça de Portugal. O Farense luta neste momento por voltar aos grandes palcos do nosso futebol após a grave crise que enfrentou, e conseguiu desta feita voltar a mostrar-se em grande plano.

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andrei Arshavin surpreende com declaração sobre Álvaro Arbeloa: «Espero que ele não se saia bem»

Andrei Arshavin fez um balanço da época do Real Madrid e avaliou o despedimento de Xabi Alonso e a contratação de Álvaro Arbeloa para a equipa merengue.

Frederico Varandas ilibado pelo Tribunal da Relação do Porto após chamar ‘Bandido’ a Pinto da Costa

O Presidente do Sporting, Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação do Porto, esta quarta-feira, relativamente ao caso de insultos a Pinto da Costa.

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

Tomás Araújo com um olho no Mundial antes do encontro com o Real Madrid: «Qualquer jogador que esteja a jogar no Benfica pensa no Mundial»

Na antevisão ao Benfica x Real Madrid, Tomás Araújo mostrou confiança para o jogo da Champions League e falou no objetivo de estar no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.

Igor Júlio regressa ao Brighton e finaliza empréstimo ao West Ham de Nuno Espírito Santo

Igor Júlio está de regresso ao Brighton. O defesa central brasileiro não vinha ser utilizado pelo português Nuno Espirito Santo nos hammers que optaram por terminar o empréstimo.