Publicidade

Trabalho ou individualidade?

Tiago Serrano · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Rio Ave FC é um clube em crescendo no futebol português nesta década. Depois de duas décadas em que era um crónico candidato à manutenção, nos últimos anos tem-se afirmado como um clube da primeira metade da tabela que almeja os lugares de acesso às competições europeias.

Mais do que o estatuto, o clube vila-condense tem afirmado uma identidade, que se tem mostrado desde os tempos de Luís Castro, afirmando-se como um dos clubes que melhor trata a bola no nosso campeonato.

Talvez por isso, a escolha do presidente do Rio Ave em José Gomes foi deveras surpreendente. O currículo do antigo adjunto de Jesualdo Ferreira está longe de ser o mais apetecível e a verdade é que esta aposta torceu o nariz a muita gente.

O clube contou com alguns reforços interessantes neste último defeso, tais como o jovem central Borevkovic, Afonso Figueiredo, o médio João Schmidt, ou os avançados Bruno Moreira, Wanderson Galeno e Carlos Vinícius. Apesar disso, alguns maus resultados na pré-temporada e a eliminação da Liga Europa pelo modesto Jagiellonia mostrou que a aposta em José Gomes tinha tudo para ser um grande erro de casting.

Wanderson Galeno tem sido a principal figura dos vilacondenses
Fonte: Rio Ave FC

No entanto, a equipa vila-condense não se foi abaixo e tem tido um arranque de campeonato à imagem das últimas épocas, com três vitórias, um empate e uma derrota, ocupando actualmente a quarta posição. A questão que aqui se coloca é se este bom arranque se deve principalmente ao dedo do treinador, ou às individualidades.

Um pormenor que eu acho muito interessante nesta equipa, é que dos 16 golos que o Rio Ave já marcou nesta época em jogos oficiais, apenas um deles não foi marcado por um avançado, sendo que seria marcado na cobrança de uma grande penalidade por parte de João Schmidt.

Toda esta situação dá a entender que a equipa vila-condense tem sido literalmente carregada às costas pela qualidade individual dos seus avançados, principalmente pelos golos e capacidade de desequilíbrio de Galeno e Gelson Dala. Mas no final de contas, a época ainda está no seu começo e ainda é cedo para tirar ilações.

Seja como for, a seu tempo, a resposta à questão que aqui coloquei será dada. E a verdade, é que caso se confirme aquilo que eu penso, é provável que José Gomes não complete a época.

Foto de Capa: Rio Ave FC

Tiago Serrano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.