Tribuna VIP: Vitória SC a construir o futuro

Os tempos não são fáceis na cidade berço, mas se existe clube e massa associativa com capacidade para reverter a situação é o Vitoria SC e os seus adeptos.

O clube atravessa um período complicado, em termos financeiros, e toda a restruturação, colocada em marcha por esta direção, tem como base criar condições para que o futuro seja estável financeiramente. Algumas decisões não foram fáceis de tomar como, por exemplo, terminar com a equipa de sub-23, mas parece-me uma decisão perfeitamente justificada, até porque, existe uma equipa B para dar continuidade ao crescimento dos atletas saídos da formação.

Vitória SC jogadores
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Apostar na formação é uma das soluções para sair do “aperto financeiro” e isso tem sido feito com critério, até porque a qualidade desses jovens é inegável. Alguns deles são já peças fundamentais no onze do Vitória e outros foram transferidos por valores avultados, fundamentais para o clube, como foram os casos de André Amaro e Ibrahima Bamba.

O mercado de aquisições do Vitória foi ele também muito criterioso, quer desportivamente, quer financeiramente. Chegaram ao clube, até ao momento, sete jogadores sendo que quatro deles a custo zero (Tomás Ribeiro, Nuno Santos, Charles Siva e João Mendes) e, todos eles, com valor para acrescentar qualidade e profundidade ao plantel. Os outros três jogadores (Butzke, Mangas e Telmo Arcanjo) foram adquiridos por valores relativamente residuais e, por exemplo, Mangas será, não tenho duvidas, uma tremenda mais-valia.

A eliminação precoce das competições europeias e, consequentemente, saída de Moreno são um duro revés para a restante época e para todo o projeto. A direção tentou segurar o treinador e até fez o convite a João Aroso para passar a ser o treinador principal, mas ambos preferiram abandonar o clube. A escolha para substituir Moreno é, no mínimo, surpreendente e recaiu no brasileiro, ex-jogador do clube, Paulo Turra. Não consigo ter uma opinião formada sobre esta escolha até porque Paulo Turra só, recentemente, deixou o cargo de treinador-adjunto e passou a desempenhar funções de treinador principal.

O trabalho tem, na minha opinião, sido bem feito e os alicerces vão sendo construídos para o Vitoria SC ser mais forte e consistente num futuro próximo. E o futebol português bem precisa de um Vitoria SC forte!

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal regressa a Londres sem acordo com o Sporting por Viktor Gyokeres

O Arsenal enviou uma delegação a Portugal para tratar das negociações por Viktor Gyokeres. Gunners ainda sem acordo com o Sporting.

FC Porto pede 80 milhões de euros aos tubarões europeus por jogador

O FC Porto não quer vender Samu Aghehowa no próximo mercado. Dragões exigem 80 milhões de euros pelo avançado.

Clube da Premier League lidera corrida por Pepê

O Nottingham Forest é o clube que está na pole position para garantir a contratação de Pepê do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto já tem data marcada para o arranque da pré-temporada

O FC Porto vai iniciar a pré-temporada no Olival, sob o comando de Francesco Farioli, na sexta-feira, dia 11 de julho.

Benfica quer suspender centralização dos direitos televisivos e pede investigação a ex-árbitros

O Benfica enviou uma carta à Liga a pedir a suspensão da centralização dos direitos televisivos e uma investigação a antigos árbitros.

Benfica paga 5 milhões de euros por Rafael Obrador e Real Madrid reserva cláusula de recompra: eis as novidades sobre o novo reforço encarnado

O Benfica vai investir cinco milhões de euros por Rafael Obrador. Águias ficam com 100% do passe do lateral, que deixa o Real Madrid.