Vitali Lystcov: muito mais do que um mero central

Cabeçalho Futebol Nacional

Foi com um disparo do meio da rua frente ao Boavista FC, que o versátil defesa russo do CD Tondela, inscreveu o seu nome na lista de goleadores da Liga NOS esta temporada, mas apesar desse tremendo golo, Vitali Lystcov não tem sido aposta constante de Petit e a sua permanência no emblema da região centro poderá estar em causa num futuro próximo. Duzentos e vinte e cinco minutos na Liga NOS e noventa na Taça de Portugal são manifestamente pouco para um jogador do nível de Lystcov, sendo que a sua parca utilização poderá eventualmente levantar algumas dúvidas sobre a forma como Petit tem gerido a sua equipa.

Natural de Voronezh, o versátil defesa de 21 anos é, e sempre foi, habitual presença nas selecções jovens da Rússia e tem estado em especial destaque nos Sub-21 russos de Nikolai Pisarev. Na partida frente ao combinado alemão a contar para o apuramento para o Campeonato Europeu da categoria no passado mês de Outubro, que a Rússia perdeu por 4-3, Lystcov foi, porventura, o melhor em campo da formação russa, apontando um golo de belo efeito de fora da área e contribuindo com um total de 27 passes, 20 deles certeiros, durante o jogo. Ao contrário daquilo que ultimamente tem acontecido no CD Tondela, onde Lystcov actua como defesa central, a sua função na formação russa é geralmente a de médio defensivo, jogando ao lado do construtor de jogo Dmitri Barinov, num esquema táctico de 4-2-3-1. Noutras partidas, em que Pisarev, condicionado por lesões ou castigos, optou por um 4-5-1 mais estático, Lystcov funcionava na mesma como médio defensivo, mas com funções ligeiramente diferentes, estabelecendo uma ponte entre a linha defensiva e o sector intermédio.

Vitali Lystcov tem-se revelado muito além de um mero defesa central Fonte: Diário de Viseu
Vitali Lystcov tem-se revelado muito além de um mero defesa central
Fonte: Diário de Viseu

Apesar de ser um defesa central de raiz e ter feito grande parte da sua formação nessa posição enquanto representava o FC Lokomotiv Moscovo, Lystcov apresenta, curiosamente, um rendimento muito mais consistente actuando na posição de médio defensivo, ou como uma espécie de “trinco”, posicionando-se em frente à dupla de centrais. O seu poder de choque somado aos respeitáveis 1,94 m de altura, fazem de Lystcov uma muralha difícil de contornar e oferecem à equipa robustez e solidez num sector vital para a construção de jogo. Para além disso, Lystcov apresenta uma assinalável qualidade de passe, algo que lhe permite auxiliar, de forma eficaz, o armador de jogo da equipa. Outro ponto forte do jovem jogador russo é a potência do seu remate. Embora não seja um goleador nato, Lystcov tem apontado golos de belo efeito a partir de  zonas bem distantes da baliza e causa alguma estranheza que esta sua capacidade não seja explorada mais vezes pelos seus treinadores, quer na formação russa, quer no CD Tondela.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Benfica já sabe quando enfrentará Feyenoord ou Fenerbahçe caso elimine Nice

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe, se eliminar o Nice. Conhecem-se agora as datas do playoff da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim recusa (para já) avançado da Juventus

O Manchester United não quis avançar nas negociações de Dusan Vlahovic. Avançado da Juventus oferecido aos Red Devils.

Más notícias: Benfica revela lesão grave de Ana Borges

Ana Borges sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerda. Benfica emite comunicado oficial.

FC Porto enviou proposta de 27 milhões de euros por defesa do Arsenal e levou nega

O FC Porto tentou contratar Jakub Kiwior por empréstimo com opção de compra. Arsenal recusou oferta dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Miguel Reisinho está sem clube e tem interessados em Espanha, Itália e Turquia

Miguel Reisinho está sem clube desde a experiência no Boavista. Médio português tem mercado em Espanha, Itália e Turquia.

CEO do Manchester United admite possibilidade de novos reforços: «Há muitas chamadas e reuniões de última hora»

Omar Berrada, CEO do Manchester United, fala sobre possibilidade de haver novos reforços para a equipa de Ruben Amorim.

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.