As contas do campeonato | Xeque-mate do Sporting na corrida para o título

- Advertisement -

Sporting e Benfica disputaram aquele que foi o jogo cabeça de cartaz da jornada 28 do campeonato. Depois do empate que deu acesso à Final da Taça de Portugal, a equipa de Rúben Amorim recebeu os rivais em Alvalade.

Os leões venceram por 2-1, aumentando a diferença pontual para quatro pontos, mas ainda com um jogo em atraso, que será disputado em Famalicão a 16 de abril. Com uma possível vitória, o Sporting poderá aumentar, ainda mais, a vantagem sobre o Benfica para os sete pontos.

Com o resultado do dérbi, os comandados de Rúben Amorim têm mão e meia no título. No entanto, os leões terão ainda deslocações historicamente complicadas: Famalicão, Porto e Estoril, recebendo ainda o Vitória SC.

Sporting x Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Já o Benfica vê o Sporting fugir na liderança do campeonato. No entanto, o objetivo principal dos encarnados passa agora por garantir o segundo lugar. Este segundo lugar pode ter qualificação direta para a próxima edição da Liga dos Campeões, isto caso o Benfica, Bayer Leverkusen, AC Milan ou Liverpool vençam a Liga Europa. Esse objetivo ficou mais perto de ser alcançado, tendo em conta que o Porto foi derrotado em casa pelo Vitória SC por 1-2, ficando com nove pontos de diferença para os atuais campeões nacionais..

As contas do campeonato estão praticamente feitas no que diz respeito ao primeiro e ao segundo lugar. No entanto, a luta pela Europa promete aquecer as coisas. Porto, Braga e Vitória SC estão separados por apenas dois pontos e será uma luta até ao fim.

FC Porto x Vitória SC
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

No que à luta pela descida diz respeito, o cenário encontra-se igualmente competitivo. O Chaves encontra-se em último lugar, parecendo ter guia de marcha para a descida de divisão. Os flavienses encontram-se a sete pontos do Portimonense, lugar que vai disputar o play-off com a equipa da segunda liga.

O Vizela, em penúltimo lugar, parece levar a mesma guia, estando a uma distância de cinco pontos da equipa de Portimão. Estes parecem ser os dois com a descida direta.

Para o lugar de disputa de play-off a luta está bastante acesa. Do Portimonense (16.º lugar) ao Casa Pia (9.º lugar) são apenas quatro os pontos que os separam. Farense, Rio Ave, Boavista, Gil Vicente, Estoril e Estrela da Amadora são as equipas no meio desta “mini competição”.

Se, por vezes, nos queixamos da (falta de) competitividade da nossa liga, este ano a emoção vai ser até ao fim. A disputa vai ser intensa, os jogos serão encarados como guerras e certamente seremos presenteados com grandes espetáculos.

Subscreve!

Artigos Populares

Joan Laporta confirma renovação de Hansi Flick e esclarece futuro de Robert Lewandowski e de Deco: «Ele merece»

Joan Laporta já deu as primeiras indicações sobre o futuro do Barcelona. Após ser eleito, confirmou a renovação de Hansi Flick e falou do futuro de Deco e de Robert Lewandowski.

Boston Celtics de Neemias Queta batem os Phoenix Suns e atingem as 45 vitórias na temporada

Numa noite em que Neemias Queta bateu o seu recorde pessoal de assistências (6), os Boston Celtics venceram os Phoenix Suns por 112-120.

Neymar reage à ausência na convocatória do Brasil: «Obviamente, fico chateado e triste de não ter sido convocado»

Neymar não foi incluído na convocatória de Carlo Ancelotti para os últimos jogos do Brasil antes do Mundial 2026. O extremo de 34 anos ficou «chateado e triste».

Grémio de Luís Castro empata no terreno da Chapecoense no Brasileirão

O Grémio empatou a um golo na deslocação ao terreno da Chapecoense. Foi o segundo empate consecutivo para a equipa de Luís Castro.

PUB

Mais Artigos Populares

Pivot do Benfica de saída para o Barcelona

O Benfica está em vias de perder Higor de Souza. O pivot brasileiro de 27 anos está a ser apontado ao Barcelona na próxima temporada.

Benfica quer renovação de Nicolás Otamendi

Nicolás Otamendi faz parte dos planos do Benfica para a próxima temporada. Os encarnados passaram a decisão da continuidade para o capitão de equipa.

Nike revela equipamentos de Brasil, EUA e Canadá para o Mundial 2026

Brasil, Canadá e EUA revelam equipamentos para o Mundial. A nova coleção destaca-se pela tecnologia de arrefecimento para enfrentar o calor extremo durante a prova.