As contas do campeonato | Xeque-mate do Sporting na corrida para o título

    Sporting e Benfica disputaram aquele que foi o jogo cabeça de cartaz da jornada 28 do campeonato. Depois do empate que deu acesso à Final da Taça de Portugal, a equipa de Rúben Amorim recebeu os rivais em Alvalade.

    Os leões venceram por 2-1, aumentando a diferença pontual para quatro pontos, mas ainda com um jogo em atraso, que será disputado em Famalicão a 16 de abril. Com uma possível vitória, o Sporting poderá aumentar, ainda mais, a vantagem sobre o Benfica para os sete pontos.

    Com o resultado do dérbi, os comandados de Rúben Amorim têm mão e meia no título. No entanto, os leões terão ainda deslocações historicamente complicadas: Famalicão, Porto e Estoril, recebendo ainda o Vitória SC.

    Sporting x Benfica
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Já o Benfica vê o Sporting fugir na liderança do campeonato. No entanto, o objetivo principal dos encarnados passa agora por garantir o segundo lugar. Este segundo lugar pode ter qualificação direta para a próxima edição da Liga dos Campeões, isto caso o Benfica, Bayer Leverkusen, AC Milan ou Liverpool vençam a Liga Europa. Esse objetivo ficou mais perto de ser alcançado, tendo em conta que o Porto foi derrotado em casa pelo Vitória SC por 1-2, ficando com nove pontos de diferença para os atuais campeões nacionais..

    As contas do campeonato estão praticamente feitas no que diz respeito ao primeiro e ao segundo lugar. No entanto, a luta pela Europa promete aquecer as coisas. Porto, Braga e Vitória SC estão separados por apenas dois pontos e será uma luta até ao fim.

    FC Porto x Vitória SC
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    No que à luta pela descida diz respeito, o cenário encontra-se igualmente competitivo. O Chaves encontra-se em último lugar, parecendo ter guia de marcha para a descida de divisão. Os flavienses encontram-se a sete pontos do Portimonense, lugar que vai disputar o play-off com a equipa da segunda liga.

    O Vizela, em penúltimo lugar, parece levar a mesma guia, estando a uma distância de cinco pontos da equipa de Portimão. Estes parecem ser os dois com a descida direta.

    Para o lugar de disputa de play-off a luta está bastante acesa. Do Portimonense (16.º lugar) ao Casa Pia (9.º lugar) são apenas quatro os pontos que os separam. Farense, Rio Ave, Boavista, Gil Vicente, Estoril e Estrela da Amadora são as equipas no meio desta “mini competição”.

    Se, por vezes, nos queixamos da (falta de) competitividade da nossa liga, este ano a emoção vai ser até ao fim. A disputa vai ser intensa, os jogos serão encarados como guerras e certamente seremos presenteados com grandes espetáculos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ukra anuncia fim da carreira como futebolista profissional

    Ukra anunciou o fim da sua carreira como futebolista...

    Thomas Tuchel: «Os árbitros têm influência»

    Thomas Tuchel já reagiu à eliminação do Bayern Munique...

    Vinícius Júnior: «Isto é o Real Madrid, nunca desistimos»

    Vinícius Júnior abordou a passagem do Real Madrid à...